Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/08/2021 às 13h26min - Atualizada em 06/08/2021 às 12h36min

Medalha garantida: Brasil bate Coreia do Sul e esta na final do vôlei feminino

Seleção vai em busca do terceiro título olímpico contra os Estados Unidos; decisão será às 1h30 do domingo

Aliny Bueno - labdicasjornalismo.com
Brasil avança à final de forma invicta na competição. Foto: Pedro Pardo / AFP
O Brasil venceu a Coreia do Sul por 3 sets a 0, com parciais( 25/16,25/16 e 25/16), nesta sexta-feira(06) e garantiu vaga na final das Olimpíadas de Tóquio 2020. Apesar da suspensão de Tandara, que foi confirmada horas antes do confronto, por suspeita de violação em exame antidoping, a equipe de José Roberto não desmotivou e, com domínino, teve facilidade contra as rivais. Fe Garay foi a maior pontuadora da partida, com 18 pontos, ao lado de Gabi com 13 pontos e Rosamaria com 11.

O Brasil encara os Estados Unidos na decisão. A Seleção Brasileira conta com dois títulos sobre as norte-americanas. Nas disputas em Pequim 2008 e Londres 2012, a equipe verde-amarela levou a melhor. Este será o terceiro confronto entre as equipes na disputa pelo ouro olímpico na modalidade. 

1º SET

 
As coreanas abriram o placar com erro de ataque de Gabi, mas o Brasil se recuperou rápido e abriu três pontos de vantagem no início (5-2). As brasileiras pouco sofreram e tiveram controle da partida, se mantendo à frente no placar até o final do set. Fernanda Garay e Rosamaria foram decisivas no ataque e marcaram, respectivamente, cinco e quatro pontos. Rosamaria foi a opção de Zé Roberto para o lugar de Tandara e permaneceu com bom rendimento demonstrado na partida anterior, das quartas de final. 

A Coreia do Sul cometeu muitos erros de ataque e saques com bolas para fora, cederam pontos e não conseguiu encontrar a efetividade nas jogadas. Com alto volume de jogo e precisão no ataque, o Brasil fechou o set com Garay em parcial 25/16.

2º SET

A Coreia do Sul voltou com ataque mais certeiro e explorou suas principais jogadoras: Kim, Park e Yang, mas não conseguiu conter o ritmo de jogo das brasileiras, que mantiveram o aproveitamento no ataque e na defesa do set anterior. 

O jogo até se mostrou equilibrado quando a partida ficou empatada em 10-10, mas o Brasil disparou com cinco pontos consecutivos e, desde então, assegurou a vantagem no placar. Zé Roberto ainda colocou Natália em quadra e a experiente ponteira foi responsável por mais quatro pontos. As coreanas não conseguiam encaixar as jogadas e sofriam a pressão adversária. Sem reação para reverter o placar, perderam mais um set. Com bloqueio, Natália deu fim à parcial, também em 25/16.

3º SET

O Brasil precisava fechar mais esse set para garantir a disputa na final e conseguiu. Gabi e Fe Garay estavam inspiradas e levaram a Seleção a manter vantagem de 11-5 no placar. As sul-coreanas não tinham espaço para furar o bloqueio e a defesa adversária, que foram fundamentais nessa etapa. O caminho para fechar o jogo se mostrava tranquilo sem esboço de reação da Coreia do Sul. Os erros das asiáticas deixavam claro o nervosismo e entrega da equipe em quadra.  Fernanda Garay fez o ponto do set e garantiu a vitória brasileira em um triunfo que monstrou a superioridade diante às adversárias. Na partida, a equipe marcou 15 pontos de bloqueio e quatro de saque. 

Rumo à Final: Brasil e Estados Unidos

As seleções chegam com as duas melhores campanhas na competição. A Seleção Brasileira briga pela medalha de ouro de forma invicta na competição, enquanto os Estados Unidos sofreram apenas uma derrota, para as russas, ainda na fase de grupos. 

A decisão contra as norte-americanas marca o terceiro duelo entre as equipes em uma final olímpica. Os EUA tenta o ouro inédito nos jogos olímpicos de Tóquio ,e o Brasil briga pela terceira conquista. Ao menos a seleção garante mais uma medalha para o país em Tóquio 2020.

PRÓXIMOS CONFRONTOS

A Seleção Brasileira encara os Estados Unidos, no próximo domingo(08), às 1h30 (Brasília), enquanto a Coreia do Sul briga pelo bronze contra a Sérvia, também no domingo(08), às 21h. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »