Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/01/2021 às 11h36min - Atualizada em 22/01/2021 às 10h25min

O que muda com as novas regras do WhatsApp?

Paulo Marques Pinto - Editado por Manoel Paulo
Com informações do site Tecmundo.
WhatsApp
As mudanças sobre compartilhamento de dados do WhatsApp e Facebook que estava previsto para 8 de fevereiro, foi adiado para 15 de maio. Mesmo assim o usuário deve acatar o compartilhamento de dados ou, então, perderá as atualizações. As mudanças afetarão "apenas as mensagens enviadas para contas empresariais" no aplicativo.

Os dados a serem compartilhados são o nome, o número de telefone, os contatos, o modelo do celular, a operadora, o endereço, os status, os arquivos de foto, vídeo e áudio, entre outros.

Contudo, mantém-se a criptografia de ponta a ponta, o que impede WhatsApp e, agora, Facebook, de quebrar o sigilo de chamadas e mensagens. Entretanto, para Aline Triviño, consultora externa em proteção de dados, a conduta é extremamente reprovável. Se o cliente não aceita uma cláusula injustificável, o fornecedor não deve interromper o contrato em que oferece seus produtos, ou pode cometer uma infração.

É o que diz o artigo 36, inciso XII, da Lei n° 12.529, de Defesa da Concorrência. Além disso, no dia 14 de janeiro, o Procon pediu explicações para a empresa de Mark Zuckerberg sobre o compartilhamento de dados dos usuários.

Essa ação do WhatsApp fez a empresa perceber que milhares de usuários trocassem de aplicativos, indo para o Telegram, noticiado aqui no Lab Dicas e o Signal. O WhatsApp pode estar com os dias contados.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »