Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/04/2019 às 19h25min - Atualizada em 24/04/2019 às 19h25min

Quem chegará a Madrid? Confira a análise das semifinais da Liga dos Campeões

Dentre os quatro clubes semifinalistas, o Tottenham é o único que ainda não venceu o torneio

Carlos Augusto dos Santos - Editado Por Carlos Henrique Correia
Divulgação -Twitter Uefa @ChampionsLeague
Com apenas quatros times restando na competição, a Liga dos Campeões da Europa se aproxima a cada semana da grande final em 1° de junho no Wanda Metropolitano (Estádio do Atlético de Madrid) em Madrid. Ajax, Barcelona, Liverpool e Tottenham brigarão por duas vagas em duelos eletrizantes. Em campo, 14 títulos do torneio estarão devididos entre ingleses (5) , Catalães (5) e holandeses (4). Já os Spurs busca a sua primeira orelhuda.
 
Tottenham x Ajax
Após protagonizar uma partida épica contra o Manchester City, onde se classificou pelo saldo de gols acumulados nos dois jogos, o Tottenham esta novamente em uma semifinal de liga depois de 57 anos. O Ajax despertou um gigante que estava adormecido há muitos anos dentro de si e eliminou a poderosa Juventus de Cristiano Ronaldo em Turin, e está de volta ao top quatro da UCL após 22 anos.

O confronto entre Tottenham e Ajax, colocará frente a frente duas equipes com filosofias muito parecidas de jogar futebol. Os "Godenzonen" novamente apostaram na sua forte categoria de base, e com jovens talentos ressuscitou o mítico e elegante futebol holandês. Jogando no 4-3-3, os comandados de Erik Tem Hag, jogam com um toque de bola refinado e marcação pressão no campo adversário. Jogadores como o capitão De Ligt, David Neres e Dussan Tadic são os alguns dos destaques desse Ajax que está encantado a Europa.

O Tottenham tem o DNA de seu comandante Mauricio Pochettino. Discípulo e fã declarado de Marcelo Bielsa, com quem trabalhou nos tempos de jogador, o comandante presa por um estilo de jogo ofensivo, bonito e de muita intensidade desde primeiros minutos de partida. Para propor este tipo de jogo, o técnico argentino conta com jogadores altamente disciplinados taticamente como o coreano Son, Dele Ali, Sissoko e o brasileiro Lucas.

Nesta edição da UCL, ambos já venceram cinco vezes em dez jogos disputados. Nos empates os "Spurs" possuem dois contra quatro dos holandeses. Já no quesito derrota o Tottenham já sofreu três revés, enquanto o  Ajax tem apenas uma insucesso na competição ocorrido em casa diante do Real Madrid nas oitavas.

A equipe londrina deposita sua confiança de gols em Harry Kane, que já marcou cinco vezes na atual edição e conta com uma média de 0,63 gols por partida em 688 minutos jogados. Pelo lado de Amsterdã, a esperança de balançar as redes fica por conta do sérvio Dussan Tadic, que já anotou seis vezes no torneio continental.

Dois jogos pela Recopa Europeia de 1981/1982 são os únicos já disputados entre as duas equipes. Na ocasião o Tottenham venceu os dois confrontos, o primeiro 3 x 0 na Inglaterra e o segundo por 3 x 1 na Holanda.
 
Ida: Tottenham vs Ajax                                           Volta: Ajax vs Tottenham
Data: 30/04/2019                                                      Data: 08/05/2019
Hora: 16h00                                                              Hora: 16h00
Estádio: Tottenham Hotspur Stadium                   Estádio: Johan Cruyff Arena
 
 
Barcelona x Liverpool
Um duelo de pentacampeões europeus, esse será o outro confronto da semifinal da UCL entre Barcelona e Liverpool. Nas quartas os dois times passaram sem dificuldades, vencendo os dois jogos. O time espanhou bateu o Manchester United e os ingleses despacharam o Porto.

O histórico de confrontos entre os times é bem equilibrado, os Reds levam vantagem por apenas uma vitória. Em oito jogos disputados os ingleses triunfaram três vezes contra duas vitórias do Barcelona, e mais três empates.

Torcedores e jornalistas esperam um duelo de muito equilíbrio. O técnico do time catalão, Ernesto Valverde conta com um trio de meios campistas que atacam e defendem com muita efetividade, Busquets, Arthur e Rakitic realizam todo o trabalho para servir Messi, Coutinho e Suarez que ainda não marcou nessa Liga, mas pode decidir uma partida a qualquer instante.

Para conter os espanhóis, Jürgen Klopp aposta na regularidade. Van Dijk apontado por muitos como o melhor zagueiro do mundo na atualidade, ficará  responsável por marcar Messi. Mas o treinador apostará todas as suas fichas no ataque formado Salah, Mané e Firmino que já marcaram doze, dos dezoito gols feitos pelos Liverpool na UCL. Outros embates rechearão ainda mais os jogos como os dos goleiros Allison e Ter Stegen, os laterais esquerdos Robertson e Jordi Alba e os volantes Fabinho e Henderson contra Busquets e Arthur.

O Barcelona é o único clube ainda invicto nesta Liga. Em dez apresentações a equipe azul-grená venceu sete e empatou três e tomou apenas seis gols. Messi com dez gols é o artilheiro Maximo do torneio, média de 1,25 gols por jogo. Mas o argentino terá um tabu para quebrar, pois em dois jogos contra o Liverpool, nunca balançou as redes. Na temporada, Lionel Messi tem 44 jogos e 45 gols e 27 assistências.
 
Ida: Barcelona vs Liverpool                                  Volta: Liverpool vs Barcelona
Data: 01/05/2019                                                      Data: 07/05/2019
Hora: 16h00                                                              Hora: 16h00
Estádio: Camp Nou                                                 Estádio: Anfield

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »