Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/06/2021 às 20h52min - Atualizada em 04/06/2021 às 13h15min

Copa América gera repercussão negativa no Brasil

Mesmo com a pandemia de covid- 19 a Conmebol recebeu o aval do presidente da república para a realização dos torneios

Pedro Ferreira - Editado por Maria Paula Ramos
g1, folha de sp
Charge do Duke
A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou no último dia (31) de maio que o Brasil sediará a copa américa, uma vez que a Argentina desistiu do evento devido ao agravamento da pandemia no país. Especialistas em saúde, políticos e esportistas criticaram a decisão que teve aprovação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
 
Alejandro Dominguez, presidente da Conmebol, entrou em contato com Rogério Caboclo, presidente da confederação Brasileira de Futebol para avaliar a possibilidade da realização dos jogos da Copa América 2021.
“Caboclo conversou com o presidente Jair Bolsonaro, que imediatamente apoiou a iniciativa, com a aprovação dos Ministérios da Casa Civil, da Saúde, das Relações Exteriores e da Secretaria Nacional do Esporte”, informou a Conmebol.
O anúncio foi feito por meio das redes socias da confederação.

Repercussão
A notícia surpreendeu o mundo do futebol, como também políticos e especialistas em saúde, pois seis estados estão com alta na média casos de covid-19, há também preocupação com as novas cepas em circulção no Brasil, pois infectologistas afirmam que podem ser mais contagiosas com o risco de uma terceira onda.


 
Questionados pela Folha de São Paulo senadores criticaram essa decisão do governo federal. Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI da pandemia, se posicionou de maneira contrária à sua realização. “Qual é o atrativo de uma Copa América no Brasil? Qual é o custo e o benefício? Só vejo custo. Para o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) é necessário saber quais medidas foram planejadas para garantir segurança sanitária aos brasileiros diante da realização da Copa América com tanta celeridade em nosso país No entanto houve quem aceitasse os jogos, como no caso do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-DF), que segundo a folha, não vê problema em sediar rodadas do torneio.
 
A imprensa interncional destacou a realização da copa américa no Brasil citando a situação sanitária devida a pandemia do novo coronavírus. O portal Ovación, do Uruguai, questionou sobre o fato de o Brasil ter uma situação sanitária pior do que a Argentina.
El Deportivo – Chile destacou o situação pandemia no país . “à copa será disputada no Brasil, um dos países mais atingidos por covid-19”.  O El Tiempo da Colômbia "Copa américa no Brasil : o país com mais mortes por covid da américa do sul.

Ao portal G1, Marcelo Otsuka, infectologista e coordenador do Comitê de Infectologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) afirmou que esse momento não é ideal para ter uma competição desse porte no país, pois o Brasil tem um alto número de casos e ainda vive um platô de óbitos e números que ainda são alarmantes, próximos a duas mil mortes por dia.

Lucia Pellanda, professora de epidemiologia também contou ao g1 que é contraria a essa decisão "Não é o momento, quando o país enfrenta o risco de terceira onda. Há um simbolismo muito forte. Precisamos de uma campanha de comunicação para engajamento de toda a sociedade”, ressaltou.

Repercussão na web

Após o anúncio da conmebol internautas criticaram a decisão do governo brasileiro por meio de memes . “Cloroquito”, “cepa américa” foram alguns nomes usados para repercutir nas redes socias.
No mundo futebolístico houve também críticas, Luís Roberto, jornalista esportivo se irritou com a decisão da conmebol. " No país que tem a pandemia descontrolada, que levou nove meses para responder a carta da pfizer, respondeu a conmebol em dez minutos", relatou o jornalista.

Confira o vídeo na integra.


FONTES: https://www.conmebol.com/pt-br/brasil-ira-albergar-conmebol-copa-america-2021 https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2021/05/31/especialistas-sediar-copa-america-no-brasil.ghtml https://brasil.elpais.com/esportes/2021-05-31/copa-america-no-brasil-e-inaceitavel-para-a-saude-publica-e-pode-impulsionar-a-terceira-onda.html https://www1.folha.uol.com.br/esporte/2021/05/anuncio-da-copa-america-no-brasil-tem-repercussao-no-mundo-politico-veja-reacoes.shtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »