Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
08/04/2021 às 21h54min - Atualizada em 08/04/2021 às 21h51min

Arsenal sai na frente, mas Slavia Praga arranca empate nos acréscimos pela Liga Europa

Visitantes podem se classificar com empate sem gols no jogo da volta

Felipe Sousa - editado por Anna Voloch
Lacazette observa a bola ir de encontro ao travessão em uma das várias chances desperdiçadas pelo Arsenal (Foto: Reprodução/Imago/OneFootball)
Pelas quartas de final da Liga Europa, Arsenal e Slavia Praga empataram em jogo disputado na última quinta-feira (8). Os ingleses pareciam respirar aliviados após Nicolas Pépé abrir o placar aos 40 minutos do segundo tempo. A vitória, após inúmeras chances desperdiçadas ao longo do segundo tempo, aparentava estar bem perto. No entanto, o adversário empatou com Tomás Holes aos 49, e decretou um empate com gosto de vitória para os visitantes no Emirates Stadium.

O resultado dá aos tchecos uma vantagem importante para o jogo da volta, que acontecerá na próxima quinta-feira (15) no Sinobo Stadium, em Praga. Um empate sem gols dá ao Slavia a vaga na semifinal do torneio. Para o Arsenal, uma vitória por qualquer placar ou empate a partir de 2 a 2 colocam os Gunners na próxima fase.

PRIMEIRO TEMPO

Ao longo da campanha, o Slavia Praga se caracterizou como uma equipe que não se intimida com o adversário, seja qual for o seu tamanho e qualidade. Até por isso, a equipe visitante começou a disputa tentando impor o seu jogo, mantendo mais a posse de bola e chegando mais à meta adversária. A primeira chance mais incisiva do Slavia aconteceu aos 14 minutos, quando Provod aproveitou uma bola rebatida da defesa do Arsenal e chutou por cima do travessão.

A partir da metade da etapa inicial, porém, o Arsenal equilibrou as ações e respondeu com um chute para fora de Lacazette, aos 27 minutos. No minuto seguinte, a primeira chance clara de gol dos mandantes: Holding fez um passe entre a linha defensiva do Slavia deixando Saka com o caminho livre para o gol; frente a frente com o goleiro Kolar, o atacante inglês finalizou para fora. A pressão seguiu e, antes do intervalo, Holding obrigou Kolar a fazer uma boa defesa após cabeceio do defensor do Arsenal.

SEGUNDO TEMPO

Na etapa final, o Arsenal seguiu na pressão: logo aos 3 minutos, Willian carimbou a trave do Slavia Praga em cobrança de falta. Os tchecos se retraíram e tentaram explorar os contra-ataques. Uma chance surgiu aos 12 minutos, quando Leno defendeu uma finalização de Boriu.

Logo depois, o Arsenal teve outra chance claríssima para abrir o placar com Lacazette, que desarmou Dorley no círculo central e teve o campo completamente livre para avançar até o gol; diante de Kolar, o francês buscou o ângulo e acabou acertando o travessão. Thomas Partey foi outro que também teve boa chance, essa menos clara, ao finalizar rente à trave perto dos 30 minutos.

O Slavia também criou boas chances para tirar o zero do placar logo depois, quando Kuchta cruzou rasteiro, a defesa afastou, e Sevcik finalizou perto da meta de Leno. O Arsenal respondeu em seguida com um cruzamento de Smith-Rowe para Aubameyang dentro da pequena área; o gabonês não pegou bem na bola e desperdiçou. As alterações do técnico Mikel Arteta começavam a surgir efeito e Gabriel Martinelli quase marcou em um chute cruzado dentro da área, defendido por Kolar.

Mas o jogador vindo do banco que finalmente abriu o placar foi Nicolas Pépé: Aubameyang ganhou uma dividida na intermediária e acionou o marfinense, que avançou em velocidade, venceu o defensor na corrida e tocou na saída do goleiro para colocar o Arsenal na frente do placar.

Diante do revés, o Slavia Praga decidiu se lançar ao ataque. Nos acréscimos, Provod ganhou de Martinelli na dividida, avançou para dentro da área e finalizou forte; Leno defendeu e a bola chegou a bater na trave. Logo na sequência, em cobrança de escanteio de Provod, a bola resvalou em Pépé e sobrou para Holes escorar de cabeça e decretar o empate em Londres. A partida terminou, assim, com o placar de 1 a 1.

PRÓXIMOS CONFRONTOS

Antes do duelo decisivo pela Liga Europa, as duas equipes voltam as atenções para os campeonatos nacionais: O Arsenal terá pela frente o Sheffield United fora de casa, no domingo, às 16h30 (de Brasília), pela Premier League. O compromisso do Slavia no Campeonato Tcheco será um pouco mais cedo, às 13h30 (de Brasília): nada menos que o arquirrival Sparta Praga, em casa.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »