Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/10/2021 às 08h33min - Atualizada em 13/10/2021 às 08h28min

Conheça a Gruta do Acaiá e a incrível "Piscina Fluorescente"

Informações e dicas para conhecer o local

Ana Clara Borges - Editado por Matheus Da Fonseca
Piscina Fluorescente, Gruta do Acaiá, Ilha Grande – RJ (Imagem: toptransferbrasil.com.br)
Você teria coragem de entrar em um buraco para encontrar uma piscina fluorescente? Para quem não tem medo de encarar uma escuridão total, é recompensado com um raro espetáculo da natureza.

Localizada em Ilha Grande, Rio de Janeiro, a Gruta do Acaiá esconde uma grande e magnifica atração em seu interior.

A Gruta fica em aproximadamente oito metros abaixo do nível do mar. No interior do local, há uma fenda na pedra costeira, por onde o mar entra. A luz solar, combinada as águas que atravessam a abertura, forma o fenômeno da fluorescência, que é impressionante.

A área possui cerca de trinta metros de largura e uma altura média de um metro. O acesso é feito por terra, descendo por uma estreita caverna em uma escada improvisada. A descida é curta, porém é feita em uma altura de menos de um metro, ou seja, será preciso rastejar.



Além de super estreito, o interior do espaço é completamente escuro. Desta forma, é importante ressaltar que, se você tem problemas com alguma dessas condições, esse passeio não é recomendável.

Apesar dos desafios para chegar ao local, o neon diante de uma completa escuridão, faz a Gruta do Acaiá ser um diferencial cuja a visita é quase obrigatória. A névoa verde turquesa com pontos brilhantes, dificilmente sairá da memória de quem visitou o lugar.



Com relação as dicas para acessar essa incrível área, é recomendável utilizar lanternas de pilhas, para iluminar a gruta. É importante ressaltar que o uso de flash de câmeras fotográficas ofuscará a luz do sol refletida, diminuindo a visibilidade da fluorescência.

Uma dica bastante importante é que o melhor horário para visitar a gruta é pela manhã, pois a maré está mais baixa e a entrada da luz é maior. Outro ponto a ser considerado, é que em dias nublados, a cor neon pode não ficar visível, porque ela se dá por conta da luz entrando pela fenda.

Além disso, no local você poderá conhecer e ouvir histórias interessantes sobre a vida de nativos, piratas, índios e as atividades econômicas da região.

A Gruta do Acaiá está localizada em uma propriedade particular e, o preço para visitá-la, atualizado em 2021, é R$25,00 (vinte e cinco reais) por pessoa.
 
E você aí? Topa essa aventura? Você não vai se arrepender!

Referências: 

DONA VIAGEM. “Gruta do Acaiá, uma das melhores surpresas da Ilha Grande”. Dona Viagem, 2018. Disponível em: < https://donaviagem.com/gruta-do-acaia-ilha-grande/ >. Acesso em: 08/10/2021

EXPERIÊNCIAS INCRÍVEIS. “Gruta do Acaiá: A exótica gruta com água fluorescente escondida em Ilha Grande no Rio de Janeiro”. Experiências Incríveis, 2021. Disponível em: <https://experienciasincriveis.com.br/gruta-do-acaia-exotica-fluorescente-ilha-grande-rio-de-janeiro/ >. Acesso em: 08/10/2021

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »