18/06/2021 às 12h15min - Atualizada em 18/06/2021 às 11h52min

Análise: GP da França - Fórmula 1 2021

A categoria está de volta para a 7ª etapa

Caio Henrique Panini de Oliveira - Editado por Nayra Antunes
Bottas durante o treino livre na França (Foto: Reprodução/Fórmula 1)
A Fórmula 1 volta neste final de semana com o GP da França. A etapa é neste domingo (20), às 10h (horário de Brasília). Por conta da pandemia, o circuito de Paul Ricard ficou de fora do calendário de 2020. Entretanto, neste ano, a pista está de volta. No Azerbaijão, Sergio Pérez, piloto da Red Bull, venceu a corrida e garantiu mais 25 pontos. Em resumo, Max Verstappen é o líder com 105 pontos. Já Sir Lewis Hamilton está na 2ª colocação com 101.

GP MUITO IMPORTANTE PARA A MERCEDES

A equipe inglesa não conquistou muitos pontos nas duas últimas corridas. Em Mônaco, Valtteri Bottas teve um problema no carro que resultou na saída precária da prova. Por outro lado, Hamilton teve dificuldades para dirigir em Monte Carlo e ficou apenas na 7ª colocação. Em Baku, ambos os pilotos terminaram fora da zona de pontuação. Com isso, a Mercedes sabe que precisa fazer uma boa etapa na França para recuperar a liderança na tabela de construtores e de pilotos.

Na temporada 2021, a equipe do Reino Unido mostrou baixo rendimento em provas de rua. Porém, nos traçados mais amplos, o chassi apresentou um bom desempenho. Assim, ambos os pilotos sabem que precisam pontuar, principalmente Hamilton. O britânico perdeu a liderança da tabela de pilotos para Max Verstappen. E para não deixar o holandês distanciar na pontuação, Lewis necessita de um bom final de semana na França.

Além disso, nos bastidores da Mercedes, o finlandês deve deixar a equipe no fim de 2021. Em notícia publicada no site da Fórmula 1, Valtteri afirmou que pretende resolver toda a situação para ter foco apenas nas corridas. Segundo o site Grande Prêmio, um dos prováveis destinos é a Alfa Romeo. Os pilotos Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi possuem um futuro incerto. Assim, Bottas vê com bons olhos uma mudança para o chassi italiano. 

PEQUENAS MUDANÇAS NO TRAÇADO

O circuito da França é conhecido por não ter grandes ultrapassagens. Dessa maneira, para este ano, o traçado recebeu algumas alterações. Em síntese, a pista promete ser um pouco mais rápida e suave. Além disso, com mais áreas de disputas por posições. As principais mudanças ocorreram nas curvas 14 e 15. Os dois locais receberam uma remodelação. Outros pontos receberam modificações com o objetivo de melhorar a drenagem da pista. Por fim, uma pequena modificação ocorreu na saída do pitlane, o asfalto nesta área foi refeito.

Anteriormente, em 2019, a prova resultou em poucas ultrapassagens. Então, diretores do GP resolveram realizar alterações. Afinal, naquele ano, Hamilton conquistou o triunfo. Mas, a corrida teve apenas 32 manobras, que é um número abaixo do esperado. Lembrando que na pista de Paul Ricard existem duas zonas de ativação da asa móvel. A 1ª na reta dos boxes e a 2ª entre as curvas sete e nove. Contudo, não são muito utilizadas para realizar as manobras. 

EQUIPES PARA FICAR DE OLHO

Nesta quarta-feira (16), a Alpine renovou o contrato do automobilista Esteban Ocon. O francês é o principal nome da equipe neste ano, afinal Fernando Alonso ainda precisa de adaptação. O novo vínculo vai até 2024, o piloto estreou na Fórmula 1 em 2016, mas não conseguiu grandes resultados. Em 2019, ficou de fora da temporada e só voltou no ano seguinte. Além disso, o carro da Alpine está mostrando uma grande evolução durante a época. Então, no país natal, a equipe pode conseguir bons resultados.

Em 2021, a Ferrari está com um bom desempenho. Com Sainz e Leclerc, a Scuderia briga pelas posições de cima do grid. Nos traçados de rua, o chassi italiano conseguiu duas pole position. Entretanto, em Mônaco, o carro de Charles sofreu um problema e teve que abandonar a corrida antes mesmo de começar. Por outro lado, no Azerbaijão, novamente o piloto monegasco conseguiu largar na 1ª posição. Dessa maneira, a equipe quer manter o bom ritmo em pistas mais amplas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »