Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/08/2020 às 13h59min - Atualizada em 21/08/2020 às 13h50min

Sevilla e Inter de Milão disputam título da UEFA Europa League

Para serem campeões, os espanhóis precisarão bater uma equipe que não vence um título continental há dez anos

Wesley Bião
Sevilla e Inter fazem pela primeira vez uma final europeia - Foto: Stuart Franklin/UEFA
Inter de Milão e Sevilla fazem na tarde desta sexta (21) a grande final da UEFA Europa League da temporada 2019/2020, em Colônia (477 KM de Berlim). A grande final, que seria originalmente disputada em Gdansk, na Polônia, no próximo dia 26,  acabou sendo realocada para a Alemanha por conta da pandemia do novo coronavírus, seguindo protocolo parecido com o da Champions League. Será a primeira vez que ambas equipes se enfrentam em final de um torneio continental.

Ambas agremiações chegam com moral. A Inter, do estreante Antonio Conte,  garantiu vaga na grande final depois de bela aparição contra os ucranianos do Shakhtar Donetsk em uma vitória por 5x0 sem grandes problemas. Assim, o clube acumula 11 jogos de invencibilidade, com seis vitórias consecutivas. Já o Sevilla, de Julen Lopetegui, bateu o Manchester United por 2x1, de virada. Os espanhóis não sabem o que é perder há 20 partidas, na soma de todos os campeonatos disputados pela equipe. Este é o maior período de invencibilidade em 130 anos de história.

INTERNAZIONALE


O destaque dos nerazurri na competição é Romelu Lukaku. O belga, artilheiro do time na temporada com 33 gols, marcou oito vezes nas últimas sete partidas pela Inter em torneios europeus, além de dar quatro assistências. Na Europa League são seis gols e duas assistências em 18 finalizações. Alexis Sánchez, com desconforto muscular, é dúvida. Vecino, com lesão no joelho, é desfalque.
 
Os italianos disputaram apenas cinco partidas no torneio já que vieram como eliminados na terceira colocação do Grupo F da Champions League. A equipe iniciou sua caminhada até a final contra o Ludogorets, da Bulgária, e alcançou a classificação às oitavas depois de duas vitórias, por 2x0 e 2x1. Na fase seguinte, passou pelo Getafe, da Espanha, por 2x0. Nas quartas, vitória sobre o Bayern Leverkusen, da Alemanha, por 2x1, antes de golear o Shakhtar nas semis. Em cinco partidas foram 13 gols marcados e apenas dois sofridos.

Possível escalação: Handanovic; Godín, de Vrij, Bastoni; Barella, Brozovic, Gagliardini, Young, D’Ambrosio; Lukaku, Lautaro Martínez
Treinador: Antonio Conte.
 
SEVILLA


O destaque do time espanhol fica com o meia argentino Éver Banega. Ele contabiliza três assistências na competição e tem 87% de passes completos no torneio e é a peça principal nas criações ofensivas da equipe da Andaluzia. A dúvida do confronto fica por parte do também argentino Lucas Ocampos. Substituído na semi com um problema no joelho e é dúvida para a final.

Os espanhóis nunca perderam uma partida decisiva de jogo único na Europa League. São seis vitórias e dois empates em oito jogos, sendo delas cinco vitórias consecutivas, incluindo duas finais.
 
Já o Sevilla teve um caminho muito maior do que a Inter. Os espanhóis, que diferentemente do seu rival disputa o campeonato desde a fase de grupos, fez 11 partidas até aqui. Esteve no Grupo A, ao lado de Qarabag (Azerbaijão), Apoel (Chipre) e Dudelange (Luxemburgo). Foram seis jogos contra estes adversários e apenas uma derrota por 1x0 para os cipriotas. Os espanhóis marcaram 14 vezes e sofreram quatro gols.

Já na fase eliminatória passou pelo Cluj, da Romênia, com dois empates (1x1 e 0x0); a vaga foi  garantida pelo critério do gol fora de casa. Nas oitavas, encontrou a Roma e venceu por 2x0. Bateu o Wolverhampton, da Inglaterra, por 1x0, nas quartas, antes de garantir vaga na grande final contra o United de Solskjaer. Ao todo marcou 20 e sofreu cinco tentos.

Possível escalação: Bono; Navas, Koundé, Diego Carlos, Reguilón; Fernando, Gudelj, Banega; Vásquez, Munir (Suso), de Jong (Ocampos)
Treinador: Julen Lopetegui
 
RETROSPECTO

As equipes fazem na final o primeiro confronto entre si. Na história da competição, a Internazionale tem 96 vitórias em 190 partidas nas 27 aparições no campeonato. Clube conquistou três títulos, nas temporadas 90/91, 93/94 e 97/98, o que credita os italianos como segundo maiores vencedores da competição. O time de Milão ainda tem um vice na temporada 96/97 quando foram batidos pelo Schalke 04, da Alemanha.

Já os espanhóis fizeram 144 partidas e venceram 85 delas em 15 participações. Os rojiblancos são os maiores vencedores do torneio, com cinco títulos (05/06, 06/07, 13/14, 14/15 e 15/16) e estão invicta em finais de Europa League: nunca perdeu nenhuma das que disputou, vencendo os cinco títulos nos últimos 15 anos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »