Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/05/2021 às 14h28min - Atualizada em 16/05/2021 às 13h56min

Na Terra Indígena Yanomami o garimpo chega, já ajuda médica tem dificuldade

A invasão de garimpeiros fez aumentar os casos de malária, por sua grande extensão territorial e precariedade na infraestrutura médica, os yanomamis continuam sofrendo

Marina Miano Cardoso - Editado por Maria Paula Ramos
Desde 2018 os yanomamis sofrem de forma acelerada a invasão de garimpeiros. Créditos: Victor Moriyama/ISA - Reprodução: Google
 

Na Região Norte do país, entre os estados do Amazonas e Roraima está localizada a terra indígena dos Yanomami. No domingo passado (09) o jornal Folha de S.Paulo expôs o aumento de casos de malária e desnutrição infantil. Após isso, também começou a ser noticiado as invasões de garimpeiros no território e o confronto entre eles e os yanomamis.  

 

Os Yanomamis ocupam um território de 9.664.975 hectares, também atinge ambos os lados da fronteira entre o Brasil e a Venezuela. Na parte brasileira sua população se divide em 360 aldeias com uma população de aproximadamente 27.000 indígenas. De acordo com o Dr. Paulo Cesar Basta, da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a extensão de seu território é um dos fatores para a dificuldade de a ajuda médica chegar. 

 

“A atenção à saúde desses povos está sob responsabilidade do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y), vinculado à Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (Sesai-MS). Na estrutura do Dsei-Y, existem 37 polos-base, localizados no interior da Terra Indígena Yanomami, que são unidades responsáveis pelos serviços de atenção primária à saúde. Todavia, segundo dados da própria Sesai-MS, existem 78 unidades básicas de saúde indígena (UBSI) que apresentam diferentes níveis de organização, a depender do tamanho da população atendida e da disponibilidade de profissionais de saúde”, explica. “Essas unidades são responsáveis por atender 360 aldeias, fica evidente que a cobertura dos serviços é limitada. Além da precária infraestrutura de saúde disponível, o isolamento geográfico e a longa distância dos centros especializados restringem sobremaneira o acesso aos serviços públicos de saúde, sobretudo às ações de média e alta complexidade”, diz. 

 

Com o aumento da invasão de garimpeiros em suas terras - uma estimativa de 20 mil operando de forma ilegal -, os yanomamis veem aumentar os casos de malária, desnutrição infantil, diversos outros riscos de doenças respiratórias e contaminação por componente químico. 

 

“A contaminação por mercúrio representa apenas uma pequena parte do problema, a presença do garimpo em terras indígenas provoca devastação do ambiente, afeta espécies da fauna e da flora, altera a disponibilidade de alimentos (produtos da caça, pesca, coleta de espécies nativas etc.) e impacta negativamente a segurança alimentar, assim como expõe a população às doenças transmitidas por vetores, de maneira especial, a malária”, explica. “Vale lembrar que houve um crescimento de 473% nos casos de malária na Terra Indígena Yanomami, nos últimos cinco anos, saltando de 2.896 notificações, em 2014, para 16.613 casos e cinco óbitos, em 2019”, afirma o Dr. Paulo Cesar Basta. 

 

Guerra contra o garimpeiros

Ataque ocorreu nesta quarta-feira (12), duas crianças se afogaram ao fugir do confronto armado entre os garimpeiros e a comunidade indígena Palimiú, na Terra Indígena Yanomami. A Hutukara Associação Yanomami denunciou, por meio de nota, ao Ministério Público Federal neste sábado (15), que após saírem correndo para o mato para se protegerem dos tiros, os corpos dos dois meninos (um de 1 ano e outro de 5) foram encontrados no rio Uraricoera. 

Outro confronto ocorreu na última segunda-feira (10), a Hutukara via ofício conta que sete barcos com garimpeiros chegaram nas terras indígenas e assim se iniciou o confronto, no qual três garimpeiros morreram e um indígena levou um tiro de raspão. 

Bem como, não é de hoje que os yanomamis enfrentam invasões em seus territórios. No século XX as igrejas protestantes queriam evangelizar essa população. Na ditadura militar também sofreram com o início da construção da rodovia Perimetral Norte, uma obra que não foi concluída. Em 1980 cerca de 40.000 garimpeiros invadiram o território para a primeira corrida do ouro. O presidente Fernando Collor de Melo, homologou em 1992 a proteção do território Yanomami, que foi seguido pelos outros governos, porém, isso durou pouco. 

“Desde o início do século XXI, a Terra Indígena Yanomami vem sofrendo pressão em sua borda sul por parte de madeireiros ilegais e representantes do agronegócio que tem planos de expansão sobre o território tradicional. Lamentavelmente, logo nos primeiros anos da década de 2010, os garimpeiros voltaram de forma imprudente”, conta Dr. Paulo Cesar Basta, da Fiocruz. “Desde 2018, já na campanha para eleição presidencial houve um crescimento acelerado na invasão do território tradicional, que hoje, se revela na forma de forma violenta por intermédio do crime organizado, coordenado pela facção criminosa, com origens nos presídios da cidade de São Paulo, conhecida como Primeiro Comando da Capital (PCC)”, diz. 

REFERÊNCIAS: 
FERNADES E OLIVEIRA, Vanessa e Valéria. Líderes indígenas relatam mortes de duas crianças após ataque de garimpeiros na Terra Yanomami, diz associação. G1. 15 de mai. 2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2021/05/15/lideres-indigenas-relatam-mortes-de-duas-criancas-em-conflitos-na-terra-yanomami-diz-associacao.ghtml> Acesso em: 14 de mai. 2021. 

MAISONNAVE, Fabiano. Foto de criança expõe crise na assistência à saúde dos yanomamis. Folha de S.Paulo. 09 de mai. 2021. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2021/05/foto-de-crianca-expoe-crise-na-assistencia-a-saude-dos-yanomamis.shtml> Acesso em: 09 de mai. 2021. 

MAISONNAVE, Fabiano. Tiroteio entre yanomami e garimpeiros deixa 3 mortos em Roraima. Folha de S.Paulo. 10 de mai. 2021. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2021/05/tiroteio-entre-yanomamis-e-garimpeiros-deixa-feridos-em-roraima.shtml> Acesso em: 14 de mai. 2021

PAMPLONA, Nicola. Yanomamis dizem que duas crianças morreram durante ataques de garimpeiros. Folha de S.Paulo. 15 de mai. 2021. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2021/05/yanomamis-dizem-que-duas-criancas-morreram-durante-ataques-de-garimpeiros.shtml> Acesso em: 15 de mai. 2021. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »