Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/11/2020 às 13h48min - Atualizada em 06/11/2020 às 13h43min

Elói Pietá e Guti lideram corrida eleitoral em Guarulhos

Os dois candidatos estão muito na frente do segundo pelotão e devem disputar o segundo turno

Gustavo Cardozo Moraes - Editado por Caroline Gonçalves
Candidatos a prefeitura de Guarulhos Foto "Reprodução/ Guarulhosonline.com.br"

Dia 15 de novembro a população de Guarulhos decidirá quem será o próximo prefeito da cidade. Os eleitores deverão escolher apenas um candidato dos 12 que estão participando da corrida eleitoral. São eles; Gustavo Henric Costa (PSD), mais conhecido como Guti, O candidato é o atual prefeito de Guarulhos e tenta a reeleição. Fran Corrêa (PSDB), Elói Pietá (PT), Eduardo Barreto (PROS), Simone Carleto (PSOL), Rodrigo Tavares (PRTB), Wagner Freitas (PTB), Adriana Afonso (PL), Jovino Cândido (PV), Néfi Tales Filho (PSL), Auriel Brito (PC do B) e Sandra Santos (PDT).

A última pesquisa realizada Real Time Big Data/CNN Brasil, mostra um empate técnico entre ex-prefeito Elói Pietá e o Atual prefeito Guti. A pesquisa mostra Pietá com 28% das intenções de voto e Guti com 25%. A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Na sequência estão Fran Corrêa com 7% das intenções de voto, Simone Carleto, Rodrigo Tavares e Wagner Freitas, ambos com 2%. Com 1% estão os candidatos, Sandra Santos, Auriel Brito e Eduardo Barreto.

Os candidatos Néfi Tales e Maurício Nakashima cancelaram suas candidaturas, porém, ambos ainda têm 1% das intenções de votos. O candidato, Jovino Cândido, não pontuou. A pesquisa ainda mostra que 13% dos entrevistados votaram em brancos ou nulos. 15% dos participantes disseram que ainda não sabem em quem votar. Foram entrevistadas 1.050 pessoas, entre os dias 14 e 17 de outubro.

Fato é que Guarulhos não deve ter um novo prefeito. Caso seja confirmado os dados da pesquisa, a cidade vai continuar com a mesma gestão, ou voltar para uma antiga. Elói Pietá já foi vereador da cidade entre os anos de 1983 e 1990. Em 2000 chegou a prefeitura da segunda maior cidade do estado de São Paulo. Pietá ficou dois mandatos a frente da prefeitura de Guarulhos e saiu em 2007.  

O atual prefeito, Guti, também já foi vereador da cidade. Em 2008, com apenas 23 anos, o candidato do PSD chegou a câmara municipal de Guarulhos. Em 2012 o mesmo foi reeleito. Guti chegou a prefeitura de Guarulhos em 2016 e quebrou o recorde das eleições, teve 83,50% dos votos.
O mais provável é que as duas gerações de Guarulhos se enfrentem no segundo turno, a data prevista para a votação no segundo turno é o dia 29 de novembro. A cidade de Guarulhos conta com 872.880 eleitores que deverão escolher o futuro da cidade.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »