Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/06/2019 às 20h20min - Atualizada em 13/06/2019 às 20h20min

Saiba porque Caraíva é o paraíso do litoral sul da Bahia

Banho de rio, comidas típicas e a noite badalada são os motivos pelos quais você precisa conhecer o vilarejo

Alexandra Machado - Editado por Jéssica Belo
Reprodução/Melhores Destinos
Caraíva fica à beira-mar, no litoral sul da Bahia, a 70 quilômetros do Aeroporto Internacional de Porto Seguro. A vila tem fama de destino sossegado e cada vez mais tem entrado na rota dos turistas que desejam conhecer as belas praias baianas.
O destino é bastante rústico, tanto que não faz muito tempo que a comunidade ganhou luz elétrica (restrita apenas às casas e comércios, a pedido dos próprios moradores) e as ruas são todas de areia. Lá também não entram carros e as pousadas são pequenas, ideal para quem realmente quer relaxar nas praias calmas e aproveitar uma paz que não se acha em nenhum outro lugar.

O que fazer em Caraíva

Perfeita para esquecer a agitação da cidade grande, em Caraíva não faltam opções para curtir as férias de maneira leve. O clima do vilarejo é ótimo para se encantar com as casinhas coloridas, as flores nas ruas e o espírito acolhedor das pessoas que vivem lá.


Vila de Caraíva - Foto: Reprodução/Melhores Destinos

Se quiser aproveitar um banho de mar e rio ao mesmo tempo, vá à Praia da Barra (que é apenas o trecho de areia onde acontece o encontro dos dois); ela fica a cinco minutos do centro do vilarejo a pé. A maré influencia muito na cor das águas: quando vazante fica escura, já quando se enche, o mar avança no rio clareando a água.


Praia da Barra - Foto: Reprodução/Melhores Destinos

A Praia de Caraíva (que é o restante da faixa de areia) também muda com a maré, mas não estranhe a cor marrom do mar, que se deve apenas à vazante do Rio Caraíva. Essa praia é bastante sossegada, mas se quiser curtir um agito, sente nas cadeirinhas do Bar da Praia para usufruir de comida e bons drinks, tanto na beira-mar, como na piscina. Se houver disposição, caminhe o restante da orla até o Rio Corumbau, onde barcos atravessam os turistas até a Ponta do Corumbau, que passa pela Reserva Indígena dos Pataxós, onde é possível comprar artesanato local.
Se preferir uma praia deserta e com piscinas naturais, a Praia do Camarão e a Praia do Satu são ideais. A Lagoa do Satu, logo depois da praia, também é paradisíaca.



Praia do Satu - Foto: Reprodução/Melhores Destinos

Não dá para negar que o rio é a estrela de Caraíva, onde o banho nas águas frescas é tão revigorante quanto no mar. Um pouco mais acima, longe da orla, a Prainha faz a diversão de moradores e turistas que deslumbram uma paisagem belíssima em meio ao manguezal. Vale também fazer um passeio de caiaque ou barco, ou até mesmo descer o rio de boia durante o entardecer, apreciando o espetáculo do pôr do sol.


Rio Caraíva - Foto: Reprodução/Melhores Destinos

Já entre Caraíva e Trancoso, as praias do Espelho e dos Amores, juntas, oferecem piscinas naturais maravilhosas para banho e são conectadas por uma fina faixa de areia que desaparece na maré alta. Restaurantes excelentes também recebem os visitantes do local.

Praia do Espelho
Foto: Reprodução/Melhores Destinos

Onde comer

De dia, o ideal é visitar os quiosques de pescadores na praia da Barra e os bares da praia de Caraíva. Para almoçar, o Manga Rosa oferece PF’s convidativos; o Culinária Central oferece comida baiana tradicional; para os vegetarianos, o Cantinho da Duca é ideal.
Pela tarde, os turistas voltam para a vila, onde começa o fervo para a noite com petiscos no Boteco do Pará, que serve o famoso pastel de arraia e o também delicioso de camarão.

Noite em Caraíva

Na noite agitada de Caraíva, a culinária vai desde churrasquinhos e hambúrgueres nas barraquinhas do Beco da Lua até aos melhores restaurantes como o Caraíva Cachaçaria, onde é servido um risoto de cebola caramelizada que faz sucesso. Se desejar comida e boa música, o Bar do Porto à beira-rio é perfeito. É sempre bom levar dinheiro em espécie, pois nem todos os estabelecimentos aceitam cartão.
O movimento da madrugada acontece no Forró do Pelé e no Forró do Ouriço, que revezam entre si nas festas. A agitação de verdade começa depois da 1h da manhã, com música sem hora para acabar, é só bater um papo com os moradores e ir descobrindo o melhor de cada noite em Caraíva.

Foto: Reprodução/Melhores Destinos 

Como se deslocar

Na vila não é permitida a entrada de automóveis. Os carros que levam os turistas ficam estacionados na margem oposta do rio (o custo é de R$25 a diária com segurança no estacionamento). Barcos também saem a cada dez minutos do porto e o custo é de apenas cinco reais por pessoa. Após chegar a Caraíva, o comum é caminhar a pé pelas ruas de areia. Em passeio distantes, buggys são autorizados.
Lá não há grandes redes hoteleiras, mas casas e pequenas pousadas podem ser alugadas para temporada, agradando a todos os bolsos com preços variados.

Ficou com vontade conhecer esse paraíso na Bahia? Comente se você já visitou!

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »