Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/05/2021 às 16h37min - Atualizada em 01/05/2021 às 16h09min

Groenlândia e o efeito do aquecimento global

Derretimento de geleiras e surgimento de minerais raros faz países ficarem de olho na região

Marina Miano Cardoso - Editado por Maria Paula Ramos
Considerada a maior ilha do mundo, as geleiras da Groenlândia estão derretendo. Foto: Infoglobo / Reprodução: O Globo

Território autônomo que pertence à Dinamarca, geleiras na Groenlândia começam a derreter e assim surgem minerais raros. Um grupo de 17 elementos como neodímio, praseodímio, disprósio e térbio que são usados na fabricação de eletrônicos e armas. Isso faz com que diversos países (dentre eles EUA e China) fiquem de olho para o desenvolvimento de uma mineração no local. 

 

Considerada a maior ilha do mundo, a Groenlândia conta com apenas 56 mil habitantes, uma área de 2 milhões de quilômetros quadrados e sua economia depende da pesca e de subsídios dinamarqueses. No seu pleito parlamentar, em 07 de abril, o partido de esquerda Inuit Ataqatigiit venceu com folga, e um de seus planos é ser oposição ao projeto de mineração, pois sua preocupação é que isso gere lixo tóxico e poluição radioativa. 

 

“É uma região que nunca foi explorada do ponto de vista mineral e contém uma reserva de vários minerais estratégicos, dentre eles o nióbio e lítio que são utilizados, por exemplo, na fabricação de baterias de automóveis elétricos”, afirma o coordenador do Programa Mudanças Climáticas da FAPESP, Paulo Artaxo.

 

O derretimento das geleiras fez a ilha se tornar o centro de disputa entre EUA e a China tanto por sua mineração quanto pela posição geográfica entre a América do Norte e a Europa. 

 

Outro ponto importante é que o território está entre os mais afetados pelo aquecimento global.

 

“Com aquecimento global a temperatura média subiu cerca de 1.2 graus centigrados. Só na região da Groenlândia subiu mais de 2 graus causando o derretimento de suas geleiras, que são uma das maiores do planeta, ocasionando assim o aumento do nível global do mar. A maior parte da população que vive em áreas costeiras já estão sentindo o crescimento da erosão marinha, junto com o aumento das intensidades das marés faz com que os impactos sejam fortes”, explica Paulo Artaxo

 

Essa região não é a única que está sendo impactada pela crise climática, um estudo feito pela Universidade de Reading, Inglaterra, aponta que um terço das placas de gelo do mundo estão em risco. “Incluindo a dos Andes e do Himalaia que provavelmente daqui 20 ou 30 anos deixarão de existir. Isso atinge, também, o fornecimento de água para milhões de pessoas que vivem ao longo da Cordilheira dos Andes e do Himalaia”, aponta o coordenador do Programa Mudanças Climáticas da FAPESP. 

 

Cúpula de Líderes sobre o Clima

 

Entre quinta e sexta-feira (23 e 24/04) líderes de 40 países tiveram um encontro virtual para falar sobre medidas de combate à mudança climática, economia sustentável e suas metas para reduzir a emissão de gases poluentes

 

Junto a eles estava o Brasil, que sob o comando de Jair Bolsonaro acelerou a destruição da Amazônia, acompanhado por diversos outros países ricos que não cumpriram as metas ambientais descritas no Acordo de Paris que entrou em vigor em 2016. 

 

Nessa nova reunião países como EUA (50% a 52%), China (40% a 45%) e Brasil (50%se comprometeram a conter as emissões até 2030.

REFERÊNCIAS:

BBC. Geleiras derretendo e minerais raros surgindo: por que prestar atenção ao novo governo da Groenlândia.
BBC News Brasil. 07 de abril. 2021. Disponíve em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/04/07/geleiras-derretendo-e-minerais-raros-surgindo-por-que-prestar-atencao-ao-novo-governo-da-groenlandia.ghtml> Acesso em: 12 de abrl. 2021. 

BBC. Cúpula do clima: Como países ricos estão falhando em suas metas ambientais. BBC News Brasil. 23 de abril. 2021. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-56854692> Acesso em: 30 de abril. 2021. 

G1. 'Cúpula de Líderes sobre o Clima': entenda o que está em jogo no encontro organizado pelos EUA. Portal G1. 22 de abril. 2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/04/22/cupula-de-lideres-sobre-o-clima-entenda-o-que-esta-em-jogo-no-encontro-organizado-pelos-eua.ghtml> Acesso em: 29 de abril. 2021. 

VEJA. Estudo: aquecimento global coloca um terço das placas de gelo em risco. Veja. 08 de abril. 2021. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/ciencia/aquecimento-global-coloca-1-3-das-placas-de-gelo-em-risco-aponta-estudo/ > Acesso em: 30 de abril. 2021.


https://oglobo.globo.com/sociedade/geleiras-da-groenlandia-derreterao-completamente-diz-estudo-23753560
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »