Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/11/2021 às 17h32min - Atualizada em 15/11/2021 às 11h37min

20 anos de Harry Potter e a Pedra Filosofal | Relembre o sucesso do filme

A comemoração desta data está marcada com o retorno do longa aos cinemas em uma versão 3D, e também ganhou uma edição 'mágica' no HBO Max.

Dayane Cibelle - revisado por Jonathan Rosa
'Harry Potter e a Pedra Filosofal' completa duas décadas de sucesso e se tornou um dos maiores fenômenos da contemporaneidade. (Foto/Divulgação: Warner Bros. Pictures)

No dia 21 de novembro deste ano Harry Potter e a Pedra Filosofal, longa de estreia de uma das sagas mais bem sucedidas de todos os tempos, completou duas décadas desde de seu lançamento. O filme, que é uma adaptação do livro de J. K. Rowling, aborda não só a jordana do menino que sobreviveu ao temido “você-sabe-quem”, mas também leva o público para um mundo de aventuras, magia e descobertas com os seus amigos Hermione Granger (Emma Watson) e Rony Weasley (Rupert Grint). 

 

A obra fez parte da vida de incontáveis pessoas e até hoje o seu sucesso permanece. O fenômeno do primeiro filme foi tanto, que em 2002 atingiu a marca do segundo filme mais bem sucedido do mundo, com bilheteria de quase 1 bilhão de dólares, atrás apenas de Titanic, naquela época. 

 

O sucesso do livro que culminou na adaptação cinematográfica

 

O livro Harry Potter e a Pedra Filosofal foi publicado em 1997 sendo o volume de maior vendagem entre os 7 livros da série, com mais de 107 milhões de cópias comercializadas. E mesmo hoje, após 24 anos, ainda ocupa a 5ª posição de livro mais vendido da história, sendo traduzido em mais de 70 idiomas. 

 

Tamanho sucesso resultou na venda dos direitos de filmagem do livro para a Warner Bros. Pictures, com uma exigência que fez toda a diferença, J.K. Rowling fez questão de que o elenco principal da adaptação fosse composto por britânicos. Foi assim que Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint se lançaram ao mundo, tendo seus primeiros papéis nas telonas com um sucesso esplêndido. 

 

Para àquelas que assistiram e acompanharam a franquia desde início, é realmente mágico - sem o trocadilho da palavra - o mundo que a saga apresenta, que até hoje continua mágico e encantador para todas as idades. O primeiro filme introduz os fãs dentro de Hogwarts, com uma profundidade que faz o público se sentir presente em cada peripécia dos personagens. O carisma dessas figuras e a história à sua volta explica o êxito do longa.

 

A saga cinematográfica é a terceira franquia mais bem sucedida dos cinemas, somando uma bilheteria total de de 13.1 bilhão quando somados os 8 filmes lançados. A Pedra Filosofal, do diretor Chris Columbus, se manteve com a maior bilheteria da franquia desde seu lançamento, sendo superada apenas em 2010 com o lançamento de Relíquias da Morte: Parte 1 e novamente no ano seguinte com a Parte 2.

 

Comemorações de 20 Anos
 

Para comemorar as duas décadas do lançamento, o longa-metragem foi exibido nos cinemas pela primeira vez em formato 3D,  causando a alegria da fanbase. Este foi o anúncio feito pela Warner Bros. Pictures Brasil através das redes sociais.

Anuncio de exibição 3D de 'Harry Potter e a Pedra Filosofal'. (Reprodução: @Wbpictures_br - Twtter)


Já a plataforma de streaming HBO Max lançou uma edição especial da Pedra Filosofal, contendo várias curiosidades sobre as gravações do filme comentadas pelo próprio Chris Columbus. Além de brincadeiras com a audiência como quiz e muitas informações sobre magias, objetos mágicos e detalhes do filme.

Anuncio de versão especial do filme 'Harry Potter e a Pedra Filosofal'. (Reprodução: @HBOMaxBR - Twtter)


E tem mais novidade, o HBO Max anunciou também que irá lançar uma edição chamada Harry Potter 20 anos: de volta a Hogwarts com participação especial de Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint, entre outros atores do elenco. A edição será lançada dia 1º de janeiro de 2022 na plataforma de streaming.

Anuncio de 'Harry Potter 20 anos: de volta a Hogwart'. (Reprodução: @HBOMaxBR - Twtter)


Harry Potter e a Pedra Filosofal foi exibido nos cinemas de todo o Brasil em sessão única no dia 21 de novembro.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »