Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/07/2020 às 12h18min - Atualizada em 14/07/2020 às 12h51min

Frevo: Patrimônio Cultura Imaterial da Humanidade

A dança surgiu em Pernambuco, entre o fim do século 19 e início do 20

Geovanna Morais - Editado por Alinne Morais
Foto: Acervo/Prefeitura de Recife

O Frevo é uma dança folclórica que surgiu em Pernambuco entre o fim do século XIX e início do século XX. Como um ritmo carnavalesco nascido dos Maxixes, Dobrados, Polcas e Marchinhas de Carnaval.

A origem do nome Frevo vem da palavra ferver, que possui significado de fervura. Quer dizer agitação e rebuliço. Esse termo foi utilizado pela primeira vez em 1908, pelo jornal chamado Pequeno, de São Luís - Maranhão.

A dança possui duas comemorações: em 14 de setembro, data em que nasceu, no ano de 1882 o criador de seu nome, o jornalista Osvaldo Da Silva Almeida; e 9 de fevereiro, data em que os historiadores identificaram a primeira aparição da palavra frevo, em 1907, essa  ficou conhecida como oficial. 

Ao longo dos anos o Frevo foi ganhando importância e reconhecimento pelo Brasil, e no Carnaval de todo país. Em 2012 foi incluído no Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

CARACTERÍSTICAS

O frevo é caracterizado pelo ritmo acelerado de suas músicas, que utilizam instrumentos de sopro. A sua dança é marcada pelos movimentos acrobáticos e os figurinos coloridos também chamam atenção. As orquestras de frevo recebem o nome de fanfarra e as danças são incorporadas por elementos de outras danças como Capoeira, Maxixe e Polca. O frevo também representa alegria e festividade, durante o carnaval nas ladeiras de Olinda e no centro do Recife, sendo um grande atrativo para os turistas.

TIPOS 

O frevo é classificado em três tipo, porém o mais tradicional e conhecido é o frevo de rua.
 

  • Frevo de Rua: não é cantado, mas caracterizado pela presença dos instrumentos musicais e possui dança.
  • Frevo-Canção: é o frevo orquestra que possui o ritmo mais lento.
  • Frevo de Bloco: é cantado assim como as Machinhas de Carnaval.

 


 


https://youtu.be/tX8xo2x06_A
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »