Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/10/2021 às 13h43min - Atualizada em 21/10/2021 às 12h43min

115 anos do primeiro voo do 14-BIS

Conheça museus nacionais que te contam a história da aviação no Brasil

Thalita Vizioli - Editado por Victória Silva
Fonte :Getty images | Reprodução: Aventuras na História

No dia 23 de outubro de 1906, o brasileiro Alberto Santos Dumont inaugurou a aviação moderna ao realizar o primeiro voo bem sucedido de uma aeronave mais pesada que o ar. O 14-BIS, protagonista desse episódio histórico, decolando por meios próprios, percorreu 60 metros em 7 segundos, voando a uma altura de 2 metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial de Aeroclube da França, em Bagatelle, centro de Paris.

Em decorrência desse evento, a data foi reconhecida como o marco da aviação brasileira, sendo destinada a comemoração do Dia do Aviador e das Forças Aéreas Brasileiras (fundada em 1941).

Ainda assim, a decolagem do 14 BIS não foi o único episódio marcante da aviação brasileira, pois diversas foram as ocorrências advindas de seus benefícios militares , como representante de relação de poder durante conflitos, e civis, agilizando o transporte de passageiros e cargas.

Mais essas histórias você pode acompanhar em visita a museus aeronáuticos espalhados pelo país.

 

MUSAL – Museu Aeroespacial

Inaugurado em 1976, no Campo dos Afonsos, no antigo prédio pertencente à Divisão de Instrutores de Vôo da Escola de Aeronáutica, o MUSAL é o maior museu de aviação do Hemisfério Sul, e tem por missão preservar e divulgar o patrimônio cultural da Aeronáutica Brasileira.

Seu acervo histórico integra 137 aeronaves, como uma réplica exata do 14-BIS e o Republic P-47 Thunderbolt, aeronave de caça utilizada pela Força Aérea Brasileira (FAB) na Segunda Guerra Mundial, além dos objetos museológicos distribuídos em salas temáticas, documentos textuais e iconográficos, e exemplares bibliográficos.

Endereço: Av. Marechal Fontenelle, 2000, Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro (RJ).

Funcionamento: terças a domingos e feriados, das 9h às 16h.

Entrada: Gratuita.

Observação: As visitas espontâneas/ individuais foram suspensas. A agenda está aberta para agendamento prévio com grupos acima de 15 pessoas.

 

MAB – Memorial Aeroespacial Brasileiro

Construído em 2004 pelo Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial em parceria com a Associação Brasileira de Cultura Aeroespacial, em São José dos Campos (SP), o MAB mantém viva a memória das conquistas do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCTA) e do ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Os patrimônios, distribuídos nas categorias Ensino, Aeronáutica, Defesa, Espacial e Pesquisas Associadas, constam em diversas maquetes de aeronaves de produção nacional, réplicas de foguetes, aviões e mísseis de uso das Forças Armadas.

Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, s/n, Parque Martim Cererê, São José dos Campos/SP.

Funcionamento: Terças às quintas-feiras, das 8h às 12h e de 13h30 às 17h.

Sextas-feiras das 8h às 17h.

Sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.

Entrada: Gratuita.

 

Museu de Bebedouro

Reaberto em 2017, em parceria com Esplendor Clube do Carro Antigo, o museu conta a história do antiglobalismo, com a evolução da indústria automobilística, aeroviária e bélica.

Sua exposição aérea é composta por vários aviões, como o Boeing 707 que transportou a seleção brasileira à Copa do México em 1970, e o único exemplar conservado do avião civil Saab 90 Scandia, da empresa sueca Svenska Aeroplan Aktiebolaget, que voou pela primeira vez em 1946 e finalizou sua atividades em 1969.

Endereço: Praça Santos Dumont, s/no, Centro, Bebedouro, SP.

Funcionamento: De quartas a domingos, das 9h às 17h.

Entrada: R$10.

Observação: Crianças de até 12 anos acompanhadas pelos pais ou responsáveis não pagam, e idosos e estudantes pagam meia entrada.
 

Museu de Aviação Naval

Criado nos anos 2000, com a proposta de resgatar e preservar a memória da aviação na Marinha, o museu está localizado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (RJ).

Com um acervo diversificado, possui elementos representantes das diversas fases da Aviação Naval, contando com aeronaves originais e réplicas, a exemplo do Bell Jet Ranger e o SH-3 Sea King, equipamentos, maquetes e documentos históricos.

Endereço: Base Aérea Naval – Rua Cmte. Ituriel, s/n – Base Aeronaval, São Pedro da Aldeia/ RJ.

Funcionamento: De terças a sextas-feiras, das 9h às 11h30 e das 13h15 às 17h.

Sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.

Entrada: Gratuita.

Observação: Fechado por tempo indeterminado, devido às restrições impostas no Decreto Municipal na cidade de São Pedro da Aldeia.


Referências:

 BARROS, Henrique Lins. Santos Dumont: o vôo que mudou a história da aviação. Revista L’Aérophile, 2003. 39. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 21.

Cinco museus de aviões para visitar no Brasil. CNN BRASIL, 2021. Disponível em:
https://www.cnnbrasil.com.br/business/cinco-museus-de-avioes-para-visitar-no-brasil/ . Acesso em: 15 out. 21.

LIMA, Vitor Oliveira Simão. História da aviação e o desenvolvimento do avião. Monografia apresentada ao Curso de graduação em Ciências Aeronáuticas da Universidade do Sul de Santa Catarina. Palhoça, 2020.

5 museus para aprender mais sobre a história da aviação brasileira. Casa Vogue, 2021. Disponível em: < https://casavogue.globo.com/LazerCultura/noticia/2021/05/5-museus-para-aprender-mais-sobre-historia-daaviacaobrasileira.html>. Acesso em: 15 out. 21.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »