Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/07/2020 às 11h27min - Atualizada em 10/07/2020 às 23h00min

Loja de roupas em Brasília adota estratégia de delivery em meio a pandemia

A loja Santa passou a utilizar o WhatsApp e Instagram para continuar os negócios

Ana Cristina Morbach - Editado por Larissa Barros
Reprodução / Google Street View
Após três meses com as portas fechadas por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19), a loja de roupas femininas, Santa, localizada em Brasília, se adaptou ao mercado atual e passou a realizar atendimento online e com sistema de delivery.
 
Em entrevista à nossa reportagem, a dona da loja, Milena Baqui, passou a utilizar o WhatsApp e Instagram como estratégia para continuar os negócios, já que antes, a venda de roupas era feita apenas nas lojas físicas.
 
De acordo com Milena, o início da quarentena foi o período mais difícil, de modo que pensar em novas saídas rápidas e práticas foi uma surpresa inesperada. “Uma coisa que era pra durar uma semana acabou durando dois meses”, disse.
 
Milena conta também que uma adaptação drástica foi necessária, tendo em vista que a loja não tinha nenhum tipo de plataforma online relacionada ao sistema de vendas. Ela conta que o Instagram era mais usado para divulgação e não como uma parte dedicada para essa as vendas online. Dito isso, a plataforma digital se tornou, com o período da quarentena, um novo método de comunicação para a loja, mas que não perdeu o caráter da divulgação.
 
Com 18 anos em funcionamento, e três unidades em Brasília, a Santa recorreu à estratégia de procurar primeiramente as clientes mais fiéis da loja. Milena Baqui revelou que o instagram se tornou a principal plataforma para a interação com os seguidores, principalmente ´por ter oferta maior de métodos de engajamento.
 
Apesar disso, produzir um conteúdo que complementasse aquele que já era feito para a rede social não deixou de ser um desafio. Além de roupas, a loja começou a produzir de tutorias de maquiagem para usar com a máscara e até a montagem de looks com as peças disponíveis.
 
Segundo Mylene Frota, cliente da loja desde a abertura, a divulgação foi eficaz e ajudou a dar aquele despertar no ar monótono da quarentena.

 
“As postagens reforçaram a necessidade de nos cuidarmos e nos sentirmos bem mesmo em casa, em home office”, diz ela.
 
A escolha de aplicar o processo de delivery foi vital para a readaptação da loja durante a pandemia. Buscando a maneira mais prática de realizar as entregas e manter o distanciamento social. Para isso, contatar a cliente com o objetivo de mostrar as roupas e incentivar a compra  foi o primeiro passo.
 
Em seguida, Milena explica que após combinar por meio das redes sociais, as peças eram levadas até a cliente elas podiam ficar com a roupa até a mesma com quais roupas ficaria. E então, um funcionário da loja retornaria ao local para a devolução das peças não desejadas.
 
Para a cliente, a experiência foi excelente e proporcionou outras possibilidades na hora de decidir as roupas, pelo fato de que, em casa, combinar as peças da loja com roupas do próprio guarda-roupa a deixou satisfeita.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »