Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/06/2021 às 17h51min - Atualizada em 19/06/2021 às 17h43min

Classificada e empolgada, Itália enfrenta o País de Gales

Os galeses precisam pontuar para terem sua passagem selada para as oitavas de final da Eurocopa

Wagner Maciel - labdicasjornalismo.com
Chiesa e Ramsey compõem a capa do confronto entre Itália e Gales - Foto: UEFA.com

Após ter goleado a Turquia e a Suíça, a seleção italiana tem pela frente o País de Gales, no Estádio Olímpico de Roma. A partida acontece no domingo (20), às 13h (Brasília). Em caso de vitória ou empate da Itália, será a 30ª partida seguida do time sem derrota em todas as competições. No entanto, um triunfo de Gales leva os Dragões para a primeira colocação no grupo A. Assim sendo, a delegação de Gareth Bale pode surpreender e quebrar a sólida trajetória construída pela equipe de Roberto Mancini até o momento.

 

ITÁLIA

 

Com 100% de aproveitamento na competição, a Squadra Azzurra segue  para o mata-mata da Eurocopa como uma das favoritas ao título. O caneco europeu não é conquistado pela federação desde 1968. Entretanto, apesar do jejum na competição, os números na atual edição da Euro são favoráveis para a equipe, com seis gols marcados e nenhum sofrido. Essas estatísticas se dão graças às estratégias de Roberto Mancini, que envolvem marcação pressão, passes e contra-ataques rápidos, e isso tem surtido efeitos além das quatro linhas. 

 

Com as duas goleadas impostas nas duas primeiras rodadas e o domínio sobre os oponentes, muitos especialistas passaram a ver o time italiano como um forte candidato a erguer  a taça novamente. Mesmo assim, por saber as dificuldades da próxima partida, Mancini não se deixou levar pela empolgação: "[Gales] é uma equipa difícil de defrontar. Se não me engano, eles já chegaram às semifinais do Euro. Vamos tentar vencer, esse é o nosso objetivo ". O treinador também falou sobre a possibilidade de Marco Verratti iniciar o jogo: "Depois de tantos dias de treino, ele está bem. Vamos ver como ele está depois do final da primeira parte e como se sente." 

 

Possíveis escalações (UEFA): Donnarumma; Toloi, Bonucci, Acerbi, Emerson; Locatelli, Jorginho, Barella; Berardi, Belotti, Chiesa.

 

PAÍS DE GALES

 

O País de Gales busca uma campanha histórica, assim como foi a da Euro 2016, quando a equipe chegou até as semifinais. Para isso, a seleção precisa de apenas um ponto para se classificar para a fase final das oitavas de final do torneio. Os Dragões estão na segunda colocação do grupo A, com quatro pontos, seguidos pela Suíça, terceira colocada, com apenas um ponto. Da mesma maneira como ocorreu na última  edição da Euro, Gales tem condições de passar em primeiro lugar em seu grupo, mas, para isso, precisa vencer a líder do grupo, Itália, que não sofre um gol há 10 partidas.

 

Ainda que a Itália se apresente como uma adversidade a ser superada, Gales conta com seus talentos, Gareth Bale, Ramsey e Daniel James, para quebrar o “ferrolho” italiano. Sobre a dificuldade do jogo, o treinador, Robert Page comentou: "Vimos o que é a Itália, os seus números de ataque e temos de estar preparados para isso. Mas também podemos ser ameaçadores e deve ser um jogo divertido".  O capitão da equipe, Bale, disse que o plantel está totalmente recuperado e completou: “A Itália é uma grande equipa, vai ser difícil, sabemos que somos os azarões e vamos dar tudo em campo como sempre fazemos . "

 

Possíveis escalações (UEFA): Ward; Roberts, Mepham, Rodon, Davies; Ampadu, Allen; Bale, Ramsey, James; Moore

 

HISTÓRICO DO CONFRONTO

 

Ao longo da história, Itália e Gales já se encontraram nove vezes. Os italianos venceram sete desses confrontos. O duelo mais recente terminou em 4 a 0 para a Itália, no ano de 2003. Naquela ocasião,o atacante  Inzaghi marcou um hat-trick e Del Piero completou a goleada com um gol. Na história recente da Eurocopa, a Itália alcançou a final no ano de 2012. Em 2016, a Azzurra caiu nas quartas de final.,enquanto  o País de Gales chegou na semifinal e perdeu para o eventual vencedor, Portugal, por 2 a 0. O reencontro entre as duas equipes no Estádio Olímpico promete ser emocionante.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »