Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/04/2020 às 14h22min - Atualizada em 14/04/2020 às 14h22min

ThunderCats Roar Decepciona público e crítica

Detalhes que levaram a nova animação a ser tão polêmica

Jonathan Rosa
Fonte: Cartoon Network/ Divulgação: Legião dos Heróis
ThunderCats Roar é uma série animada de televisão, produzida pela Warner Bros. Animation para Cartoon Network. A série estreou em 22 de fevereiro de 2020 e logo que foi anunciada, ainda em 2018, já causou polêmica e discussão na internet. ThunderCats Roar apresenta um estilo artístico explicitamente caricatural, com um tom cômico, e muito mais alegre do que as versões anteriores do ThunderCats. Mas agora a obra finalmente estreou e o que tinha potencial para ser inovador, se provou um verdadeiro fracasso.

A história original
ThunderCats é uma série de animação que acompanha as aventuras de um grupo de humanoides felinos sobreviventes da explosão de seu planeta natal, Thundera. Com isso eles fogem acanho do "Terceiro Mundo". No trajeto a frota é atacada pelos inimigos dos Thunderianos, os mutantes de Plun-Darr, que destruíram todas as naves da frota Thunderiana, exceto a nave-mãe, na esperança de capturar a lendária Espada Justiceira que eles acreditam estar a bordo desta. A espada possui o Olho Místico de Thundera, a fonte do poder dos ThunderCats, encrustado na empunhadura. Entre os personagens principais estão o jovem lorde dos ThunderCats, Lion-O, e os ThunderCats Cheetara, Panthro, Tygra, WilyKit, WilyKat e Snarf.

Foto: Infan TV

Foto: Infan TV

Foto: Infan TV


O curioso é que quando os ThunderCats acordam de seu estado de animação suspensa no Terceiro Mundo, Lion-O descobre que sua cápsula de suspensão não conseguiu inibir o seu envelhecimento. Fazendo com que ele seja uma criança no corpo de um homem adulto.

Ao tomar conhecimento do Olho de Thundera, o feiticeiro demoníaco mumificado, do Terceiro Mundo, chamado Mumm-Ra recruta os mutantes para ajudá-lo a adquirir o Olho de Thundera e destruir os ThunderCats, para que possa continuar exercendo seu controle maligno sobre o planeta.

A série utiliza um misto de ficção científica e fantasia em um bom conto tradicional do bem contra o mal, apresentando cada vez mais aliados e vilões no mundo dos ThunderCats. A tecnologia futurista é tão central para a série quanto a magia, mas mesmo no meio de toda esta ação, enfatizava a importância dos valores morais para resolver problemas. Cada episódio incluía normalmente uma breve trama, caracterizando os personagens se recuperando após os acontecimentos da história, além de destacar um valor pessoal, que ajudou a salvar o dia.

ThunderCats foi desenvolvida pela Rankin-Bass Productions e Lorimar Telepictures em 1983. A animação foi produzida por Pacific Animation Corporation (PAC), um estúdio japonês com origem em 1985 e que mais tarde seria adquirido pela Walt Disney Company.

Foto: Nerds on Earth

Foto: Nerds on Earth

Foto: Nerds on Earth


Já no Brasil, a série foi inicialmente transmitida entre 1986 e 1990 pela Rede Globo, que exibiu somente os primeiros 100 episódios dos 130 produzidos. Em 1995, Thundercats voltou a passar no canal, no bloco TV Colosso. Nesse período também havia começado a ser exibido pela Warner Channel e pelo Cartoon Network. Em 2001 a animação voltou a ser transmitida no Brasil, agora pelo SBT, no programa "Bom Dia & Cia", e desta vez foi exibida a série inteira. Sua última aparição no formato original foi em 2012, quando voltou a ser exibida pelo SBT, no programa Sábado Animado.

Mas apesar de ter marcado fortemente uma geração de jovem, o desenho original nasceu e morreu nos anos 80, já que tudo que foi feito derivado da obra nos anos seguintes é facilmente esquecível. Inclusive o reboot feito em anime no de 2011, que independente de ter sido boa ou ruim, não foi nada popular. E por ter tido uma audiência tão baixa, logo foi cancelado.
 
Polêmica em torno da nova versão
Em 2018 quando foi anunciado, o novo ThunderCats Roar parecia somente mais uma adaptação mais família do clássico de 85. Mas logo já surgiram milhares de críticas na internet, vindas dos fãs “old is cool” da animação. Além dos traços serem feitos em um estilo extremamente "cartunesco", o humor exagerado e pastelão também ajudou a causar revolta. Isso porque os ThunderCats sempre foram um desenho, mas voltado ao público mais maduro, com um tom mais sério e didático.

Foto: Cartoon Network/ Divulgação: Canal do Jota

Foto: Cartoon Network/ Divulgação: Canal do Jota

Foto: Cartoon Network/ Divulgação: Canal do Jota


Mas até então, tudo bem. Sempre aparecem reclamações de fãs insatisfeitos quando mexem em um clássico. É tão comum que quase ninguém dá bola. Tanato que a crítica apoia a nova adaptação.
Contudo após a estrei oficial da animação, isso mudou. Pois desta vez, assim como no filme do “Sonic” (2019), o publico tinha razão e o que estava por vir realmente decepcionou crítica e público.

E usando novamente o exemplo do “Sonic”, onde os produtores reconheceram a falha e modificaram o personagem. Aqui os produtores decidiram confrontar os consumidores e declarar uma guerra. E agora além dos fãs “old is cool” que cresceram assistindo à animação original nos anos 80 e 90, também desagradou uma parcela da nova geração.

É claro que a obra também tem apoiadores, e eles argumentavam que a animação não é voltada para os adultos de hoje, que o público-alvo é outro. Já os críticos, que são a maioria no momento, diziam que ela é um desrespeito a infância. No IMDb a nova versão dos ThunderCats está com a nota de 1,7/10.
 
Mais pastelão que o necessário
Existem inúmeros pontos negativos na animação, que o fazem ser um desenho ruim por si só, não só como um novo ThunderCats. Para começar todos os personagens, sem exceção, são uma espécie de granada de estupidez. E isso gera um completo desconforto em quem assiste.

Fonte: Cartoon Network/ Divulgação: Know Your Meme

Fonte: Cartoon Network/ Divulgação: Know Your Meme

Fonte: Cartoon Network/ Divulgação: Know Your Meme


No desenho “Bob Esponja”, por exemplo, existe um contraponto, um equilíbrio. Se por um lado o calça quadrada é uma criatura completamente caótica, pelo outro se tem o rabugento Lula Molusco, ou até mesmo a engenhosa Sendy Bochechas. Já na animação “Titio Avô” existe um Godzilla, que é amigo do protagonista, e serve como um contraponto as maluquices do Titio Avô, já que é um personagem extremamente focado nas situações.

E esse contraste ocorre inclusive nos “Jovens Titãs em Ação”, mesmo tento cinco personagem razoavelmente destrambelhados, sempre há um sexto elemento de neutralidade em tela. Já nesse novo ThunderCats é muito difícil de encontra algum equilíbrio, já que todos em cena são agentes do caos.
 
Guerra declarada
Mas o que piora disso tudo, segundo os fãs, é que esse desenho não tem a pretensão de ser uma parodia do original, e sim um reboot. Ou seja, a ideia da animação é justamente apagar a animação clássica e se assumir como nova história, no lugar da obra de 85. E o problema fica sério mesmo, no memento em os produtores da animação começaram a externas essa posição. Fazendo assim uma guerra declarada contra os fãs da obra original.

Fonte: Cartoon Network/ Divulgação: Ei Nerd

Fonte: Cartoon Network/ Divulgação: Ei Nerd

Fonte: Cartoon Network/ Divulgação: Ei Nerd


Para começar a confusão maior. Em um dos episódios os personagens de ThunderCats Roar vivem um crossover com os Jovens Titãs em ação (que também sofreram fortes críticas no início e hoje são adorados. Mas não é nem comparável a diferença de proposta), neste episódio o Lion-O original, da animação clássica, surge em tela para “passar o bastão” e carimbar a legitimidade da nova obra como os verdadeiros e únicos herdeiros da espada justiceira e do olho de thundera.

Isso foi feito para mostrar para todos que estão criticando que não existe mais a obra original, que de certa forma ela se esgotou e que o público está “errado” em reclamar. Mas isso não foi tudo, eles ainda mostram uma caverna onde estariam os supostos fracassos envolvendo ThunderCats, coisas que deveriam ser esquecidas.

Estão dentro desta caverna o Snarf do desenho original, e o próprio Lion-O do reboot de 2011. Porém ainda viria algo pior, pois lá dentro ao lado deles, no meio de coisas para “esquecer”, estava o crânio de um dos personagens favoritos do desenho clássico, o Panthro. Mas dentro da caverna todas as coisas “desagradáveis” estavam vivas. Com isso surge a pergunta. Porque somente o crânio do Panthro esta ali? Ele foi colocado, pois em 2017 o ator que fazia a voz do personagem original, Earle Hyman, morreu. E por algum motivo desconhecido os produtores de ThunderCats Roar julgaram engraçado fazer uma brincadeira com a morte do dublador.

Foto: Cartoon Network/ Divulgação: Ei Nerd

Foto: Cartoon Network/ Divulgação: Ei Nerd

Foto: Cartoon Network/ Divulgação: Ei Nerd


Além disso, o desenho traz inda, uma série de preferências que somente quem conhece o clássico dos anos 80 consegue perceber. São afrontas propositais que só o fã “old is cool” pode intender – e que não são feitas para atingir um novo público-alvo, já que a animação não as explica.

Isso foi considerado uma como uma grave ofensa, não só pelos fãs da obra clássica, mas também por grande parte da crítica. Fazendo desse um desenho desrespeitoso, além de ruim.

Não é uma questão de público-alvo e sim de bom senso, no caso da animação, de falta de senso.
 



REFERÊNCIAS:  

ThunderCats anuncia remake e decepciona fãs. GKPB. Disponível em:
<https://geekpublicitario.com.br/27752/thundercats-recebe-anuncio-de-remake-e-nao-agrada-aos-fas/> Acesso em 12 de abril de 2020

Conheça os Novos ThunderCats. VEJA. Disponível em:
<https://veja.abril.com.br/blog/temporadas/foto-conheca-os-novos-thundercats/> Acesso em 12 de abril de 2020

Antes mesmo da estreia, nova versão de 'ThunderCats' é criticada por fãs. CORREIO BRAZILIENSE. Disponível em:
<https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2018/05/23/interna_diversao_arte,682797/nova-versao-de-thundercats-conta-com-a-reprovacao-dos-fas.shtml> Acesso em 12 de abril de 2020

¿Por qué los nuevos ‘ThunderCats’ lucen así? EL COMERCIO. Disponível em:
<https://www.elcomercio.com/afull/thundercats-nuevos-television-apariencia-serie.html> Acesso em 12 de abril de 2020

Novos ThunderCats, “estragou minha infância”. QUATRO COISA – YOU TUBE. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=hMx2eM4t5M0> Acesso em 12 de abril de 2020

Tudo sobre o novo e o antigo Thundercats | Thundercats Roar. CINELOUCURA SHOW – YOU TUBE. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=tlz-a1ulwmE&list=LLeajjxW2XTpkulRBorbwnhQ&index=175> Acesso em 12 de abril de 2020

Inacreditável! O Que Fizeram Com Thundercats? (Cartoon Network). PETER AQUI. – YOU TUBE. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=JJ7jVWOJSvI> Acesso em 12 de abril de 2020

Thundercats Roar Deu Ruim E Enfureceu Os Fãs. EI NERD – YOU TUBE. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2K7_i1r67RU> Acesso em 12 de abril de 2020

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »