Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/08/2021 às 17h36min - Atualizada em 01/08/2021 às 17h17min

Brasil vence a França e vai às quartas de final nas Olímpiadas

A partida, que teve um dos sets com 50 minutos de duração, foi muito disputada e decidida no tie-break

Julia Robita Torres - labdicasjornalismo.com
Seleção Brasileira de volêi comemorando vitória (Foto: Divulgação/ Twitter Time Brasil)
A Seleção Brasileira masculina de vôlei venceu a França por 3 sets a 2 com parciais 25/22, 37/39, 25/17, 21/25 e 20/18. A partida foi válida pela última rodada da fase de grupos das Olímpiadas de Tóquio e teve grande atuação coletiva dao Brasil e muita intensidade. O jogo teve o set mais longo desta edição da competição até aqui, com totais 51 minutos de duração, sendo também o segundo set com mais pontos na história dos Jogos Olímpicos.

Com a vitória, o time, que havia garantido a classificação no jogo anterior, fechou a fase classificatória na segunda colocação do Grupo B e teve que esperar até o fim da rodada pela definição de seu adversário nas quartas de final, que será o Japão. As demais partidas das quartas de final serão: Comitê Olímpico Russo x Canadá, pelo mesmo lado do chaveamento do Brasil, e Polônia x França e Itália x Argentina, do outro lado da chave.
 
1º SET

O Brasil entrou muito concentrado e sem permitir distanciamento no placar dos franceses. Após algumas trocas de ponto, tomaram a dianteira do placar e contaram com bom trabalho de Lucão no bloqueio para abrirem uma parcial de 7 a 4. Os franceses, apesar de pontuarem três vezes seguidas e encostarem no placar, erravam muitos saques, o que rendia pontos para o adversário. Já o Brasil, manteve uma vantagem que variou entre três e quatro pontos durante o set e teve bom rendimento no ataque e defesa. O ponto do set veio num erro de saque de Ngapeth, que após conseguir um ace para os franceses, mandou a bola na rede e garantiu o 25/22 para o Brasil.
 
2º SET

A equipe francesa voltou mais agressiva e os brasileiros erravam mais apesar do início equilibrado do set. O Brasil desperdiçava contra-ataques, forçava saques e parava na boa defesa francesa. Como no bloqueio de Patry sobre Leal, que colocou os franceses em vantagem com 17/15. O Brasil tentou reagir, mas viu Ngapeth explorar o bloqueio e conseguir um 22/19. Na tentativa de encostar no placar, Renan Del Zotto colocou Douglas no lugar de Leal, a troca funcionou bem e o Brasil conseguiu o empate em 22/22 após bloqueio preciso de Wallace.

Daí em diante o que se viu foi uma grande troca de pontos e muita disputa. Depois do 24/24, cinco set points para a França. O Brasil se segurou e passou à frente no placar com ataque de Lucarelli para um 29/28, mas não conseguiu finalizar o set nas outras oito oportunidades que teve. A França fechou o set por 39/37 com Ngapeth, destaque do set com 10 pontos, explorando o bloqueio brasileiro.

 
3º SET

O Brasil foi muito intenso e após um início de equilíbrio com parciais de 5/5, dominou a partida com o bloqueio funcionando e o ataque explorou o bloqueio e os erros do adversário. A equipe brasileira chegou a abrir 17/10 e apesar das tentativas francesas de mudanças no time, não sofreu para fechar o set em 25/17. Os destaques do set ficaram para Lucão com seis pontos, quatro deles em bloqueios, e Leal com seis pontos de ataque.
 
4º SET

A França precisava vencer mais um set para garantir a vaga nas quartas de final, mas quem começou em cima foi o Brasil, que abriu parcial de 5/1, com ace de Wallace e dois bloqueios. Os franceses voltaram ao jogo e equilibraram as coisas com ataques de Ngapeth e defesas precisas de seu líbero. Após dois erros seguidos dos brasileiros, a seleção europeia passou à frente do placar e abriu uma parcial de 17/15. Próximo ao fim do set, os franceses demonstraram muita força defensiva e fecharam o set em 25/21, com ataque de Patry.
 
5º SET

O Brasil abriu 4/0 no tie-break com o bloqueio funcionando bem. A França tentou voltar a partida e para diminuir a vantagem, forçou saques e apostou no bloqueio. Os brasileiros, com 11/8 no placar, se aproximavam da vitória, até que em boa sequência de pontos de Ngapeth, os franceses conseguiram um empate em 12/12 e passaram a frente no ponto seguinte. O Brasil defendeu três match points e viu seus ponteiros Lucarelli e Leal buscarem a vitória em 20/18.
 
DESTAQUES

A equipe brasileira fez um jogo coletivo eficiente, mas também contou com grandes atuações individuais de seus jogadores, sendo os maiores destaques: Wallace (23 pontos), Lucarelli (21 pontos), Leal (20 pontos) e Lucão (19 pontos). Já a França teve como destaques o ponteiro Earvin Ngapeth (29 pontos), maior pontuador do jogo, o oposto Jean Patry (22 pontos) e o líbero Grebennikov, responsável por ótimas defesas.
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »