18/11/2020 às 14h54min - Atualizada em 18/11/2020 às 14h34min

Seis produções que retratam a família real britânica

Séries e filmes mostram as intrigas por trás da realeza

Júlia Victória - Editado por Bárbara Miranda

A 4° temporada de The Crown chegou à Netflix no último domingo e traz os acontecimentos da família real britânica. As temporadas mais antigas focaram na jornada da Rainha Elizabeth II, o desenvolvimento dos filhos e os conflitos que ocorriam dentro do Palácio de Buckingham. Agora o ponto principal é a chegada da Princesa Diana e, também, o fortalecimento da figura de Margaret Thatcher.

Mas The Crown não é a primeira a retratar a realeza. O tema já foi abordado antes nos cinemas e em outras séries. Por isso, selecionamos 6 produções que se encontram no universo da monarquia britânica:

1 – O Discurso do Rei
 

O Príncipe Albert, Duque de York, tem um problema de gagueira desde os 4 anos de idade. Para alguém da família real, que tem de fazer diversos discursos, esse é um sério obstáculo. Após vários métodos fracassados para tentar solucionar o problema e com o desafio de se tornar Rei, o príncipe conhece o terapeuta de fala Lionel Logue, o qual também trabalha para aumentar a autoconfiança de Albert.

O filme de 2010, é dirigido por Tom Hooper e foi um dos grandes vencedores do Oscar e saiu como ganhador de Melhor Roteiro, Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Ator.

  


2 - A Rainha

A morte da princesa Diana repercutiu pelo mundo todo e causou um grande impacto na população britânica. Após receber a notícia da morte, a rainha Elizabeth II (interpretada por Helen Mirren) fica reclusa no palácio de Balmoral para impedir que os herdeiros, Harry e William, fossem bombardeados com as informações sobre a morte da mãe. O falecimento de Diana trouxe uma enxurrada de críticas a monarquia e dividiram a população. O primeiro-ministro Tony Blair decide tomar atitudes para que a situação não fuja do controle e que o povo britânico pudesse se unir novamente. É nesse momento que ele decide procurar a Rainha.

Foi indicado a cinco categorias do Oscar e consagrou Hellen Mirren como Melhor Atriz.

  

3 – A Favorita

A comédia dramática do diretor Yorgos Lanthimos, trouxe uma visão sobre a biografia da Rainha Ana (Olivia Colman). Com uma saúde debilitada e com o psicológico desestabilizado, ela é aconselhada pela amiga e amante Sarah Churchill, Duquesa de Marlborough (Rachel Weisz). A posição de Sarah é colocada à prova com a chegada de Abigail (Emma Stone), a nova criada que se torna a favorita da rainha.

Olivia Colman levou um Globo de Ouro, um prêmio da Academia Britânica de Cinema e o Oscar de Melhor Atriz.


 

4 – Vitória: a vida de uma rainha

Trata sobre uma das figuras monárquicas mais marcantes do Reino Unido, a Rainha Vitória. A série apresenta a jovem de 18 anos que terá a responsabilidade de assumir o trono após a morte do tio Rei William IV, que não tinha herdeiros. A produção mostra os desafios de Vitória em se tornar rainha, o casamento com seu primo Albert, com quem teve nove filhos, e o desenvolvimento industrial e científico do Reino Unido durante seu reinado. É baseado nas cartas e no diário deixados por Vitória.

 


 

5 - The Tudors

Ambientada na Inglaterra do século XVIII, narra os episódios envolvendo o futuro rei Henrique VIII quando esse tentava assumir o trono e enquanto enfrentava atritos com a Igreja. Henrique pretendia se divorciar de Catarina de Aragão, porém o procedimento foi rejeitado pelo papa. A partir desse momento, Henrique iniciou a construção de uma nova instituição religiosa que anularia todos os poderes da Igreja Católica e que permitiria a separação de Catarina e um novo casamento com Ana Bolena.


 

6 – Reign

Descreve a história da rainha Mary Stuart da Escócia, a partir de sua ida à França, com apenas 15 anos, para se casar com o príncipe Francis Valois II e firmar alianças com o país. Acompanhada de suas três melhores amigas, ela descobre as intrigas que envolvem a realeza e que deverá enfrentar inimigos que fazem parte da corte francesa.


 

REFERÊNCIAS

BARBIERI, Miguel. Realeza em cena: 9 filmes e séries para acompanhar a monarquia britânica. Veja São Paulo, 2020. Disponível em :< https://vejasp.abril.com.br/blog/miguel-barbieri/filmes-series-familia-real-britanica/>. Acesso em 18 de novembro de 2020.

Dez produções para aprender tudo sobre a família real britânica sem sair do sofá. F5 Folha de São Paulo, 2018 Disponível em: <https://f5.folha.uol.com.br/televisao/2018/05/dez-producoes-para-aprender-tudo-sobre-a-familia-real-britanica-sem-sair-do-sofa.shtml>. Acesso em 18 de novembro de 2020.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »