Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/08/2020 às 15h44min - Atualizada em 17/08/2020 às 15h35min

Opinião: Bayern favorito, Barça humilhado e a emoção do jogo único

Sistema de partida única trouxe mais disputa e competitividade na Champions

Elison Lima - labdicasjornalismo.com
Atropelamento do Bayern sobre o Barcelona foi o assunto mais repercutido da Champions. (Foto: Manu Fernandez/AFP)
A Liga dos Campeões voltou com tudo, principalmente nos jogos das quartas de final. Um prato cheio para os amantes de futebol, que estão carentes de um jogo bem jogado. O saldo das quatro partidas disputadas é muito positivo. Muitos gols, surpresas, jogos decididos nos instantes finais e uma goleada do Bayern que entrou para a história.

Um dos fatores que, certamente, influenciou para esse cenário foi a adoção – forçada por conta da pandemia de Covid-19 – do sistema de jogos únicos com sede fixa, em Portugal. Esse novo formato recheou os jogos de emoção, equilibrou as forças durante os jogos (à exceção do já citado Bayern) e permitiu que os times fossem com mais vontade à procura do resultado positivo. O jogo começar sem qualquer tipo de vantagem para um dos clubes abriu o leque para partidas mais animadas.

A primeira semifinal, entre Atalanta e PSG, confrontou o time sensação da Itália contra o francês que investe, mas sempre cai pelo caminho. A temporada mais madura de Neymar foi comprovada na atuação do camisa dez, na qual participou dos dois gols da virada parisiense nos acréscimos. Apesar do encanto que o time de Bérgamo apresentou durante toda a temporada, com uma avalanche de gols, isso não foi o suficiente para surpreender o Paris Saint-Germain.

Outra partida equilibrada foi entre RB Leipzig e Atlético de Madrid. O time alemão, que só ficou atrás do Bayern de Munique e do Borussia Dortmund na Bundesliga, é outro que vem mostrando um estilo de futebol que agrade ao apaixonado por futebol. Isso pode ser percebido no jogo contra o Atleti, que sofreu nas mãos do Leipzig. Até chegou a empatar o jogo com o português João Félix, mas Adams garantiu a vitória também nos minutos.

O jogo desta terça será mais uma prova de fogo para Neymar, Mbappé e companhia caminharem para um título inédito na galeria do Paris. Já para o Leipzig, a classificação consolida o investimento feito na equipe e apresenta uma potência emergente no cenário europeu.

O jogo mais esperado, entre Barcelona e Bayern de Munique, curiosamente, trouxe o maior desnivelamento apresentado. O time bávaro mostrou sua capacidade ofensiva destruidora e foi inapelável com o Barça. O massacre de 8 a 2 escancarou os problemas que o time catalão carregou consigo durante toda a temporada e mostrou que é necessária uma reformulação geral no clube, que já foi iniciada com a demissão do técnico Quique Sétien. Do lado do Bayern, a vitória acachapante mostrou que o time alemão é forte candidato ao título da Champions.

O último confronto, entre Manchester City e Lyon, também foi decidido na reta final do jogo. Melhor para os franceses, que surpreenderam os comandados de Guardiola que, mais uma vez, ficou pelo caminho com o time inglês nos duelos de mata-mata da Champions. O Lyon precisará ser cirúrgico para chegar à final. Caso pegue um Bayern inspiradíssimo como estava contra o Barcelona, as chances reduzem.

Intencionalmente ou não, o formato de jogo único trouxe mais disputa e emoção aos jogos da Cham
pions. Que o mesmo seja visto nos jogos das semifinais.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »