Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
08/06/2019 às 11h52min - Atualizada em 08/06/2019 às 11h52min

Postura inadequada ao usar eletrônicos causa problemas na coluna

Estudo revela que ao se inclinar para usar o celular, a cabeça exerce um peso de 26 quilos na coluna cervical

Jonathan Fernandes
ldprod/123RF
Segundo estudo publicado no periódico Surgical Technology International, um dos principais centros de inovação cirúrgica, a cabeça de um adulto pesa cerca de 5 quilos, chegando a 26 quilos quando o indivíduo se inclina para mexer no celular, sobrecarregando a coluna cervical. Cruzar as pernas, ter algo em seu bolso traseiro enquanto estiver sentado e a postura em que se senta, principalmente diante do computador, também interferem. De acordo com a OMS, 80% da população mundial já sentiu, ao menos uma vez dores nas costas.

No Brasil, os dados relacionados ao problema, são os mais alarmantes. De acordo com o Comitê Gestor da Internet no Brasil, os brasileiros ficam nove horas e 14 minutos conectados à internet, sendo quatro horas e 21 minutos pelo celular. Segundo o Ministério do trabalho, dorsalgia (dores nas costas) é a 5° maior causa de afastamento do trabalho, na categoria de acidentes e adoecimentos no trabalho, com 12,073 casos, cerca de 6,13%. Pesquisa do Datafolha, encomendada pelo Conselho Federal de Farmácia, revela que 77% dos brasileiros se automedicam, sendo o segundo com uso mais comum, os relaxantes musculares.

Tratamento da moda


Toralf Thomassen / Unsplash

Você provavelmente já viu algum vídeo de alguém tendo suas costas ou seu pescoço estalado, pois bem, essa é uma técnica chamada de quiropraxia, e vem ganhando muitos adeptos, inclusive famosos. Segundo a quiropraxista, Andressa Morelli, ressalta principais complicações da má postura. “Além de provocar dores, a má postura é responsável por vários problemas de coluna, que se agravam de acordo com a frequência e o tempo em que a pessoa se encontra em uma postura inadequada”. Ela explica que a quiropraxia é uma modalidade de tratamento que não necessita de nenhuma ação invasiva. “O exercício da quiropraxia enfatiza o tratamento conservador do sistema neuro-musculoesquelético, sem o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos”.

ATENÇÃO

Embora seja um tratamento completamente conservador e ofereça ótimos resultados, a quiropraxia não é 100% segura. Embora sejam raros, complicações podem ocorrer. Em março deste ano, o norte-americano Josh Hadern, de 28 anos, sofreu um Acidente Vascular Cerebral, AVC, após estalar o pescoço e romper uma artéria, e em 2016, a modelo também norte-americana Katie May, de 34 anos, morreu em decorrência de um AVC, após uma sessão de quiropraxia. Por isso se faz necessário que os procedimentos sejam feitos por um profissional graduado, destaca Andressa. “São casos raríssimos em que isso acontece, mas acontece. Por isso eu aconselho sempre; antes de fazer a sessão, verifique a formação do profissional e de forma alguma estale seu pescoço por conta própria. Cada movimento é estudado e tem sua função no tratamento”. Existem duas universidades no Brasil que oferecem o curso, a Anhembi Morumbi e a Feevale.
 
Dicas para a postura:

Evitar usar o aparelho por mais de 20 minutos seguidos

Usar o celular próximo ao rosto, como se fosse tirar uma selfie

Sente-se com a coluna o mais reto possível

Não cruze as pernas e não mantenha nada nos bolsos traseiros

Se exercite, alongamentos e musculação com o devido apoio de um profissional, ajudam na postura


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »