Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/07/2020 às 12h36min - Atualizada em 24/07/2020 às 10h47min

Com a pandemia da Covid-19, Fase 4 do Universo Marvel sofre alterações em suas produções

Após o adiamento de todo calendário oficial de filmes, algumas produções seguem indefinidas

Ricardo Accioly - Editado por Fernanda Simplicio
Com o fim da Fase 3 do Universo Cinematográfico da Marvel, em que Tony Stark e Steve Rogers tiveram seus derradeiros destinos, a Disney e Marvel Studios anunciaram novos filmes e séries para dar continuidade às histórias. Entre as produções, o tão esperado longa solo da Viúva Negra, Thor 4 e uma série do Loki.

Apesar disso, a pandemia da Covid-19 tem causado consequências no mercado cinematográfico. Enquanto que algumas produções, que estavam em andamento, foram suspensas, outras foram canceladas ou serão lançadas em streamings. Mas, com o controle da doença em alguns países, projetos começam a serem retomados.

Ainda em meio a pandemia, a Marvel Studios já havia anunciado o adiamento de todo o calendário da Fase 4 do MCU. Recentemente, segundo o Deadline e EW, a série Falcão e Soldado Invernal, que deve mostrar Sam Wilson com o manto do Capitão América, foi adiado, ainda sem nova data. Inicialmente previsto para agosto, a produção teve suas filmagens suspensas devido à doença.

Mesmo cercado de expectativas, com o desfecho de Vingadores: Ultimato, o hype para o filme solo da Viúva Negra diminuiu, mas segue sendo aguardado pelos fãs. Apesar das mudanças promovidas pela Disney, a produção já foi finalizada e segue com previsão de estreia para 29 de outubro, no Brasil, e 5 de novembro, nos EUA.




Os Eternos, projeto mais ousado do Marvel Studios, teve suas filmagens encerradas antes da pandemia da Covid-19. No entanto, inicialmente previsto para a data na qual Viúva Negra será lançado, o longa chega aos cinemas em 12 de fevereiro de 2021. Contando com um elenco estelar, o filme deve apresentar a origem de uma das três novas raças criadas pelos seres cósmicos Celestiais.

Primeira produção do Universo Cinematográfico da Marvel a ter suas gravações paralisadas pela Covid-19, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis é um projeto ambicioso para cativar ainda mais mercado no Oriente com o primeiro super-herói asiático. A trama deve apresentar o personagem-título como o maior artista marcial do mundo. As filmagens, que foram suspensas, devem ser retomadas no final de julho e a data para estreia foi adiada para 7 de maio de 2021.

Já Wandavision, nova série para o Disney+, teve suas filmagens encerradas antes da pandemia. Apesar do adiamento de Falcão e Soldado Invernal, a produção segue com previsão para lançamento em 2020. Sem muitas informações, a obra deve se basear no arco da Dinastia M e introduzir o multiverso no MCU, se conectando à Doutor Estranho 2.

 

Talvez o filme com mais alterações desde o anúncio na San Diego Comic Con, em julho de 2019, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura era tido como o primeiro longa de terror da Marvel. Apesar disso, a perda do diretor Scott Derrickson e a chegada de Sam Raimi, da trilogia original do Homem Aranha, diminui esse status. O filme foi adiado para maio de 2021 e suas filmagens começaram em junho, data inicialmente prevista. Logo, não houve alterações com a pandemia da Covid-19.

Um dos personagens mais queridos do Universo Cinematográfico da Marvel, Loki ganhará uma série como consequência dos eventos de Vingadores: Ultimato. Apesar disso, as gravações ainda não foram iniciadas e a previsão é de lançamento da primeira temporada para o início de 2021.

A primeira produção animada dentro do MCU, What If? não foi interrompida por causa da pandemia. Diferente dos filmes e séries da Marvel Studios. Sendo produzida home office, a série deve mexer com eventos já consolidados dentro do Universo e recontar as histórias sob outro olhar. Última série a chegar ao streaming Disney+, Gavião Arqueiro deve introduzir os Jovens Vingadores e ser a despedida de Jeremy Renner do personagem. Dessa forma, há grandes chances da produção ser, igualmente, adiada por conta do surto de Covid-19. Em um de seus anúncios, a Disney informou que o lançamento estava previsto para 2022.



Por fim, o quarto filme solo do Deus do Trovão chegará aos cinemas em 11 de fevereiro de 2022, trazendo Jane Foster empunhando o martelo e se tornando a Poderosa Thor, como nos quadrinhos. As filmagens iniciam em agosto de 2020 e devem contar com personagens de Guardiões da Galáxia, mas ainda não foi confirmada a presença de Mark Ruffalo e Jeff Goldblum. Ainda em 2022, é aguardada as estreias de Pantera Negra 2 e Capitã Marvel 2, mas diante da distância para seus lançamentos, os filmes seguem em fase de pré-produção e se possui poucas informações, até o momento.

A Fase 4 do MCU iniciará um novo arco de histórias da Marvel após os eventos catastróficos de Vingadores: Ultimato e o sacrifício pela humanidade de Tony Stark, o Homem de Ferro. É esperado que as produções se conectem futuramente em torno de um novo grande vilão.

REFERÊNCIAS:
RICELLI, W. Thor: Amor e Trovão | Tudo o que sabemos até agora. Poltrona Nerd. 16 de mai. 2020. Disponível em: <https://poltronanerd.com.br/filmes/thor-amor-e-trovao-tudo-o-que-sabemos-ate-agora-97730>. Acesso em: 23 de jul. 2020. 

FRANCISCO, V. "Falcão e Soldado Invernal", série da Marvel no Disney+, tem estreia adiada. Papel POP, 17 de jul. 2020.  Disponível em: <https://www.papelpop.com/2020/07/falcao-e-o-soldado-invernal-serie-da-marvel-no-disney-tem-estreia-adiada/>. Acesso em: 23 de jul. 2020.

TEODORO, R. Shang-Chi | Filme da Marvel deve ter produção retomada no final de julho. Cinema com Rapadura, 01 de jul. 2020.  Disponível em: <https://cinemacomrapadura.com.br/noticias/580460/shang-chi-filme-da-marvel-deve-ter-producao-retomada-no-final-de-julho/>. Acesso em: 23 de jul. 2020.

SOUSA, C. Wandavision deve manter data de estreia para 2020. Omelete, 18 de jul. 2020. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/series-tv/wandavision-estreia-ainda-em-2020>. Acesso em 23 de jul. 2020.

YUGE, C. Sam Raimi fala demais e confirma direção de Doutor Estranho 2. Canal Tech, 14 de abr. 2020. Disponível  em: <https://canaltech.com.br/cinema/sam-raimi-fala-demais-e-acaba-confirmando-direcao-de-doutor-estranho-2-163368/>. Acesso em 23 de jul. 2020.

ESMERALDO, S. Fase 4 MCU | Tudo sobre os filmes e séries (com datas de estreias atualizadas). Aficionados, 24 de jul. 2020. Disponível em: <https://www.aficionados.com.br/fase-4-mcu-filmes-series/>. Acesso em: 23 de jul. 2020.

SOUSA, C. Mesmo com adiamentos, Disney mantém estreia de Viúva Negra para novembro. Omelete, 23 de jul. 2020. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/filmes/viuva-negra-mantem-data-novembro-disney>. Acesso em: 23 de jul. 2020.

Wandavision, série da Marvel, tem estreia no Disney+ mantida em 2020. Metropoles, 19 de jul. 2020. Disponível em: <https://www.metropoles.com/entretenimento/televisao/wandavision-serie-da-marvel-tem-estreia-no-disney-mantida-em-2020>. Acesso em 23 de jul. 2020.

Doutor Estranho 2 começará filmagens em junho, sem atraso pelo coronavírus. UOL, 27 de mar. 2020. Disponível em: <https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2020/03/27/doutor-estranho-2-comecara-filmagens-em-junho-sem-atraso-pelo-coronavirus.htm>. Acesso em 23 de jul. 2020.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »