Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/10/2021 às 17h19min - Atualizada em 27/10/2021 às 16h34min

Estrada Real: uma viagem no tempo pelo caminho mais famoso dos anos de Brasil Colônia

Lívia Cecon - Editado por Matheus Da Fonseca
Reprodução Blog Leve na Viagem

Com cerca de 1600 quilômetros de extensão, a Estrada Real é um dos maiores circuitos turísticos do Brasil. Sua história teve início em meados do século XVII, ligando a região litorânea do Rio de Janeiro às regiões produtoras de ouro em Minas Gerais.

 

A história se inicia com a Estrada percorrendo a antiga capital de Minas, Ouro Preto, ao porto de Paraty,RJ . Com a necessidade da Coroa Portuguesa de escoar mais rapidamente os produtos da mineração aos portos do Rio para depois partirem para a Europa, foi criado o Caminho Novo, que ligava o Rio de Janeiro a Ouro Preto. Posteriormente, com a descoberta de pedras preciosas na região de Diamantina, a estrada foi estendida e ganhou um novo percurso, o Caminho dos Diamantes.  Esses caminhos eram percorridos por imigrantes paulistas, europeus, baianos, tropeiros do sul, escravos, índios, administradores reais, fiscais e milícias.  Posteriormente, com a descoberta de pedras preciosas na região de Diamantina, a estrada foi estendida e ganhou um novo percurso, o Caminho dos Diamantes.  

 


 





Com o fim do ciclo do ouro e a desvalorização do antigo trajeto, algumas modificações começaram a acontecer e outras inclusive caíram em esquecimento. Só em meados da década de 90 que foram surgindo iniciativas de resgatar e mapear o que restou desse caminho antigo, graças a uma iniciativa do Governo do estado de Minas Gerais e do Instituto  Estrada Real por meio do incentivo do turismo cultural, religioso e histórico. 


Fazem parte do circuito as cidades de Mariana, Catas Altas, Ouro Preto, Diamantina, Tiradentes, Santa Bárbara, Morro do Pilar, Conceição do Mato Dentro, Serro, Cocais, Carrancas, Conselheiro Lafaiete, São João Del rei, e muitas outras cidades que guardam ainda um pouco da história do Brasil. Ao todo são 177 cidades no entorno da Estrada Real, sendo 162 em Minas Gerais, 8 no Rio de Janeiro e 7 em São Paulo.




Viajar por ela  é perfeito para todos os gostos. Entre as curvas você encontra os famosos centros históricos das cidades de Tiradentes e Paraty, conhece as antigas minas de ouro de Ouro Preto como a Mina da Passagem e ainda explora trilhas e cachoeiras em Lavras Novas. Igrejas e Santuários também não faltam ao longo do passeio, como as de São João del Rei e Diamantina.

Outro ponto forte do roteiro é a gastronomia, isso porque algumas das cidades são sede de Festivais Gastronômicos super badalados, onde podem ser degustados desde queijos, pastéis e pratos tradicionais até refeições mais elaboradas, como a famosa truta de Passa Quatro (MG).

Motivos para embarcar nessa jornada não faltam. 



 

Referências:

 

FARIA, Caroline. “Estrada Real”. InfoEscola, 2021. Disponível em: < https://www.infoescola.com/brasil-colonia/estrada-real/ >. Acesso em 27/10/2021 

 

TERRA. “História da Estrada Real: origem e principais cidades do trajeto”. Terra notícias. Disponível em: < https://www.terra.com.br/noticias/historia-da-estrada-real-origem-e-principais-cidades-do-trajeto,f69db31e2416a6ff2c0726831b1d63ea6xlttb6k.html/ >. Acesso em 26/10/2021 

 

SANTOS, Márcio. “Estrada Real: a história do Brasil passa por aqui”. Tiradentes.Net. Disponível em: < https://www.tiradentes.net/estradareal.htm/ >. Acesso em 26/10/2021



 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »