Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/05/2021 às 02h22min - Atualizada em 04/05/2021 às 01h59min

Com golaço de Iñaki Willians, Athletic Bilbao derrota o Sevilla

A equipe de Julien Lopetegui terá que vencer o Real Madrid na próxima rodada para seguir vivo na luta acirrada pelo título de La Liga

Wagner Maciel - labdicasjornalismo.com
Iñaki e Nuñes comemoram o gol da importante vitória do Athletic Club - Foto: ISTOÉ.com

Em partida válida pela 34a rodada do Campeonato Espanhol, o Sevilla recebeu o Athletic Club, na última segunda-feira (03), em um duelo que poderia enbolar completamente a disputa pela ponta da tabela. O confronto ocorreu no estádio Ramón Sánchez Pizjuán e teve como protagonistas o goleiro Simón e o atacante Iñaki Willians, que decidiu o jogo com um belo gol de cobertura, aos 90 minutos.

 

Primeiro tempo

 

Sabendo do nível de dificuldade que teria a sua frente, o treinador Lopetegui buscou propor um estilo ofensivo de jogo, mas não contava com uma defesa sólida e uma muralha chamada Unai Simón, que fez defesas difíceis em momentos em que o time basco era pressionado. O volume de jogo do time da casa chegou a apontar uma posse de bola de 72% no primeiro tempo, enquanto o Bilbao buscava espaços para armar um contra-ataque, estratégia que demorou até se concretizar.

 

Um dos lances que define com mais exatidão o que foi a primeira etapa ocorreu aos 22 minutos. Em um levantamento preciso de Acuña para dentro da área do Athletic, En Nesyri subiu mais alto do que seu marcador e cabeceou no chão, como manda o manual; o atacante não contou com uma reação imediata do goleiro, que fez uma incrível defesa, evitando a desvantagem. 

 

Artilheiro do Sevilla com 17 gols na temporada do Espanhol, o marroquino teve mais duas grandes chances desperdiçadas,uma delas com uma defesaça do goleiro espanhol. Após uma bela troca de passes na entrada da área, En Nesyri chegou perto da pequena área e tocou para o lado, esperando um companheiro que finalizasse. No entanto, um defensor do Bilbao afastou o perigo de sua área. Minutos depois, o atacante recebeu dentro da grande área e chutou forte e rasteiro, mas o goleiro defendeu em dois tempos.

 

Segundo tempo

 

As equipes voltaram do vestiário com a mesma formação do primeiro tempo e o jogo se mostrava mais favorável aos mandantes, que mantiveram a pressão. Enquanto isso, os Leones procuravam manter suas linhas de defesa compactadas, mantendo um ritmo de marcação intenso, mesmo com uma posse de bola de apenas 25%. Mesmo assim, a estratégia de Marcelino Garcia seguiu em manter a forte marcação e contra atacar, explorando as linhas altas do oponente.

 

Aos 52 minutos, um lance polêmico levou o treinador Lopetegui à loucura. Em jogada do veterano Jesus Navas, o espanhol cruzou, mas a bola desviou na mão de seu marcador, Balenziaga, que estava com sua mão para baixo, visto pelo experiente comentarista, Paulo Calçade,  como “em posição natural”. Para a sorte dos torcedores bascos, o juiz teve a mesma interpretação e não marcou a penalidade máxima. 

 

Marcelino viu como a partida seguia, e, que o Sevilla buscaria os três  pontos até o último instante e optou por colocar jogadores de ataque. Cada substituição fez diferença, desde a entrada do garoto Nico Williams, que quase marcou um golaço, mas estava impedido, até a entrada de seu irmão, Iñaki, que deu a vitória à equipe. 

 

O Sevilla se atirou ao campo de ataque em busca do gol da vitória, mas teve uma desgradável surpresa. Sancet, recebeu com um corredor e correu contra apenas um marcador do rival. O camisa nove se posicionou com extrema inteligência, para não entrar em posição de impedimento, recebeu bom passe de seu companheiro e bateu com categoria por cima do goleiro Bonnou, que nada pôde fazer para evitar o golaço da vitória do Bilbao.

 

Próximos jogos 

 

O Sevilla perdeu a chance de encostar no terceiro colocado, Barcelona, seguindo com 70 pontos. O próximo desafio do time da Andaluzia será fora de casa, contra o Real Madrid, que possui 74 pontos, assim como o Barça. Os dois gigantes estão a dois do Atlético de Madrid, que enfrenta os catalães no próximo sábado.

 

Quanto ao Athetic, os bascos buscam mais uma vitória contra o 11° colocado, Osasuna. O time de Iñaki tem a chance de uma classificação para a Liga Europa da próxima temporada, mas não podem perder pontos. Quando perguntado sobre a vaga na competição, o treinador,  Marcelino respondeu: “cada vez que você moe pergunta sobre a Europa e eu falo sobre ela, não ganhamos o próximo jogo”. Quem sabe o silêncio contribua para o ganho dos próximos jogos.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »