Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
08/10/2023 às 14h02min - Atualizada em 08/10/2023 às 13h28min

Brasil acima de 40° graus: entenda o fenômeno que tem influenciado as ondas de calor

Saiba a previsão para outubro e os possíveis impactos do El Niño no aumento da temperatura

Alexia Faustino - Editada Por Nick Santos
Reprodução/ClimaTempo
Após a onda de calor no último mês, os estados brasileiros devem continuar a enfrentar altas temperaturas em outubro, novembro e dezembro.

Segundo boletim divulgado no último dia 20, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastre (Cenad), a previsão de temperatura para o trimestre atual é de valores acima da faixa normal na maior parte do Brasil. Algumas regiões do país podem chegar a até 3°C acima da média. Confira no mapa abaixo:


 

Segundo a Climatempo, outubro será marcado por “aumento da chuva sobre a região Sul e o reforço das condições de diminuição da chuva sobre o Norte e o Nordeste do país.”

O mês que já detêm 8 das 15 maiores temperaturas no Brasil, continuará sob influência do El Niño, fenômeno meteorológico que, segundo a Climatempo, “facilita o surgimento de áreas de alta pressão atmosférica sobre o Brasil, que se forem muito fortes e persistentes, causam bloqueios na atmosfera, afastando as frentes frias e o ar frio, deixando o ar seco e parado numa grande área, por vários dias consecutivos, podendo, então, gerar uma onda de calor”.

Saiba mais sobre o El Niño

O fenômeno corresponde ao aquecimento, acima da média, da água do oceano Pacífico Equatorial, causando alterações na circulação dos ventos e alterando a trajetória normal das frentes frias que surgem da Antártica e se deslocam até a América do Sul.

Conforme a Climatempo, “são as frentes frias que trazem o ar frio de origem polar, que se mistura com o ar que predomina sobre o Brasil “temperando” o ar, baixando a temperatura. É como colocar umas pedras de gelo no chá quente para esfriar.” A alta pressão atmosférica facilitada pelo fenômeno reduz a nebulosidade e deixa o ar mais seco, diminuindo assim as probabilidades de chuva.

“Com pouca chuva e o número de horas de sol forte aumentando, as temperaturas naturalmente já serão mais altas neste mês de outubro. Mas com a presença do El Niño, realmente não dá para descartar a chance de termos novas situações de bloqueio atmosférico, como tivemos em setembro, e aí termos outra onda de calor forte.” explica o meteorologista Vinícius Lucyrio, da equipe de previsão climática da Climatempo.

O El Niño irá atuar durante toda a primavera de 2023 e o verão de 2023/2024, a previsão é de que o cenário mude a partir do outono do ano que vem.

Previsão para o mês de outubro

As regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste terão precipitações provocadas por causa do calor e outros atores meteorológicos, que poderão se transformar em ciclones extratropicais no Sul, temporais e chuvas intensas e irregulares no Sudeste e chuvas abaixo da normalidade na região Centro-oeste.

A região Norte, já fortemente impactada pelo El Niño, também estará sob influência do Atlântico do Norte e do Golfo do México com temperaturas acima do normal. Estes fatores manterão a chuva abaixo da média na região, o que pode aumentar o risco de incêndios na vegetação, além de impactar nos níveis dos rios da bacia amazônica, já abaixo do normal.

Conforme a Climatempo, a previsão para a região Nordeste é de “dias com sol forte, com poucas nuvens e sem pancadas de chuva, tanto no litoral quanto no interior”.

REFERÊNCIAS


Outubro de 2023: Mais chuva no Sul e calorão no Brasil. Climatempo, 2023. Disponível em:
. Acesso em: 07, outubro e 2023.

Painel El Niño 2023-2024. Portal Inmet, 2023. Disponível em: < https://portal.inmet.gov.br/uploads/notastecnicas/El-Ni%C3%B1o-2023_boletim-setembro.pdf>. Acesso em: 06, outubro e 2023.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »