Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/10/2020 às 13h33min - Atualizada em 14/10/2020 às 13h17min

Fernanda Paes Leme e Luana Xavier mostram que simplicidade no turismo não impede diversão

‘Viagem a Qualquer Custo’, protagonizado pelas apresentadoras no GNT, apresenta viagens com roteiros de altos e baixos custos porém com o mesmo destino

Yngrid Alves - Alexandra Machado
Fernanda Paes Leme e Luana Xavier em Cuba. (Foto: Divulgação/GNT)

O programa ‘Viagem a Qualquer Custo’, estreado em janeiro desse ano no GNT, mostra as atrizes Fernanda Paes Leme e Luana Xavier em diversos desafios em suas viagens pela América Latina. As protagonistas embarcam na aventura de se alternarem em viagens com orçamentos diferentes, porém para o mesmo destino, e provam que a diversão independe dos custos. A série contém 1 temporada com 7 episódios e passa por países como Peru, Cuba, México, Chile e Argentina.

"Vai ser muito legal mostrar ao público duas realidades e possibilidades distintas de viagem para o mesmo destino. Acho que vai ser legal montar um roteiro mesclando as experiências. Não é porque a grana é curta que a diversão é limitada.”, declarou Fernanda em uma entrevista para a UOL. As apresentadoras realçam que não tem ‘tempo ruim’ para viajar uma vez que quem irá ficar com o roteiro ‘Top’, de alto custo, ou o ‘Pop’, de baixo custo, é uma surpresa e só é desvendada na hora do desembarque.
 
Em um dos episódios da série, Luana se hospeda na casa de cubanos em sua viagem para Havana, pois adquiriu o roteiro com recursos mais limitados. A estada da atriz na casa da família, embora não seja uma hospedagem considerada luxuosa, não foi um empecilho para sua satisfação e considerou a jornada pela América Latina um ponto alto. Dessa forma, o programa coloca em pauta se é possível fazer uma boa viagem somente com muito dinheiro. 
 
Em entrevista para o InfoMoney, o autor do guia de viagens O viajante, Zizo Asnis, afirma que “é possível fazer uma viagem barata em qualquer cidade do mundo” e que “tudo depende do planejamento e do orçamento do turista”. De acordo com o Blog da MaxMilhas, em uma lista de 7 erros de planejamento de viagens, está o planejamento financeiro inadequado do viajante. A lista indica que é necessário, sobretudo, estipular um valor máximo para gastar na viagem inteira. Além disso, fazer a média de gastos por dia e ter uma quantia extra para imprevistos também são cuidados indispensáveis nessa conta.
 
Fernanda destacou, ainda na entrevista, que a experiência é o fator mais importante nas viagens: "Independentemente da grana, o que importa é a experiência. Claro que estar num hotel cinco estrelas, podendo ir em restaurantes premiados, tem suas vantagens. Mas viver as experiências de cada lugar tendo que se virar com um orçamento bem mais limitado, também é muito interessante, você acaba aprendendo coisas que não aprenderia se tivesse fácil acesso a tudo".
 
Em maio deste ano a Braztoa realizou o último encontro semanal para discutir cenários para o turismo global pós Covid-19. O futurologista Ian Yeoman afirmou que a pandemia está mudando os projetos futuros das pessoas, que agora tendem a buscar simplicidade nas viagens. Nesse sentido, somado à fala da atriz, é considerável valorizar o simples em detrimento do luxo caso o turista não possa montar um roteiro com um orçamento alto.
 
Em tempos de pandemia, a psicóloga Rejane Giaccomini, em uma conversa com a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Paraná (Apcef-PR), enfatiza que ‘mudanças na rotina fazem com que tenhamos de rever nossa forma de pensar e se readaptar’ e que o momento ‘é de aprendizagem e reflexões, em que devemos avaliar como estamos conduzindo nossas vidas e, se aquilo que considerávamos importante, realmente é. A valorização do simples será revisitada'. 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »