Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/06/2019 às 12h37min - Atualizada em 04/06/2019 às 12h37min

CEFAP incentiva à prática esportiva através da corrida de rua

Projeto sem fins lucrativos oferece treinamento para atletas na Paraíba

Josineide Barbosa - Editado por Amanda Cruz
Corrida. Foto: Matheus Firmino
Rotinas agitadas, problemas estéticos e de saúde são dilemas que fazem parte da vida de quem deseja praticar atividade física. Na Paraíba, um projeto sem fins lucrativos incentiva a prática de esportes por meio da corrida de rua. O CEFAP (Centro de Formação de Atletas da Paraíba) foi fundado em dezembro de 2016, pelo professor de Educação Física Henrique Guedes e pelo Capitão Jocimar Pedro.

Atualmente, o projeto é dividido em duas categorias: a elite, aqueles que almejam grandes resultados e a assessoria, pessoas que correm em busca de saúde e bem estar. O acompanhamento é feito via internet. A equipe conta com aproximadamente 30 atletas na elite e 15 na assessoria. “Para ingressar na equipe basta ter força de vontade, não basta só querer, tem que ter um objetivo”, destaca o professor e preparador físico Henrique Guedes.
 

                              Professor Henrique Guedes e parte da equipe do CEFAP. Foto: Arquivo pessoal/Izaias Barbosa

A iniciativa surgiu visando ajudar aqueles que necessitam de uma oportunidade, de serem enviados para um clube de atletismo, possibilidade que Henrique não teve quando corria profissionalmente. “Foi através da corrida que alcancei vários objetivos profissionais, me formei em Ed. Física e hoje posso ajudar outros atletas”, declara.
“Na nossa região não há muitos patrocínios que possam custear as despesas do atleta, por isso os formamos e enviamos quem têm capacidade de seguir com o atletismo para os clubes do sudeste”, destaca Henrique.
Para o professor Henrique, a maior dificuldade é a falta de estrutura para garantir ao atleta um melhor desempenho. “Não temos apoio para custeios de participações em corridas conhecidas nacionalmente. Os atletas necessitam viajar para participarem dessas corridas, isso os auto motivaria, só treinar não dá”, ressalta o treinador.

A atividade física diminui substancialmente o risco de morrer de doenças cardíacas, infarto, câncer de colo, diabetes, pressão alta, entre outras doenças. Foi pensando nesses benefícios para a saúde e no desejo de fazer parte da elite do atletismo que André Nascimento da Silva, 27 anos, auxiliar de logística e atleta membro do CEFAP, busca conciliar trabalho e treinamento.
“Treinar é cansativo. O atletismo me deixa mais ativo no dia a dia, ele é um meio de evitar doenças. Corro há dois anos, mas também trabalho. Treino às 5h, trabalho das 7h às 17h da tarde. Conciliar os dois é muito difícil, todavia sigo firme para um dia ser um atleta de elite e quem sabe poder representar o Brasil”, afirma André.

                                               André participando de corrida de rua. Foto: Arquivo pessoal/André Nascimento

Mesmo com a rotina pesada de treinamento, a falta de patrocínio e incentivo é possível identificar o sorriso no rosto de quem busca superar seus limites diariamente. “É muito difícil participar de corridas sem patrocinadores, mas continuamos firmes nas competições por todo o nordeste”, declara.

Sobre os benefícios trazidos devido à prática de atividade física, o atleta destaca a saúde e as amizades que conquistou por meio do atletismo: “A corrida de rua me trouxe muita saúde e amizades, tenho muitos amigos devido ao atletismo”, conclui André.

Para o atleta e vigilante Jocimar Pedro da Silva, 43, o CEFAP é um projeto muito importante, pois incentiva as pessoas. No ano de 2010 ele iniciou no atletismo através de um amigo que já praticava esportes, mas a cada um ou dois anos interrompia. Foi a partir da corrida que deixou seu vício da bebida e ressalta que “iniciar é o mais difícil, é dolorido e muito cansativo. Tem que ter garra para continuar até o organismo se acostumar”.
"É essencial ter um preparador físico, pois é ele quem vai orientar as pessoas para realizarem os treinos corretamente evitando lesões. Ter um treinador me possibilitou melhorar 100% dos meus resultados”, completa Jocimar.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »