Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/12/2021 às 21h01min - Atualizada em 20/12/2021 às 19h44min

Malefícios causados pelo patriarcado em pleno Séc. XXI

"Cultura", que apesar de antiga, ainda exerce forte influência em tempos atuais: patriarcado

Alessandra Barbosa - editado por Larissa Nunes
Desigualdade entre os gêneros. / Arte: VidaBrasilTexas
A cultura do patriarcado muito vezes está disfarçada de “respeito”, uma forma falsa de pontuar o que seria respeito e usada para impor medo e obediência. Mas o que é o patriarcado? Em resumo pode-se dizer que é um sistema social que permite que o homem que tenha algumas características especificas, como ser branco, cisgênero e hétero possa predominar funções de liderança, autoridade e ter privilégios perante outros.

Essa prática, muitas vezes abusiva, atinge diretamente a mulher e coloca a figura feminina como ser inferior, e usam dessa “inferioridade” para taxar a mulher de sexo frágil, não capaz de realizar certas tarefas e destinada a ser dona de casa, cuidar dos filhos e agir com obediência perante o marido. “A violência de gênero é expressão do patriarcado e do machismo, visto que os valores culturais estão associados as desigualdades e a violência, sendo instaurada como algo ‘natural’ das diferenças, e demanda tal prática com estereótipos e códigos de conduta entre homens e mulheres”, afirma a advogada Izabele Balbinotti em artigo à uma publicação da Esmesc.

Figura silenciando a voz da mulher. / Arte: Politize

Entender a noção de patriarcado é essencial para se compreender, a opressão sentida pelas mulheres historicamente. Embora seu uso possua diversos campos, é comum a todos o entendimento de que o patriarcado é uma instituição social dominada por homens que mantem as mulheres à margem da sociedade e submissas ao poder masculino em diversas esferas, sejam elas políticas, sociais e/ou econômicas.

Para se analisar como o modelo de patriarcado age, foi definido duas categorias: Patriarcado privado e patriarcado público. No âmbito privado, o sistema se manifesta excluindo as mulheres da esfera pública e relegando sua existência e participação ao lar, onde são controladas diretamente pela figura do pai, avô, marido etc.

Já no patriarcado público, embora as mulheres tenham acesso à esfera pública e participem da sociedade de outras formas além dos muros de suas casas, elas continuam subordinadas aos homens nos ambientes em que circulam (trabalho, igreja...), e por se tratar de lugares públicos, mesmo não sendo, as mulheres são colocadas como minorias em posições de poder, possuem menos benefícios, são vítimas de violências (principalmente psicológicas) e requisitadas a cumprir certos papéis somente pelo fato de serem mulheres.

Representação das mulheres no meio dominado pelo patriarcado. / Arte: Rádio PAX


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »