Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/08/2021 às 13h55min - Atualizada em 20/08/2021 às 13h08min

Obras de Picasso serão leiloadas em outubro

O artista mais prolífico da história da arte continua fazendo sucesso e inspirando artistas contemporâneos

Isabelle Gesualdo - Editado por Larissa Bispo
Foto/Reprodução: Google
Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Mártir Patricio Clito Ruíz y Picasso. Sim, o nome de Picasso é composto por 23 palavras, mas este não é o único fato curioso sobre o pintor espanhol.

Além de pintor, Picasso também foi escultor, ceramista, poeta, dramaturgo e cenógrafo. O menino prodígio fez sua primeira obra “O picador” aos nove anos. O talento era tamanho que o levou para a Escola de Belas Artes aos 13 anos, passando por um rigoroso exame de admissão em apenas uma semana, quando, geralmente, outros candidatos demoravam um mês para serem admitidos. 
De acordo com o Guinness World Records, Picasso foi o pintor mais prolífico da história da arte. Em seus 75 anos de carreira, produziu cerca de 13.500 pinturas e desenhos, 100.000 gravuras, 34.000 ilustrações de livros e 300 esculturas.  

 

Grandes cânones da arte perpetuam por gerações, com Picasso jamais seria diferente. No dia 23 de outubro, dois dias antes do aniversário de 140 anos do pintor, 11 obras dele serão leiloadas. O leilão é organizado pela empresa Sotheby's no Cassino Bellagio, em Las Vegas. As obras pertencem ao MGM Resorts e têm um valor estimado em cerca de US$ 100 milhões. 

 

Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, o diretor da MGM Resorts, Ari Kastrati, disse que o dinheiro recebido no leilão será usado para comprar arte nova e diversificada. "Estamos comprometidos em criar uma coleção ainda mais inclusiva que mantenha a amplitude do nosso portfólio existente, ao mesmo tempo em que damos uma voz maior aos artistas de comunidades sub-representadas", acrescenta. 

 

Uma das obras que se destaca no leilão é Femme au Béret Rouge-Orange, pintada em 1938. A obra retrata a amante Marie-Thérèse Walter e será vendida com estimativa de 20-30 milhões de dólares. 




Os principais períodos artísticos de Picasso são o azul (de 1901 a 1904), o rosa (1905 a 1907) e o cubista (1907 a 1916). As obras da fase azul são consideradas tristes e melancólicas, iniciada após a morte do seu amigo Carlos Casagemas.  A maioria das obras da fase azul retratam pessoas magras e tristes, em tons de azul e verde azulado.



A fase rosa, em contrapartida, é considerada alegre e representa artistas circenses e figuras femininas. Os quadros são produzidos em tons quentes: rosa e laranja. As pinturas são influenciadas por sua musa Fernande Olivier, com quem viveu um romance na época. 

 

Cubismo
 

O movimento cubista nasceu na França, os principais representantes, além de Picasso, são o pintor Georges Braque e o escritor Guilherme Apillinaire. O marco inicial do cubismo aconteceu em Paris, em 1907, com a tela de Picasso Les Demoiselles d''Avignon. Na obra, a nudez feminina é retratada por formas geométricas - que foi a principal característica do movimento. 



 

Uma das obras mais famosas do cubismo é Guernica, pintada em 1937 por Picasso, após bombardeio feito pelas tropas nazistas na cidade de Guernica, localizada no norte da Espanha,  durante a Guerra Civil Espanhola. Na pintura, Picasso retrata o horror e as consequências da guerra em elementos cubistas.





O estilo de Picasso inspira artistas na atualidade

O artista holandês Enno de Kroon usa caixa de ovos nas suas pinturas. Ele adapta as ideias de Picasso em suas obras e se inspira no cubismo para desenvolver diferentes ângulos. Kroon define suas pinturas como “Ovocubismo”. 



André Winn, artista brasileiro, inova o conceito de cubismo urbano. A inspiração para as obras de Winn está no cubismo sintético de Picasso, que modela as linhas num geometrismo mais livre. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »