Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/06/2019 às 22h12min - Atualizada em 17/06/2019 às 22h12min

Gols de pênalti garantem vitória da Noruega sobre Coreia do Sul e classificação às oitavas

Embora dominada na maior parte do confronto, norueguesas venceram com penalidades máximas no começo de cada etapa e permanece na busca pelo segundo título mundial; sul-coreanas são eliminadas sem pontuar

Taynã Melo
Foto: Divulgação/FIFA

Os desafios da Noruega na primeira fase da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2019 foram muito árduos. A seleção nórdica não encontrou facilidade nos três primeiros jogos válidos pela fase inicial. Na tarde desta segunda-feira (17), a Noruega enfrentou a Coreia do Sul pela última rodada da primeira fase do torneio mundial no Stade Auguste Delaume, em Reims/FRA. Mesmo com domínio asiático, a vitória foi europeia por 2 a 1. Graham Hansen e Herlovsen assinalaram os tentos da Noruega em cobranças de penalidades máximas, enquanto Yeo MJ descontou para as sul-coreanas na metade do segundo tempo.

Noruega em vantagem nos primeiros minutos

Aos três minutos, depois de empurrão da zagueira sul-coreana, a arbitragem marcou penalidade máxima para a Noruega. Na cobrança, Graham Hansen cobrou com categoria e abriu o placar. Depois do gol, apenas duas chances, uma aos 15 minutos e outra na reta final da primeira etapa. Durante todo esse período, a Coreia do Sul foi completamente dominante, mas desperdiçou inúmeras chances. Ao todo, foram nove boas oportunidades, mas ficou evidente a capacidade das asiáticas em criar jogadas e o baixo aproveitamento ofensivo, por não ter boa qualidade nos arremates.

Novo pênalti norueguês e reação tardia da Coreia

O que aconteceu no começo do primeiro tempo se repetiu na segunda etapa. Aos três minutos, Graham Hansen entrou na área e foi derrubada por Kang CR. De novo, houve a marcação do pênalti. Na cobrança, Herlovsen cobrou no canto direito de Kim MJ. A arqueira chegou a tocar na bola, mas não evitou o segundo tento da Noruega. Com o 2 a 0 no marcador, as nórdicas aproveitaram o desânimo oponente para controlar as ações e chegaram em finalizações de Herlovsen e Minde, mas erraram o alvo.

Porém, a posse de bola permanecia maioritariamente nos pés das coreanas. Com as modificações feitas pelo treinador, o time cresceu e voltou a assustar a defesa adversária. Depois de tanto criar e insistir, foram recompensadas com um gol. Aos 31 minutos, Lee MN deu precioso passe de calcanhar para Yeo MJ, que ficou de frente para a goleira Hjelmseth e marcou o primeiro tento da Coreia do Sul na Copa do Mundo. Para a infelicidade asiática, foi o primeiro e único. As sul-coreanas ficaram ainda mais motivadas, pressionaram, finalizaram, mas não foram eficientes e perderam o jogo.

Oitavas de final

Sem pontuar, a Coreia do Sul terminou a primeira fase na última posição do Grupo A. Por outro lado, as norueguesas ficaram na segunda colocação da mesma chave, com seis pontos ganhos, atrás apenas da anfitriã França. A Noruega entra em campo pelas oitavas de final às 16 horas do próximo sábado (22), em Nice, quando enfrenta a segunda colocada do Grupo C. Por isso, pode ser uma das adversárias do Brasil, se as brasileiras se classificarem.

Ficha técnica Coreia do Sul 1-2 Noruega

Stade Auguste-Delaume, Reims/FRA – Copa do Mundo de Futebol Feminino 2019, rodada 3
Coreia do Sul – Kim MJ; Lee EM (Jeong YG, 34’ 2ºT), Shin DY, Kim DY e Jang SG; Kang CR (Lee MN, 21’ 2ºT), Ji SY e Cho SH; Lee GM, Yeo MJ e Moon MR (Kang YM, 37’ 2ºT). Técnico: Du Kyeo Yoon.
Noruega – Hjelmseth; Moe Wold, Mjelde, Thorisdottir e Minde; Bøe Risa, Engen, Graham Hansen (Maanum, 9’ 2ºT) e Reiten; Utland (Saevik, intervalo) e Herlovsen (Thorsnes, 24’ 2ºT). Técnico: Martin Sjogren.
Gols – Graham Hansen (NOR, 4’ 1ºT), Herlovsen (NOR, 5’ 2ºT), Yeo MJ (KOR, 23’ 2ºT)
Arbitragem de campo – Marie-Soleil Beaudoin (CAN), auxiliada por Princess Brown (JAM) e por Stephanie-Dale Yee Sing (JAM), com Gladys Lengwe (ZAM) como quarta árbitra
Arbitragem de vídeo – Christopher Beath (AUS), auxiliado por Lucie Ratajova (TCH) e por Mohammed Abdulla Mohammed (EAU)
Cartões amarelos – Cho SH (KOR, 4’ 1ºT), Yeo MJ (KOR, 40’ 2ºT)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »