Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
08/01/2021 às 20h25min - Atualizada em 08/01/2021 às 20h24min

Bayern toma virada do Mönchengladbach e vê liderança da Bundesliga ameaçada

Com a derrota, os bávaros perdem a invencibilidade de 12 jogos no Campeonato Alemão

Léo Abrantes - editado por Wesley Bião
Jonas Hofmann comemora seu gol contra o Bayern (Foto: Divulgação/Twitter Borussia Monchengladbach)
A equipe do Borussia Mönchengladbach e do Bayern de Munique se enfrentaram nesta sexta-feira (08), válido pela 15ª rodada da Bundesliga, no Borussia-Park, na cidade de Mönchengladbach. Os gols do Borussia foram marcados por Jonas Hofmann, duas vezes, e por Florian Neuhaus; já o Bayern marcou com Robert Lewandowski e Leon Goretzka, ambos ainda na primeira etapa.
 
Com esse resultado, o Bayern se mantém na liderança com 33 pontos, e pode ver o RB Leipzig, que tem 31 pontos e ainda joga na rodada, assumir a primeira colocação do campeonato. Já o Borussia encosta no G-4 da competição, ficando a um ponto do quarto colocado, Borussia Dortmund, que será o adversário do RB Leipzig.
 
PRIMEIRO TEMPO
 
O início da partida começou com um Bayern com mais posse de bola, sempre tentando trocar muitos passes até encontrar um espaço, mas encontrou um Borussia se defendendo num bloco médio, que muitas vezes pressionava com mais intensidade e obrigava um passe mais arriscado ou um chutão.
 
Na maioria das tentativas de atacar, o Bayern buscava a lateral do campo para conseguir alguma triangulação ou jogada em velocidade, enquanto o Mönchengladbach buscava uma roubada de bola para sair em contra-ataque, já que não conseguia sair jogando de pé em pé devido à forte pressão da equipe de Munique no primeiro terço. Em uma pressão eficaz do Bayern, Florian Neuhaus tentou impedir um passe colocando a mão na bola, e o pênalti foi marcado aos 20 minutos. Robert Lewandowski bateu a penalidade e abriu o marcador.
 
Após o gol sofrido, a equipe do Borussia buscou atacar mais o adversário, porém, ao ser mais ofensivo, abriu mais a sua defesa, e era tudo o que o Bayern queria. Numa tentativa de sair jogando, Leon Goretzka interceptou o passe, tabelou, carregou a bola até a linha da grande área e finalizou com precisão, sem chances para Sommer. Aos 26 minutos, o Bayern aumentava o placar para 2x0.
 
Mesmo sofrendo o segundo gol em pouco tempo, a equipe de Mönchengladbach manteve a compostura e prestou mais atenção na defesa, sem deixar de pressionar o Bayern quando possível. E justamente numa pressão à saída de bola, o Borussia conseguiu roubar com Lars Stindl, que fez um belo giro e um belo passe em profundidade para Jonas Hofmann tirar de Manuel Neuer e diminuir a diferença. Aos 35 minutos, o Bayern vencia por 2x1.
 
Essa primeira etapa mostrou ambas as equipes com grande capacidade de atacar e de pressionar o adversário, algo que foi reforçado com outra roubada de bola de Stindl, que, novamente, ligou Hofmann em profundidade para empatar a partida. Após o VAR reverter a marcação de impedimento, o gol foi confirmado aos 45 minutos, 2x2.
 
SEGUNDO TEMPO
 
Logo aos três minutos dessa segunda etapa, a pressão do Borussia foi eficiente mais uma vez, porque Niklas Süle errou o passe e deu a chance de um ataque rápido para o adversário. Em poucos passes, a bola sobrou para Neuhaus, na meia-lua, que finalizou no canto superior esquerdo de Neuer para sacramentar a virada da equipe de branco.
 
Com uma vantagem no placar contra o Bayern de Munique, seria comum qualquer equipe recuar as linhas e se fechar para garantir a vitória, mas, assim como toda a partida, a equipe do Mönchengladbach continuou pressionando e não deixou de tentar sair jogando de pé em pé, mesmo que fosse arriscado sofrer um contra-ataque ou perder a bola perto da grande área. Pouco depois do gol, o Borussia dominava a partida e chegava com mais perigo, mas, com o passar do tempo, os bávaros precisaram ser mais efetivos e manter mais a bola.
 
Na construção ofensiva, o destaque do Bayern era Leroy Sané, que sempre recebia a bola pelo lado direito e ajudava na construção de jogadas, com dribles e jogadas em velocidade. Mas, a forte marcação na parte central do campo, por parte do Borussia, atrapalhava qualquer jogada da equipe de vermelho. Com essa dificuldade de criação, a solução foi cruzamentos na área, para que, principalmente, Lewandowski e Thomas Müller pudessem cabecear com precisão.
 
Nos dez minutos finais, a pressão da equipe de Munique era tão forte que o ímpeto ofensivo do adversário foi substituído pela preocupação defensiva. E mesmo com uma pressão mais forte, o Bayern não conseguia finalizar. Por vezes chegava na grande área, mas sem finalizar por causa da proteção do Borussia. As únicas oportunidades de gol surgiram a partir de jogadas mais rápidas e espaços deixados entre as linhas, mas nenhuma que balançasse as redes.
 
PRÓXIMOS CONFRONTOS
 
O Borussia Mönchengladbach terá oito dias para descansar e treinar para enfrentar o Stuttgart fora de casa, no dia 16 de janeiro, às 14:30 (horário de Brasília), pela Bundesliga. Já o Bayern busca vencer novamente na quarta-feira (13), pela Copa da Alemanha, onde enfrentará o Holstein Kiel, às 16:45 (horário de Brasília).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »