Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/06/2019 às 11h36min - Atualizada em 03/06/2019 às 11h36min

Vem aí a Copa América!

Torneio continental mais antigo entre seleções chega a sua 46ª edição. Confira análises dos grupos e jogos.

Bernardo Nascimento - Editado por Amanda Cruz
Logo da Copa América 2019. Foto: Divulgação/CONMEBOL
Começa no dia 14 de junho (sexta-feira) a Copa América 2019! Esta edição do torneio contará com 12 participantes, sendo dois convidados: Catar e Japão. O torneio terá 26 partidas disputadas ao todo. Sendo que a sua abertura, será no Estádio Morumbi, no jogo entre Brasil x Bolívia, às 21h30 (horário de Brasília). Além disso, a final será realizada no Maracanã, no dia 7 de julho (domingo), às 17h (horário de Brasília).
 
A competição, que chega sua 46ª edição, tem o Uruguai como maior campeão, tendo levantado 15 vezes a taça. O atual campeão é o Chile (que na verdade é bicampeão). Os chilenos venceram as duas últimas edições (2015 e 2016), sendo estes os seus dois únicos títulos em toda a história. O Brasil, atual sede da competição, já se sagrou campeão em oito oportunidades.
 
Abaixo conheceremos os grupos, análises das seleções participantes e datas dos jogos da Copa América 2019. Lembrando que se classificam os dois melhores de cada chave, além das duas melhores campanhas de terceiros colocados:
 
GRUPO A: Brasil, Bolívia, Venezuela e Peru
 
O anfitrião do torneio contou com uma certa sorte no sorteio. A Seleção Brasileira caiu em um grupo relativamente fácil, porém com um participante da Copa do Mundo 2018, o Peru. Além deste, as outras duas seleções são: Bolívia e Venezuela.

O Brasil é o atual 3º colocado no ranking da FIFA e tem um peso nas costas para conquistar a Copa América em casa. Principalmente porque, no Mundial da Rússia no ano passado, foi eliminado nas quartas de final pela Bélgica.
 
A segunda vaga do grupo deve ficar com o Peru. Os peruanos jogaram a Copa e vivem um bom momento com o seu torcedor, mesmo tendo sido eliminados na 1ª fase do torneio. Pode-se dizer que a Venezuela é uma equipe em ascensão no cenário sul-americano, apesar da penúltima colocação nas eliminatórias passadas. A Vino Tinto foi vice-campeã no Mundial Sub-20 e tem na garotada a sua principal aposta, podendo surpreender.
 
A zebra do grupo é a Bolívia. Os bolivianos conquistaram apenas uma vitória em seis amistosos realizados, marcando sete e sofrendo nove gols.
 
Jogos:
14/06 (sexta), 21h30, Brasil x Bolívia (Morumbi)
15/06 (sábado), 16h, Venezuela x Peru (Arena do Grêmio)
18/06 (terça), 18h30, Bolívia x Peru (Maracanã)
18/06 (terça), 21h30, Brasil x Venezuela (Fonte Nova)
22/06 (sábado), 16h, Peru x Brasil (Arena Corinthians)
22/06 (sábado), 16h, Bolívia x Venezuela (Mineirão)
 
GRUPO B: Argentina, Colômbia, Paraguai e Catar
 
Este é um grupo bem equilibrado e talvez o mais difícil da Copa América. A primeira posição ficará entre Argentina e Colômbia. Os argentinos chegam em baixa após uma participação fraquíssima na Copa passada.
 
Porém a seleção bicampeã do mundo está recolhendo os cacos. Nenhum treinador foi anunciado como substituto logo de cara e o ex-jogador Lionel Scaloni fez bom trabalho nos amistosos. Ele ganhou a confiança e será o treinador na competição. Os nossos hermanos ocupam apenas a 11ª posição no ranking da FIFA. Além disso, possuem 14 títulos, sendo o segundo maior campeão. 
 
Os colombianos aparecem uma colocação atrás, com um honroso 12º lugar entre as maiores seleções do mundo. O único ponto negativo fica com a sua federação local, que demorou a escolher um novo treinador, prejudicando a preparação para o torneio sul-americano.
 
O Catar é a surpresa deste grupo. O país que será sede do próximo Mundial em 2022, também é o atual campeão da Copa da Ásia. A seleção aparece na 55ª colocação no ranking da FIFA.
 
O Paraguai pode dar trabalho, porém vive incertezas após a saída do treinador Juan Carlos Osorio. Os paraguaios disputaram três amistosos, perderam dois e empataram um, marcando três gols e levando seis.
 
Jogos:
15/06 (sábado), 19h, Argentina x Colômbia (Fonte Nova)
16/06 (domingo), 16h, Paraguai x Catar (Maracanã)
19/06 (quarta), 18h30, Colômbia x Catar (Morumbi)
19/06 (quarta), 21h30, Argentina x Paraguai (Mineirão)
23/06 (domingo), 16h, Catar x Argentina (Arena do Grêmio)
23/06 (domingo), 16h, Colômbia x Paraguai (Fonte Nova)
 
GRUPO C: Uruguai, Equador, Japão e Chile
 
Este grupo pode apresentar bons jogos. O Uruguai é o favorito, após boa campanha na Copa 2018 – onde caiu nas quartas para a atual seleção campeã mundial, a França – e por ocupar o 6º lugar no ranking da FIFA. Além disso, a Celeste está em boa fase, nos últimos amistosos: venceu quatro, empatou um e perdeu um, com 11 gols marcados e cinco sofridos.
 
O Equador não participou da última Copa, mesmo após uma largada excelente com quatro vitórias seguidas. A contratação de Hernan Gomez para uma completa reformulação do elenco não foi surpreendente. Ele vai tentando fazer o trabalho que foi proposto. A cada convocação promove mudanças significativas na lista. Isso tem provocado grandes oscilações nos amistosos e incertezas sobre quem estará na Copa América 2019.
 
O Japão pode complicar. Tradicionalmente uma das mais fortes da Ásia, a seleção japonesa é a atual vice-campeã da Copa da Ásia e segunda melhor classificada no ranking da FIFA do continente asiático, ocupando a 26ª posição.
 
O Chile é outra incógnita, já que depois de suas duas conquistas não conseguiu nem se classificar para a Copa do Mundo de 2018. Nos amistosos, a seleção chilena teve duas vitórias, um empate e duas derrotas, com sete gols marcados e seis sofridos.
 
Jogos:
16/06 (domingo), 19h, Uruguai x Equador (Mineirão)
17/06 (segunda), 20h, Japão x Chile (Morumbi)
20/06 (quinta), 20h, Uruguai x Japão (Arena do Grêmio)
21/06 (sexta), 20h, Equador x Chile (Fonte Nova)
23/06 (segunda), 20h, Chile x Uruguai (Maracanã)
23/06 (segunda), 20h, Equador x Japão (Mineirão)

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »