Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/12/2021 às 14h55min - Atualizada em 09/12/2021 às 14h30min

Visitando os presépios: Uma tradição milenar

Taise Magalhães - Editado por Matheus Da Fonseca
Vilson Vilas Boas

O nascimento de Jesus é uma data comemorada na maior parte do mundo, e para lembrar desta data foi instaurado o natal como um dia de comemoração com a família o que nos leva a pensar na família de Jesus, uma família humilde que no dia do seu nascimento não teve regalias, foi lhe oferecido a estribaria e um coxo que servira de berço para Aquele que na tradição cristã seria “O Salvador da humanidade”. Ao passar dos anos para lembrar da simplicidade em que nascera O Cristo, São Francisco de Assis que desejava prestar culto ao menino Jesus fez a primeira montagem de um presépio, ali foi o início de uma tradição que até os dias de hoje em muitas casas e em muitas cidades também se realizam a reconstrução daquele momento. 
 

Os presépios são a representação do nascimento de Jesus e a visita dos três reis magos, é algo da tradição de cristãos católicos que desejam relembrar o motivo de comemorar essa data tão importante. 
 

Atualmente os presépios continuam presentes e cada vez tomando proporções maiores, cidades como: Santa Maria (MG), Guanambi (BA), Buenos Aireis (AR). São exemplos de lugares que realizam uma estrutura para receber turistas de lugares diversos. Aqui não podemos esquecer das lapinhas que são também presentes em algumas casas, normalmente se usa materiais recicláveis para se fazer a gruta. 
 

Em Guanambi (BA), a prefeitura da cidade realiza a tradicional e festiva comemoração do natal com enfeites na Praça Henrique Pereira Donato conhecido popularmente como Praça do Feijão, e o presépio fica debaixo da sombra dos pés de algarobas árvore nativa da região, conta com tamanhos reais das imagens. Durante o período festivo a praça fica muito movimentada e é possível visitar o local sem gastar absolutamente nada. Muitas pessoas no dia da inauguração vão até o local para a visitação e a benção do padre sobre a estrutura também. 
 

 Já em Buenos Aireis (AR), existe um parque temático religioso, o único no mundo. Chamado de Terra Santa, o local é uma maquete de tamanho gigante da cidade de Jerusalém, conta com vários atrativos incluindo o presépio que busca levar o turista a conhecer um pouco da época e a cultura daquele tempo. É possível encontrar atores vestidos com roupa da epóca,   
 

Outro lugar que se tornou um grande atrativo é a cidade de Santa Maria (MG), a um circuito que presépios pela cidade que turistas podem visitar e conhecer mais sobre a tradição e também observar técnicas diferentes para cada construção dos projetos. Normalmente as famílias se reúnem cerca de cinco meses antes para começar os planejamentos, usasse materiais diversos e todos colocam a “mão na massa” para que esteja tudo pronto durante as visitações.  
 

Normalmente as prefeituras das cidades enfeitam a cidade para o natal, mas somente em algumas é utilizado os presépios. As luzes, as árvores de natal, os ônibus enfeitados tudo para que essa data seja de celebração e de harmonia. Que o espirito natalino e as tradições de presépios e lapinhas possam alcançar cada vez mais outras cidades e mais pessoas. 

Referências:

 

Jornal Nacional. “Cidades de Minas Gerais criam circuito de visita a mais de 300 presépios”.Dezembro,2019. Disponível em:https://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/ult10082u668373.shtml . Acesso em:09/12/2021 

MARTINS,Joana.Agencia sertão.”Presépio Natalino de Guanambi começa a ser instalado na Praça do Feijão” outubro,2021.Disponível em: https://agenciasertao.com/2021/10/04/presepio-natalino-de-guanambi-comeca-a-ser-instalado-na-praca-do-feijao/. Acesso em:09/12/2021 

Buenos Aireis ciudad. “Terra Santa”.Disponível em: https://turismo.buenosaires.gob.ar/br/otros-establecimientos/terra-santa. Acesso em:09/12/2021 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »