Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/11/2021 às 11h30min - Atualizada em 27/11/2021 às 09h03min

Expo Dubai 2020 promete mudanças nas viagens do futuro

Fique por dentro das inovações propostas pelos países participantes

Thalita Vizioli - Editada por Victória Silva
Fonte: Zeeleros
Uma cidade inteligente, onde o virtual se projeta no real, e a mobilidade de pessoas, bens e serviços acontece com o auxílio de carros voadores, de maneira eficaz e sustentável. Essa poderia ser facilmente a descrição de um cenário de filme de ficção científica, mas é o que propõem a Expo Dubai 2020 para um futuro próximo.

Com o tema “Conectando as Mentes e Criando um Futuro”, mais de 190 países distribuídos entre os distritos de Mobilidade, Oportunidade e Sustentabilidade, unem culturas e apresentam iniciativas de potenciais mudanças de mundo. Dentre elas, ideias promissoras que prometem acelerar as viagens.

Alif, Pavilhão que celebra a mobilidade, conta aos visitantes a história das inovações, que fizeram com que o homem que anteriormente viajava a pé, explorasse além dos limites da Terra, e hoje desenvolvesse um futuro sem fronteiras tecnológicas. O próprio prédio já apresenta inovações: o maior elevador de passageiros do mundo, capaz de transportar simultaneamente até 160 pessoas.
 
 

No Pavilhão do Brasil, a Embraer, empresa aeroespacial brasileira, exibe pequenas réplicas de aviões focados em viagens limpas, dentre elas o eVTOL Eve. Resultado de uma engenharia com visão de futuro que desejava lançar serviços para a mobilidade aérea urbana,  a aeronave conhecida como “carro voador”, é um veículo de decolagem e pouso vertical, 100% elétrico, silencioso e seguro, comportando além do piloto, quatro passageiros e bagagens, e seus voos podem alcançar até 1000 metros do solo. 



No pavilhão da Espanha, é possível sonhar com viagens intercontinentais em
 terra, tão rápidas quanto seriam de avião. O transporte com o Hyperloop seria feito em uma cápsula dentro de um túnel de baixa pressão atmosférica, capaz de atingir  até mil quilômetros por hora. A ideia dos criadores é  que o “trem bala” ligue toda a Europa ao Oriente Médio e à Ásia. Em uma cabine com levitações magnéticas e óculos 3D de realidade virtual, é possível que os visitantes simulem a viagem. 



O Pavilhão da China, o qual visa demonstrar a contribuição do país para o mundo em termos de ciência e  tecnologia, apresenta muitas inovações, dentre elas “Kun” o carro-conceito da SAIC Motor. O veículo íntegra bio-inteligência, energia fotossintética, assento de gravidade zero, interação de imagem holográfica e tecnologias avançadas de direção autônoma. 



A Emirates, principal companhia aérea dos Emirados Árabes, em seu pavilhão fornece uma vasta experiência da aviação comercial daqui a 50 anos. Durante uma experiência imersiva de bordo, os visitantes são convidados a explorar layouts dinâmicos de assentos, interfaces inteligentes e fuselagens sem janelas – as quais devem ser substituídas por projeções virtuais que filmam o exterior —.  Essa última alteração implicaria na redução do peso da aeronave, contribuindo para a economia de combustível. 



Diversas são as tecnologias e inovações a serem exploradas na Expo Dubai 2020, assim, o evento acontece até o dia 31 de março de 2022 e você ainda pode conhecê-las virtualmente

Referências

ENTENDENDO a Expo. Expo 2020 Dubai UAE. Disponível em: <
https://www.thedubai2020.com/uae-expo-2020/>  .Acesso em: 20 de nov. de 2021.

MÁRCIO, Gomes. Expo Dubai mostra inovações para encurtar viagens no futuro. CNN Brasil. 02 de out. de 2021. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/expo-dubai-mostra-inovacoes-para-encurtar-viagens-no-futuro/> . Acesso em: 20 de nov. 2021.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »