Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/09/2021 às 17h33min - Atualizada em 14/09/2021 às 17h12min

Festival Internacional de Animação de Curitiba termina nesta quarta-feira (15)

O Animatiba aconteceu em versão online com mostra de filmes do mundo inteiro. As animações podem ser assistidas de forma gratuita apenas até o encerramento do evento

Bianca Mingote - revisado por Jonathan Rosa
Identidade visual do festival. (Foto; Reprodução/ Animatiba 2021)

O Festival Internacional de Animação de Curitiba teve início no dia 1º de setembro, o evento contou com a apresentação de animações produzidas em 56 países, totalizando 204 filmes. A edição foi realizada completamente de forma remota e se encerrará nesta quarta-feira (15). A live de encerramento será às 20h, na ocasião, será lançado o catálogo da mostra, a chamada para inscrições para o Animatiba 3 e sorteio de prêmios ao público.

 

Todas as produções apresentadas no festival estão disponíveis, de forma gratuita, na plataforma Play Anitimatiba – criada exclusivamente para o festival –, após a data os filmes não poderão mais ser assistidos.


O idealizador do festival, Paulo Munhoz, conta que o festival foi agraciado com "uma coincidência cósmica". A justificativa da expressão se dá ao fato de que a equipe sempre convida um artista para desenvolver a abertura, em vídeo, do festival. Este ano, o escolhido foi Fernando Macedo, do SPIRIT Animation Studios. A produção audiovisual de Macedo elenca personagens de animação criados na cidade e aplicados sobre locais de Curitiba-PR – sendo um plano de fundo. “Personagens e cidades foram vistos ao redor do mundo, reforçando o caráter universal da linguagem da animação”, ressalta Munhoz.

No decorrer dos 15 dias de evento, foram feitas lives interativas com profissionais do mundo da animação, produtores de filmes e integrantes de grandes estúdios. No dia 10 de setembro foi realizada uma live de premiação às melhores produções, com a participação de organizadores e jurados. As premiações abordaram o melhor roteiro, direção, design e técnica de animação, trilha sonora e filme. 

Os gêneros dos filmes são divididos em suspense, futurista, experimental, mitologia, pandemia, infantil, psicológico, humor e cotidiano. A edição de 2021 contou com quatro categorias de avaliação: Longas-metragens, com sete filmes; Mundo Curtas, com 139 filmes; Brasil Curtas, 30 filmes nacionais; e Curtas Estudantes, 27 filmes produzidos por faculdades e escolas de animação. Os ganhadores podem ser acessados no site.

 

Paulo Munhoz avalia que: 

Enquanto a política tende a afastar as nações, a missão da arte é reunir os povos, através do reconhecimento da nossa humanidade comum. Assim, fazer uma mostra tão rica e tão diversa vem a ser uma contribuição para um mundo melhor.”.

O festival bateu recorde de inscrições, foram mais de 1500 filmes cadastrados para integrarem a mostra. Pela integração de nacionalidade e, consequentemente, realidades distintas de visões de mundo, as produções perpassam sobre temas como pandemia, clima, revoluções sociais e diferentes relações humanas. A mostra de longas-metragens contou com filmes da Nigéria, do Chile, da Índia, da Hungria, da Argentina, da Rússia e da Venezuela.

 

O maior sentimento é de grande satisfação por, mesmo dentro de um contexto de pandemia, termos conseguido levar a cabo nosso festival, o qual teve uma grande aderência do público e foi visto por dezenas de países”, informa o idealizador..


No @animatiba são feitos os anúncios das lives que ocorrem pelo canal do YouTube que leva o mesmo nome.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »