Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/08/2021 às 17h41min - Atualizada em 04/08/2021 às 15h58min

De virada, Brasil derrota o Comitê Olímpico Russo e avança para a semifinal

Rumo ao ouro, a seleção encontra a Coreia do Sul na semifinal

Ianna Mendonça - labdicasjornalismo.com
Brasil avança para a semifinal e se aproxima do ouro. Foto: Pedro Pardo/AFP
Com a vitória sobre o Comitê Olímpico Russo, por 3 sets a 1 (23-25, 25-21, 25-19, 25-22), a seleção brasileira garantiu, nesta terça-feira, a vaga na semifinal das Olimpíadas. O próximo desafio será contra a Coreia do Sul, equipe que já foi derrotada pelo Brasil por 3 a 0 na fase de grupos dos Jogos Olímpicos.
 
As russas começaram o jogo com maior pressão e abriram cinco pontos de diferença logo no começo. Foi só a partir da metade do set que o Brasil conseguiu reagir bem e, com uma boa atuação coletiva, encostou no placar. Contudo, não foi o necessário para garantir a derrota das adversárias, que estavam embaladas e fecharam o primeiro set em 23 a 25.

As atletas brasileiras voltaram para o segundo set arriscando mais no saque, que foi um dos diferencias na partida. Isso fez com que o Comitê Olímpico Russo se atrapalhasse no passe e facilitasse os contra-ataques brasileiros. Porém, ainda assim não foi o suficiente para parar as europeias, que conseguiram abrir três pontos de diferença.

Com a inversão do 5 x 1, Zé Roberto colocou Macris e Rosamaria em quadra e o time melhorou bastante. Sem deixar o psicológico abalar, a equipe verde-amarela evoluiu no sistema defensivo e na virada de bola e terminou o set em 25 a 21.

Com um ataque mais ofensivo e sem enfrentar o bloqueio russo, que foi um problema nos dois primeiros sets, a seleção conseguiu virar o jogo  mesmo depois de ter aberto uma boa vantagem e deixado as adversárias encostarem.

A maior pontuadora do jogo foi a russa Fedorovtseva, de apenas 17 anos, com 19 pontos. Carol Gattaz, Fê Garay e Gabi foram essenciais para o Brasil e fizeram, respectivamente, 16 e 14 pontos. Rosa, que entrou somente no segundo set, pontuou 12 vezes e foi fundamental no bloqueio, com seis.

Com o saque da camisa dez da Rússia, as atletas abriram uma vantagem de dois pontos no quarto set. Mas a defesa brasileira voltou a funcionar e, mesmo que as europeias também estivessem defendendo bem, não conseguiam colocar as bolas no chão, e o contra-ataque do Brasil fez a diferença. Com dois de Rosamaria, o set terminou em 25 a 22 e, em uma partida em que o jogo coletivo foi indispensável, a seleção fechou em 3 a 1 e avançou para as semifinais.

PRÓXIMOS CONFRONTOS

O Brasil encara a Coreia do Sul, pela semifinal, nesta sexta-feira (6), às 9h (horário de Brasília). Já o Comitê Olímpico Russo encerrou sua participação no vôlei feminino dos Jogos Olímpicos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »