Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/07/2020 às 11h31min - Atualizada em 17/07/2020 às 11h29min

Assinaturas do Spotify crescem 30% durante a pandemia

O streaming de música segue crescendo durante a crise

Kinderlly Brandão - Edição: Manoel Paulo
Pixabay

Enquanto os outros setores sofrem consequências econômicas negativas desencadeadas pela pandemia do novo coronavírus, o setor de streaming tem se beneficiado. É o caso do Spotify, serviço de streaming de música que mais cresceu globalmente no primeiro trimestre de 2020, segundo uma pesquisa do Counterpoint Research. A tendência dos podcasts na plataforma foi um dos principais impulsionadores desse crescimento.

 

O Spotify segue liderando o mercado global com 33% das assinaturas, enquanto a Apple Music detêm 21% da fatia. O crescimento do Spotify foi impulsionado pelo desempenho na Ásia e na América Latina, através de estratégias como ofertas promocionais atraentes, exploração de diferentes segmentos e criação do novo serviço Spotify Kids, além de podcasts e playlists para animais de estimação. Estes novos recursos potencializaram o desempenho do Spotify.

 

Já a Apple Music expandiu para 52 novos países e está continuamente adicionando novos recursos em sua plataforma, a fim de competir ainda mais com o Spotify.

 

Em termos de mercado, o Spotify possui um lucro de 30% da receita global, enquanto a Apple Music detém 25% e a Amazon Music fica em terceiro, com 12%. O restante da parcela fica por conta do YouTube Music, Pandora e outros serviços.

 

Ainda de acordo com a pesquisa, as assinaturas globais de streaming de música aumentaram 35%, chegando ao total de 394 milhões de assinaturas no primeiro trimestre do ano. A pesquisa concluiu também que os usuários ativos mensais estão se tornando cada vez mais assinantes premium das plataformas que já usam. 

 

A tendência é que esses serviços cresçam ainda mais. O consumo de notícias através de podcasts e o aumento de atividades relacionadas ao bem estar, como a meditação, contribuem para isso. Com mais pessoas em casa, os consumidores obtêm tempo extra para explorar as plataformas de consumo de conteúdo na internet. Além disso, há maior uso de dispositivos de áudio inteligentes como assistentes virtuais, que também facilitam o consumo do streaming de música.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »