Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/05/2020 às 11h53min - Atualizada em 03/05/2020 às 11h53min

Coritiba 85: Coxa foi primeiro paranaense que se tornou campeão do Brasileirão

Time, que tinha Lela e Índio, bateu o Bangu em pleno Maracanã

Naiane Feitosa - Editado por Paulo Octávio
Comemoração do Coritiba após vencer o Brasileirão. Foto: Site oficial do Coritiba Foot Ball Club
O Coritiba foi o primeiro clube paranaense campeão da série A do Brasileirão, em 85;  time de Lela e Índio que entrou para história. O torneio teve várias curiosidades. A final contra o Bangu, no Maracanã, foi a única que não teve nenhum dos chamados times grandes do Brasil. O Atlético MG, único das 13 maiores que se classificou para às semifinais, foi eliminado pelo Alviverde.  Além disso, o campeonato foi o primeiro que juntou clubes da Taça de ouro e Taça de prata (equivalente a segunda divisão) e tinha um regulamento confuso. Na primeira fase, os vinte clubes ‘de ouro’ foram divididos em dois grupos com dez. Seriam classificados o melhor do turno e o melhor do returno de cada grupo. No turno, os times pegaram as equipes da outra chave, e no turno encararam as agremiações do mesmo grupo.
 
O Coritiba foi o antepenúltimo do turno, mas o melhor do retorno quando pegou equipes fortes como Flamengo, Santos, São Paulo e Cruzeiro. Na última rodada bateu o Santos em casa e ficou com a vaga pois tinha uma vitória a mais que o Fluminense. Na segunda fase foi o melhor do grupo G, que tinha Sport, Joinville e Corinthians. Com isso conseguiu chegar às semifinais quando pegou o Atlético Mineiro. No Couto Pereira, o Coritiba venceu por 1 a 0 com gol de Heraldo e conseguiu se classificar para à final com empate em 0 a 0, em Belo Horizonte. Na decisão, em jogo único, encarou o Bangu, no Maracanã, pois o clube do Rio fez a melhor campanha na soma das quatro fase.
 
E mesmo com estádio lotado com 91 mil torcedores que apoiaram o Alvirrubro, o Coxa não se intimidou. Índio abriu o placar para o Verdão aos 25 do primeiro tempo com uma cobrança de falta, mas Lulinha empatou dez minutos depois. Com a igualdade, a decisão foi para os pênaltis, e o Coritiba venceu por 6 x 5. Campeã, equipe foi a primeira do Paraná que foi para Libertadores. Em 1986, Alviverde caiu na primeira fase do torneio continental em grupo que tinha Bangu, Barcelona e Deportivo Quito (EQU).
 
Depois dessa conquista, o Coxa não venceu mais torneios nacionais de primeira linha. Bateu na trave em 2011 e 2012 quando foi vice na Copa do Brasil por duas vezes. E se sagrou vencedor da série B em 2007 e 2010. Clube voltou para série A no ano passado quando ficou em terceiro lugar da segunda divisão. 



 Melhores momentos da final de 85. Canal: Gabriel Lemos Imagens: TV Globo
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »