Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/05/2021 às 15h11min - Atualizada em 24/05/2021 às 14h57min

Max Verstappen vence em Mônaco e assume a liderança

Carlos Sainz (Ferrari) e Lando Norris (McLaren) fecharam o pódio; Lewis Hamilton (Mercedes) foi apenas o sétimo

Felipe Sousa - labdicasjornalismo.com
Max Verstappen celebra vitória no principado de Mônaco (Red Bull Pool Content/Getty Images)
O Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1, ausente na temporada 2020 por conta da pandemia de Covid-19, voltou a ser disputado nesta temporada com vitória do holandês Max Verstappen (Red Bull),  que liderou de ponta a ponta para assumir também a liderança do campeonato de pilotos da categoria; Carlos Sainz (Ferrari) terminou em segundo, enquanto que Lando Norris (McLaren) fechou o pódio com o terceiro lugar.

Concorrente direto de Verstappen na briga pelo título, Lewis Hamilton (Mercedes) terminou numa modesta sétima colocação nessa corrida que os alemães certamente vão querer esquecer: além da estratégia mal sucedida para o heptacampeão, Valtteri Bottas foi forçado a abandonar por causa de uma porca solta na roda dianteira direita durante os pits.

Completaram o Top 10: Sérgio Pérez (Red Bull) em quarto, Sebastian Vettel (Aston Martin) em quinto, Pierre Gasly (AlphaTauri) em sexto, Lance Stroll (Aston Martin) em oitavo, Esteban Ocon (Alpine) em nono e Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) na décima colocação.

A  CORRIDA

A vida de Verstappen foi facilitada quando o pole Charles Leclerc (Ferrari) foi obrigado a abandonar antes mesmo da largada devido a um problema no eixo de transmissão, resquício da batida do monegasco no fim do treino classificatório de sábado. Com a primeira posição do grid vaga, o holandês colocou o carro apontado para a saída da curva Sainte Devote; na largada,  defendeu-se bem de Valtteri Bottas para manter a ponta.

As posições de largada foram majoritariamente mantidas, com exceção de Fernando Alonso (Alpine), que pulou para o 14º lugar. A situação se manteve assim por mais algumas voltas, em uma verdadeira procissão nas ruas de Mônaco. Na volta 10, Lando Norris foi advertido com uma bandeira preta e branca por exceder os limites da pista.

Na volta 30, Lewis Hamilton parou nos pits em uma tentativa de fazer um undercut em Pierre Gasly, trocando os pneus médios por duros. A estratégia não funcionou e o britânico voltou atrás do piloto da AlphaTauri – ambos foram ultrapassados na pista por Sebastian Vettel, na principal disputa por posição em pista da corrida.

Bottas teve ainda mais azar: em sua parada nos boxes, a porca de sua roda dianteira direita se soltou e os mecânicos não foram capazes de trocar o pneu, o que significou o fim da corrida para o finlandês. Sérgio Pérez estendeu seu tempo na pista e chegou a assumir o segundo lugar antes de fazer a sua parada, retornando em quarto.

Após parar nos pits, Verstappen seguiu confortavelmente na liderança, mantendo uma distância considerável em relação ao vice-líder Carlos Sainz. A única disputa relevante na pista era pela nona colocação entre Esteban Ocon e Antonio Giovinazzi. Sem muito a perder, a Mercedes chamou Hamilton aos boxes na volta 68 em uma tentativa de garantir o ponto extra da melhor volta.

Pérez aproveitou a falta de ritmo de Lando Norris para se aproximar do britânico, mas não havia muito a ser feito. Hamilton conseguiu virar em 1:12.909 para garantir a melhor volta e o ponto extra, ao passo que Verstappen recebeu da tenista Serena Williams a bandeirada que confirmou sua segunda vitória na temporada.

SITUAÇÃO DO CAMPEONATO 

Max Verstappen assumiu a liderança do campeonato de pilotos da Fórmula 1 com 105 pontos, quatro pontos a mais que o agora vice-líder Lewis Hamilton, com 101 pontos – é a primeira vez na carreira de Verstappen termina um fim de semana como líder do campeonato.

O fim de semana ruim da Mercedes também cobrou o seu preço: pela primeira vez desde 2018, a equipe alemã não lidera o campeonato de construtores, que está tem a Red Bull na liderança com 149 pontos, um a mais que as flechas negras.

PRÓXIMA CORRIDA 

O circo da Fórmula 1 viaja agora até Baku para o Grande Prêmio do Azerbaijão, que será realizado daqui a duas semanas, no dia 6 de junho.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »