07/10/2021 às 11h38min - Atualizada em 07/10/2021 às 11h32min

Espanha derrota Itália e avança às finais da UEFA Nations League

Com dois gols de Ferran Torres, a Furia se vingou da Azzurra na Eurocopa e acabou com a invencibilidade dos italianos de 37 jogos sem derrota

Wagner Maciel - labdicasjornalismo.com
Atletas espanhóis celebram a classificação para a decisão da Nations League - Instagram oficial de Ferran Torres

Com dois gols do jovem Ferran Torres, os espanhóis bateram os italianos por  2 a 1 pela UEFA Nations League e conseguiram a vaga na final do torneio. A seleção agora espera pelo vencedor do duelo entre França e Bélgica, que jogam nesta quinta.

Na última quarta-feira (06), a equipe da Espanha viajou até Milão para enfrentar a seleção italiana, atual campeã da Eurocopa 2020, no estádio San Siro. A partida marcou o reencontro entre os plantéis que fizeram uma das semifinais da Euro, em julho deste ano.  Naquela ocasião, a Azurra levou a melhor nas cobranças de pênalti. No entanto, no jogo desta quarta, foi a Fúria que avançou para as finais.

 

PRIMEIRO TEMPO

 

A primeira grande chance de gol do jogo foi da Itália com  Federico Chiesa. O atacante da Juventus finalizou de pé direito no canto do goleiro Unai Simón, que fez boa defesa. Minutos depois, a Espanha respondeu com seus jovens jogadores de ataque.  Mikel Oyarzabal, da Real Sociedad, deu um cruzamento na medida para Ferran Torres finalizar no alto com o pé direito. 

 

Logo em seguida, o goleiro italiano Gianluigi Donnarumma esteve perto de cometer uma lambança. Após chute de Marcos Alonso, o arqueiro do PSG não conseguiu encaixar a bola e quase levou o segundo gol, não fosse Bonucci afastar o perigo. Com apenas um gol de diferença, a Itália buscou pressionar o time visitante e teve duas grandes chances de alterar o marcador. A primeira foi com Bernardeschi, que parou em Simon, goleiro do Athletic Bilbao.

 

A outra grande oportunidade começou com Jorginho, ele encontrou Emerson Palmieri. O lateral cruzou para dentro da área, onde Insigne poderia ter igualado o placar, mas o atacante do Napoli desperdiçou a chance e mandou a bola para longe do alvo. Minutos depois, a situação de jogo ficou mais delicada para a Azzurra, pois Bonucci, zagueiro e capitão da seleção, foi expulso após acertar Busquets com o cotovelo. A desvantagem numérica foi um fator decisivo para o rumo da partida.

 

Já nos acréscimos, a Espanha ampliou sua vantagem sobre o time da casa. Com mais um cruzamento de Oyarzabal, Ferran marcou seu segundo gol na partida, chegando a seis na Nations League. Naquele momento começava a cair a sequência da Itália de 37 partidas sem perder, construída desde setembro de 2018.

 

SEGUNDO TEMPO

 

Na etapa final, a Roja poderia ter ampliado ainda mais o placar. A primeira boa chance de ganhar mais vantagem foi com Oyarzabal, que, de dentro da pequena área, cabeceou para fora do gol. A segunda foi com Marcos Alonso. Após receber grande passe de Yéremi Pino, o lateral do Chelsea bateu rasteiro, mas parou em Donnarumma.

 

Mesmo com um jogador a menos em campo, os Azzurri foram oportunistas e diminuíram o placar. Após um recuo fraco feito por um jogador  espanhol, Chiesa liderou o contragolpe em velocidade. Dentro da grande área, o camisa 14 passou para Pellegrini diminuir e levar esperança aos torcedores. Entretanto, o gol não foi o bastante para acabar com a noite da Espanha, que, ao apito final, celebrou a grande decisão do torneio. 

 

PRÓXIMOS CONFRONTOS

 

Garantida na grande decisão, a Espanha espera pelo vencedor de Bélgica e França. O duelo que foi semifinal da Copa do Mundo 2018 ocorre nesta quinta-feira (7). A grande final da UEFA Nations League acontece no próximo domingo (10), às 15h45 (horário de Brasília). O palco da final será o San Siro, na cidade de Milão.  

 

A Itália, após ser eliminada em casa, disputa o terceiro lugar da Nations contra o perdedor de França e Bélgica. A partida pelo bronze do torneio acontece no Juventus Stadium, em Turim, no próximo domingo (10), às 10h (horário de Brasília).

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »