Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/08/2021 às 00h12min - Atualizada em 20/08/2021 às 00h28min

Mundo pós-vacina: como será o “novo normal”?

Tudo voltará a ser como antes? Venha refletir sobre o mundo pós-vacina aqui

Hellen Almeida - Editado por Larissa Bispo
Ilustração: população sendo imunizada//Reprodução: BBC

Ninguém poderia imaginar

 

Eram alguns dias antes da virada do ano para 2020, todos na casa estavam eufóricos com aquela energia que preenche a todos: um novo ciclo, novas possibilidades de vida. 

 

O noticiário afirma que um novo vírus está se espalhando pela China, mas ninguém se atenta a isso, pois estavam muito entretidos com a renovação da sua clássica lista de metas anuais. 

 

Em meio a alegria e beleza dos fogos de artifício na praia, quem poderia imaginar o que o futuro reservava? Aquele vírus se espalha por todo o mundo, resultando em uma pandemia mundial, isolamento social, máscaras, perdas de entes queridos… quem imaginaria ?

 

Nova realidade: como será o “normal”?

 

Bem, esta nova realidade - que mais parecia um pesadelo - se estende até 2021, com mais tristezas e uma população sem esperanças. Todavia, a vacinação tem avançado e logo voltaremos ao normal.

 
Normal? Que normal será este? Iremos recomeçar como se nada houvesse ocorrido, ou o mundo levará consigo memórias desta tragédia, mudando o que conhecemos como natural? Como será esta nova realidade?
 

Com este questionamento em mente, convidamos pessoas para dar seus depoimentos sobre estas perguntas: Letícia Bregalante (19), auxiliar administrativa que já tomou a primeira dose e Manoel Paulo (41), jornalista no portal Mundo Sindical e editor de Tecnologia e Ciência do Lab que foi vacinado com dose única (Jansen).

 

Vivências distintas resultam em distintas reações

 

Infelizmente, um número incontável e irreparável de pessoas foram perdidas para este cruel vírus, o que acaba por mudar a perspectiva de cada um sobre o futuro: felicidade, desesperança. 

 

O que é algo perceptível quando os convidados falam sobre como se sentiram ao serem vacinados: enquanto nossa jovem de 19 anos se sentia “extremamente feliz e esperançosa” , nosso editor teve um misto de emoções:

 
“Senti um misto de alegria e tristeza. Eu perdi amigos mais novos que eu para a covid-19 e, infelizmente, eles não tiveram a mesma chance que eu", ele compartilha conosco.
 

Expectativas serão supridas?

 

Cada indivíduo tem suas expectativas para o mundo “pós-covid”: alguns pensam que tudo voltará ao normal que conhecemos, outros, por sua vez, gostam de pensar que este momento do mundo mudou as pessoas, com relação aos seu pensamentos e posicionamentos, como respondem Manoel e Letícia, respectivamente:

 
“Minha expectativa é que tudo volte ao normal, já não aguento mais essa vida de máscara e medo de que alguém próximo possa partir por causa dessa doença”. 
 
Espero que pensamentos tenham mudado, como a importância de um posicionamento político, mais empatia  por parte da população depois de ver que existem milhões de brasileiros em situações de vulnerabilidade social. E também que o desemprego tenha diminuído e as escolas e faculdades estejam bem mais cheias”.
 

Entretanto, ambos concordam que a sociedade não será como antes: protocolos de segurança podem ser estabelecidos como permanentes como o limite de lotação em estabelecimentos, distanciamento em filas e uso eventual de máscaras:

 
“Acredito que sim, como por exemplo uma certa distância em uma fila de um banco ou necessidade de uso de máscara em alguns lugares fechados, mas apenas em estabelecimentos específicos", afirma a auxiliar administrativa.
 
“Penso que a máscara continuará em transporte público e também o controle do número de pessoas em determinados locais. Já vimos shows ocorrendo nos EUA que só vacinado poderá assistir e coisas do tipo. Será um novo mundo que infelizmente é tão desigual”, diz o Jornalista.
 

“A vacina continua funcionando se não postar foto nas redes!”. Será?

 

Conforme o avanço da vacinação, a prática de registrar e eternizar este momento nas redes sociais tem se tornado cada vez mais comum. Há quem pense ser uma prática desnecessária, mas nossas fontes discordam.

 
“É uma forma de incentivar outras pessoas a se vacinarem e o brasileiro gosta de uma boa foto para as redes sociais”.
 
“Com certeza é uma forma de incentivo, muitos acabam tomando apenas para compartilhar sua carteirinha da vacina e poder participar de grupos onde falam sobre reações, mas, de qualquer forma, a pessoa está se ajudando e ajudando o próximo nessa ação”.
 

Finalizam Manoel e Letícia, respectivamente.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »