Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/11/2021 às 15h28min - Atualizada em 03/11/2021 às 14h22min

Diversão e descanso em pleno mar envolto

Confira 5 ilhas brasileiras que merecem a sua visita.

Malu Figueiredo - Editada por Victória Silva
Fonte: site opsfuiviajar.com
O Brasil é um país repleto de belezas naturais. Isto inclui suas ilhas, que apesar de não estarem em terra firme, são exemplos da formosura que permeia as paisagens brasileiras e encanta diversos turistas, proporcionando uma viagem bastante proveitosa e relaxante. Confira, então, 5 ilhas brasileiras que vale a pena conhecer.

Ilha Grande

Com 193 km², sendo 30 km de comprimento e 14 km de largura, Ilha Grande oferece 113 praias dos mais variados tipos e gostos, sendo destaque entre estas a Enseada de Araçatiba, a mais importante em atividade turística; a praia de Saco do Céu, onde o mar possui a calmaria de um lago e, durante as noites, é possível ver a superfície da água refletindo as estrelas do céu, fenômeno que serviu de inspiração para o nome do local; e a Praia do Aventureiro, que há décadas conserva bastante suas características e onde é possível encontrar o famoso ‘coqueiro deitado’, bastante conhecido na região.

O local também conta com vários atrativos, como a Gruta do Acaiá, onde, em aproximadamente 8m abaixo do nível do mar, a luz solar se propaga na água, formando o fenômeno da fluorescência; a Cachoeira da Feiticeira, com queda d´água de aproximadamente 15m de altura; e a Lagoa Verde, um dos poucos locais do mundo habitado por corais esverdeados.

Ilha do Marajó

Quase do tamanho da Suíça, a Ilha do Marajó é banhada por água doce, mais especificamente, pelos rios Amazonas e Tocantins. A viagem começa por Belém, ponto de partida de barcos, catamarãs e balsas que vão de encontro à Soure, onde se localizam as melhores praias da ilha: Pesqueiro, Barra Velha e Joanes. No entanto, é válido ressaltar que o mar da região costuma ser habitado por arraias, não sendo apropriado para banho. Mas ainda assim, vale a pena tomar um sol e petiscar pelas areias de Marajó.

Além disso, há uma curiosidade que é conveniente ressaltar: a Ilha de Marajó tem búfalos como símbolo, aspecto que é reaproveitado em sua gastronomia, que faz uso da carne do animal para consumo, e em suas atrações, que promovem passeios montados no lombo do mamífero.

Ilha do Campeche

Este Caribe brasileiro é um verdadeiro paraíso na Terra. A Ilha do Campeche contêm belíssimas praias, formadas por areias branquinhas e finas e um mar sem ondas com coloração esmeralda. A Praia da Enseada é um bom exemplo: com suas águas cristalinas e peixinhos nadando próximo aos banhistas, o lugar se torna encantador.

Também é de grande proveito fazer uma trilha pela área, acompanhada por monitores da IPHAN/SC, como todas as outras. Elas podem ser feitas pela terra ou pela água, e são excelentes oportunidades para se conhecer mais a respeito da história e cultura do local.

Ilhabela

Este município-arquipélago é formado por um conjunto de 14 ilhas e ilhotes, sendo São Sebastião a maior entre elas e onde se encontra a sede administrativa do município. A beleza das praias, a formosura das cachoeiras, o encanto das montanhas e a presença de infraestrutura numa charmosa cidade pequena certamente auxiliam no fluxo turístico em Ilhabela, o destino do litoral norte de São Paulo mais procurado por viajantes.

Uma das praias a se destacar é a de Castelhanos, cuja claridade do mar facilita a visualização de golfinhos que comumente aparecem pela praia e fazem a alegria dos turistas. Também é importante salientar a Ilha das Cabras, muito propícia para mergulhadores devido à beleza possibilitada pela presença de corais, estrelas-do-mar e cavalos-marinhos nas águas que banham o espaço, e mais ainda: à 6m de profundidade, encontra-se a afundada Estátua de Netuno, arte plástica feita em homenagem ao rei dos mares.

Fernando de Noronha

Não se pode falar sobre ilhas brasileiras sem deixar de mencionar este ambiente formado por cenários paradisíacos! É aqui que se é possível mergulhar lado a lado de tartarugas marinhas e golfinhos e se encantar com um pôr do sol radiante nas praias de Cachorro, do Meio, ou do Mirante de Boldró.

É vantajoso para o turista, um passeio pelo Ilhatour, que leva os viajantes aos pontos mais importantes da ilha em um só dia, podendo ser feito de buggy ou de caminhonete. Por ser uma programação possivelmente mais cansativa, o ideal seria que fosse feita no primeiro dia de viagem, apenas para se ter uma visão geral do lugar.

As ilhas brasileiras, com certeza, são um ponto forte da beleza do país. Sem dúvidas, cada lugar abordado anteriormente merece muitas visitas, já que, inevitavelmente, favorecem aquele ‘gostinho de quero mais’ nas lembranças dos viajantes.

Referências:

10 ilhas do Brasil que você vai querer conhecer. Costa Cruzeiros, 2019. Disponível em:  https://www.costacruzeiros.com/costa-club/magazine/ilhas/ilhas-brasil.html. Acesso em: 2 de outubro de 2021.

Praias de Ilha Grande. Qual é a melhor? Ilha Grande. Disponível em: https://www.ilhagrande.com.br/praias/. Acesso em: 2 de outubro de 2021.

Ilhabela. Ilhabela. Disponível em: https://www.ilhabela.com.br/ilhabela/. Acesso em: 2 de outubro de 2021.

Ilha de Marajó. Férias Brasil. Disponível em: https://www.feriasbrasil.com.br/pa/ilhademarajo/. Acesso em: 2 de outubro de 2021.

O Caribe brasileiro é aqui: a Ilha do Campeche é um dos destinos mais lindos de Floripa! Quanto Custa Viajar, 2021. Disponível em: https://quantocustaviajar.com/blog/ilha-do-campeche-santa-catarina/. Acesso em: 2 de outubro de 2021.

Fernando de Noronha: hotel, passeios, taxa, teste de covid e mais. Viagem e turismo. Disponível em: https://viagemeturismo.abril.com.br/cidades/fernando-de-noronha-7/. Acesso em: 2 de outubro de 2021.

Panzerra, Camille. O que fazer em Fernando de Noronha: dicas para sua viagem ao paraíso! Melhores Destinos, 2021. Disponível em: https://www.melhoresdestinos.com.br/o-que-fazer-fernando-de-noronha.html. Acesso em: 2 de outubro de 2021.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »