Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/05/2021 às 18h12min - Atualizada em 27/05/2021 às 17h14min

Conheça o sistema antimísseis de Israel o Domo de Ferro

A Cúpula de Ferro ganhou destaque no conflito entre Israel e a Palestina por interceptar mísseis.

Tamires Batista de Jesus - Editado por Manoel Paulo
O Iron Dome interceptando foguetes lançados da Faixa de Gaza em 10/05/2021; Foto: Amir Cohen/Reuters.
O Domo de Ferro (em inglês, conhecido como Iron Dome) é um sistema antiaéreo desenvolvido pela empresa israelense Rafael Advanced Defense Systems junto a Israel Aerospace Industries. Seu objetivo é interceptar mísseis e bombas lançadas em um raio de até 70 quilômetros, calculando o possível local de alvo e destruindo a artilharia inimiga quando há possibilidade de atingir regiões habitadas por civis.

Durante o mês de maio de 2021 a tensão entre Israel e a Palestina pela região de Jerusalém Oriental, área dominada por Israel, se intensificou. A Palestina após alertar aos israelenses para desocuparem a área lançou mísseis contra Tel Aviv. Tornando viral um vídeo nas redes sociais que o Domo de Ferro intercepta e neutraliza mísseis lançados da Faixa de Gaza.
 
O sistema possui um radar de detecção e rastreamento, um sistema de controle de armas e gerenciamento de batalha (BMC) e uma unidade de disparo de mísseis (MFU). Cada míssil interceptor chamado Tamir tem 3 metros de comprimento, 15 centímetros de diâmetro e pesa 90 quilos, conforme alega o grupo de análise de segurança Jane's International Defense Review (IDR) em 2012. 

O sistema móvel, também conhecido como bateria, é composto de um radar para identificar alvos, um sistema de controle e um lançador de mísseis portátil. Seu transporte dura algumas horas e pode operar em qualquer condição climática. Conforme a AFP, o governo israelense tem a posse de 10 baterias comportando 20 mísseis em cada unidade.

Segundo o diretor da organização antimísseis israelense, Moshe Patel, em declaração à agência AFP, sua taxa de eficiência é de 90%. O diretor alega que o Domo de Ferro nos últimos dez anos neutralizou mais de 2.400 disparos em 2.500 operações. A região israelense se encontra em uma área chamada Levante que faz a intersecção entre o continente asiático e o do Oriente Médio, despertando deste modo o interesse de nações imperialistas para o lugar. 

A Cúpula de Ferro começou a ser desenvolvida em fevereiro de 2007, sendo declarada operacional em 2011. Seu primeiro teste foi durante a Operação Pilar de Defesa, em 2012, entre militantes palestinos e Israel. Na época, autoridades israelenses declararam que foram interceptados 85% dos mais de 400 mísseis lançados da Faixa de Gaza. 

Os Estados Unidos são patrocinadores do projeto e foram co-produtores do sistema até 2014 através de um acordo entre os dois países. No acordo, a United States Missile Defense Agency (MDA) tinha acesso total à tecnologia e duas baterias foram produzidas para o governo americano. Para o professor de geografia Gabriel Petter, 36 anos, formado na Universidade Estadual do Ceará a aproximação entre as duas nações é estratégica.

“O interesse que os Estados Unidos têm é que Israel seja seu braço armado no Oriente Médio. Os Estados Unidos só começa a se aproximar de Israel a partir da eleição de 1977 quando o Likud, um partido de direita toma o poder.”.

 
Segundo a Congressional Research Service (CRS), até o momento os Estados Unidos concederam a Israel US $ 1,6 bilhão para baterias, interceptores, custos de produção e manutenção geral. O Domo de Ferro é avaliado em US $ 50 milhões, conforme o IDR e cada míssil custa US $ 62.000, de acordo com autoridades israelenses.



REFERÊNCIAS


DW, editoria Mundo; Como funciona o Domo de Ferro, sistema antimísseis de Israel. Acesso: 25/05/2021 às 11:10.

CNN Brasil, editoria Internacional; Domo de Ferro: é assim que funciona o sistema antimísseis do exército de Israel. Acesso: 26/05/2021 às 12:10.

Canal Professor HOC. GEOPOLÍTICA DE ISRAEL | Heni Ozi Cukier.  Acesso: 27/05/2021 às 13:22.

Gazeta do Povo, editoria Mundo; Como funciona o Iron Dome, o sistema antimísseis que protege Israel do Hamas. Acesso: 27/05/2021 às 14:52.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »