Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/11/2021 às 18h29min - Atualizada em 28/11/2021 às 23h28min

Podcasts | Diferentes formatos ganham ouvintes nos streamings

Confira alguns podcasts que te informarão sobre diversos temas enquanto você realiza outras atividades.

Paulo Victor Alves dos Reis - Revisado por Isabelle Marinho
Ilustração de cenário de um podcast (Foto: Reprodução/ Pexels por Tommy Lopes)
O podcast permite com que seus ouvintes o acessem e realizem outras tarefas ao mesmo tempo, como atividades físicas, estudos, trabalho, trânsito, em uma viagem, tarefas domésticas, entre diversas de outras coisas. Sendo prático e acessível, oferece um conteúdo de qualidade para diferentes áreas.

Possui o formato de programas de rádio, entretanto, com um conteúdo sob demanda e podendo ser ouvido no momento em que o ouvinte quiser. Assim, apresenta uma potência de comunicação, que pode levar informação, educação, entretenimento, entrevistas e debates, não existindo barreiras para a criatividade.

Segundo o estudo realizado pela Globo com parceria do Ibope, cerca de 57% dos brasileiros começaram a ouvir podcasts durante o isolamento social. A pesquisa ouviu mais de mil entrevistados com o objetivo de traçar um mapeamento dos motivos que potencializam o consumo dos podcasts.  

O levantamento aponta que 48% ouvem enquanto realizam atividades domésticas, 38% durante a navegação na internet, 25% antes de dormir, 24% colocam os fones durante o trabalho ou estudo e 20% enquanto praticam atividades físicas.

A estudante de jornalismo, Ellen Reginato, relata que:

 
“O primeiro podcast que eu ouvi na vida foi de três rapazes brasileiros que moram nos Estados Unidos. Eles se reuniram e criaram o podcast deles para contar suas experiências e inspirar aqueles que queriam ir morar fora e tem esse sonho, mas não sabem como realizar. Foi em 2020”.  
A estudante ressalta que a dinâmica de ouvir um bate-bapo sobre um assunto específico faz com que refletimos mais e nos mantêm dispostos para  aprender. Além de que quando praticamos nosso ouvir, nos tornamos mais solidários no “mundo real”, fora dos celulares, pois damos mais atenção ao que nosso próximo está dizendo.

Com o propósito de abordar podcasts para diferentes temas e formatos, separei uma lista que fará com que você corra para seu streaming de áudio e coloque seus fones para ouvi-los, confira a lista na íntegra:  

 
Participação João Amoedo. (Reprodução: YouTube/Flow)
 
Flow Podcast: A apresentação é do carioca Igor Coelho, de 36 anos, e do paulista Bruno Aiub, de 31 anos, conhecido popularmente como Monark. O podcast acontece de segunda-feira à sexta-feira, normalmente às 20h. O formato é de um bate-papo ou uma conversa de bar despretensiosa e conta com participações de influenciadores, celebridades e possíveis candidatos à presidência da República, políticos e ideólogos.  
 
Participação Emerson Sheik. (Reprodução: YouTube/Podpah)
 
Podpah: Com apresentação dos youtubers Mítico e Igão, o podcast tem o formato de uma conversa descontraída, como uma conversa entre amigos. Entre um drink e outro, a conversa flui, permitindo momentos descontraídos dos entrevistados. O programa recebe cantores, influenciadores, jogadores e também contou com a participação do ex presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva recentemente.
 
Episódio 50 com a participação de Susana Torres. (Reprodução: Spotify/ Jota Jota podcast)
 
Jota Jota Podcast: Apresentado pelo autor best-seller e Mestre em Ciências do Esporte pela USP, Joel Jota, promove conversas sobre diversos assuntos relacionados à auto e alta performance usando de cenário as situações do dia a dia.

Episódio 89, Moro, centrão e terceira via. (Reprodução: Spotify/Papo de Política)
 
Papo de Política: Uma conversa sobre os destaques da semana, bastidores do poder e o que vem por aí na política e na economia. Toda quinta, as jornalistas da Globo Natuza Nery, Maria Júlia Coutinho, Julia Duailibi e Andréia Sadi trazem análises e informações exclusivas para esse papo.
 
O Surgimento da Variante ômicron. (Reprodução: Spotify/ Café da Manhã)
 
Café da Manhã:  Com a proposta de levar análises e notícias durante o café da manhã, é uma parceria entre a Folha de São Paulo e Spotify. De segunda-feira à sexta-feira os jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian abordam sobre assuntos do Brasil e ao redor do mundo de uma forma descontraída.

Mamilos, como promover diversidade racial nas empresas. (Reprodução: Spotify/ Mamilos)

Mamilos: Apresentado pelas publicitárias Juliana Wallauer e Cris Bartis e produzido pela B9, o podcast semanal busca nas redes sociais os temas mais debatidos (polêmicos) e traz para mesa um aprofundamento do assunto com empatia, respeito, bom humor e tolerância. Apresentam os diversos argumentos e visões para que os ouvintes formem opinião com mais embasamento.
 
Mano a Mano com a participação de Djamila Ribeiro (Reprodução: Spotify/ Mano a Mano)

Mano a Mano: Apresentado pelo rapper Mano Brown, vem para ampliar uma visão e o debate trazendo diversidade de ideias e pensamentos com profundidade e respeito. Todas às quintas-feiras, o rapper recebe convidados controversos, amados e odiados para um debate de ideias. O podcast já contou a participação do Drº Drauzio Varela, Djamila Ribeiro, Djonga, Lula, Karol Conká e Leci Brandão.

A loucura nossa de cada dia, por que enlouquecemos no Natal? (Reprodução: Spotify/A loucura nossa de cada dia)
 
A loucura nossa de cada dia: Apresentado pelo psicanalista Guilherme Facci, aborda as nossas loucuras diárias e angústias da vida sobre uma visão psicanalítica. Os temas variam entre amor, sabotagem, neurose de domingo, bipolaridade, e muitos outros.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »