18/07/2020 às 01h49min - Atualizada em 18/07/2020 às 00h59min

Arte interativa e inclusiva

Três museus de São Paulo estão com programação virtual

Joyce Nayra - Editado por Alinne Morais
Foto: reprodução / internet
 

A cidade de  São paulo conta com mais de 110 museus, com diversos conteúdos e exposições que agradam a qualquer tipo de público. Se você era daquelas pessoas que antes da pandemia não perdia um fim de semana de passeio pela cidade e aproveitava para visitar os museus, agora você pode visitar alguns deles sem sair de casa.
 

Museu Catavento 
 


Inaugurado em 2009, o Museu da Ciência de São Paulo está localizado no edifício histórico Palácio das Indústrias, na Zona Leste da cidade. Foi criado para quem adora o mundo da ciência e da interatividade. Segundo informações do próprio museu, seu acervo exposto conta com mais de 250 instalações, sendo 187 de propriedade da Fundação Museu de Tecnologia de São Paulo. As instalações se dividem em 4 seções: Universo; vida; engenho; e sociedade.


O museu criou o movimento Catavento em casa (#Cataventoemcasa), que durante todo o período em que o Museu Catavento permanece fechado, está criando conteúdos para compartilhar ciência.
 

Tudo disponível nas redes sociais. No Youtube do museu você contará com o "por dentro do catavento". Toda semana o público pode fazer um tour pelos principais experimentos e conteúdo das seções do museu, podendo conhecer e observar as curiosidades da ciência.

 

As quintas você pode reviver as histórias dos 10 anos do museu através dos vídeos que contam toda essa história e relembram grandes momentos. Ainda no youtube temos o "catavento em casa". No melhor estilo mão-na-massa, você vai aprender  passo a passo como fazer diversos experimentos científicos na sua casa.

 

No Instagram temos o acervo catavento que toda semana publica e conta a história de um item do acervo, no #hojeédiade os posts são sobre curiosidades do universo e calendário científico, como o aniversário dos cientistas e grandes feitos no mundo da ciência.

Com
a ferramenta Google Arts & Culture você encontrará exposições interativas, como a exposição "Catavento 10 Anos", que conta toda a trajetória do museu.

Na exposição
"Quem é Eufrásia" o Catavento, em parceria com o Museu Casa de Hera de Vassouras, do Rio de Janeiro faz um resgate histórico da primeira mulher investidora da Bolsa de Valores, uma mulher a frente do seu tempo que apesar todas as circunstâncias de repressão à mulher se tornou uma das mulheres mais influentes do seu tempo.


Você ainda pode passear pela coleção Museu Catavento  que, em parceria com o CRMC, apresenta parte do acervo do Museu por meio de fotografias.
 

Pinacoteca 
 

Fundado em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, a Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade, seu acervo conta conta com cerca de 11 mil peças. 

A Pinacoteca preparou uma programação interativa através do #Pinadecasa onde você pode acompanhar a exposição "Distância"  com cinco obras audiovisuais da coleção da Pinacoteca. Os trabalhos de Cao Guimarães, Dalton Paula, Letícia Parente, Marcellvs L. e Sara Ramo que estarão disponíveis até o fim do período de isolamento.

No instagram da Pinacoteca você encontra uma programação de lives com diversos artistas. Na platafoems você também aprende sobre a história de diversas obras do acervo de museu, por meios das fotos postadas no feed.

Já nos site da Pina entramos em contato com o Museu para todos + educação, que permite aprender através de jogos para poder descobrir mais sobre as imagens da arte. Também no site podemos visitar a Pinacoteca através de uma tour virtual éno qual é possível visualizar e admirar diversas obras que continuam expostas no museu.

Masp

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. O museu foi inaugurado em 2 de outubro de 1947, possui a maior e mais completa coleção de arte ocidental da América Latina e de todo Hemisfério Sul. Seu acervo conta com mais de oito mil obras.

 

Na programação online do MASP, com a hashtag "masp em casa", todas as terças-feiras, no instagram, você encontra uma indicação de obra do acervo do museu, a proposta é que sirva de inspiração para as pessoas desenharem, criando uma corrente de inspiração. Quem quiser pode publicar o desenho até 23h59 de domingo marcando o museu e usando #maspdesenhosemcasa. 
 

Os desenhos selecionados são publicados na segunda-feira. Os autores recebem um vale Amigo MASP grátis.

 

Toda quarta-feira você conta com um encontro virtual do projeto Diálogos, onde, seguidores são apresentados a obras da coleção do museu por meio de elementos que compõem cada trabalho.

 

Às quintas-feiras temos a live semanal do MASP, com conversas entre curadores do museu e convidados. No Google Arts & Culture  é possível fazer uma tour virtual para conhecer e explorar a exposição permanente do MASP, "Acervo em Transformação".


Para mais informações sobre as programações acesse:

 

 

Museu Catavento 
 

https://www.youtube.com/user/CataventoCultural

https://www.instagram.com/museucatavento/

 

Pinacoteca 
 

https://www.instagram.com/pinacotecasp/

https://www.youtube.com/user/MuseuPinacoteca

 

Masp
 

https://www.instagram.com/masp/

https://www.youtube.com/user/maspmuseu

 
 

 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »