Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/03/2022 às 14h40min - Atualizada em 02/03/2022 às 14h30min

Relacionamento abusivo é tema de música de artista independente

Irion Martins levanta debates através das músicas

Por Ynara Mattos - Annaly Lima
Foto: Divulgação / Site - Todas Fridas

Ciúmes excessivos, com a justificativa de amar demais; controle, com desculpas ‘é para o seu bem’; invasão de privacidade, por mais que sejam parte de um casal; afastamento de outras pessoas, com as justificativas de ‘fulano é má influência’ ou ‘não gosto de tal pessoa’; chantagens, com objetivo de manipulação; destruição da autoestima, geralmente começam com críticas construtivas e se tornam cada vez mais comuns e pesadas; invalidação de sentimentos, são apenas alguns dos sinais de relacionamentos abusivos. Quando o relacionamento abusivo já está em estágio mais progressivo, iniciam-se as ameaças e, para a violência física, é questão de tempo. 

 

Leia mais:

Como os relacionamentos abusivos são romantizados pelos produtos midiáticos da cultura pop

Relacionamentos Abusivos | Realidade retratada na ficção 

 

Nos últimos anos houve um aumento significativo nos casos de violência contra a mulher. Principalmente durante a pandemia, a recomendação de ficar em casa influenciou para o crescimento desses casos, pois as vítimas eram obrigadas a passar mais tempo com seus agressores. De acordo com um estudo publicado no periódico científico The Lancet, uma em cada quatro mulheres sofreu violência doméstica ao longo da vida. As novas estimativas, que consideram dados até 2018, antes da pandemia de Covid-19, indicam que 27% das mulheres de 15 a 49 anos, que já tiveram um relacionamento, sofreram violência física ou sexual de um parceiro íntimo durante a vida.

 

Relacionamento abusivo é algo muito presente na sociedade atual. Geralmente essa violência se inicia em casa, com pequenas atitudes do parceiro como, por exemplo, uma crítica à roupa da mulher, um desrespeito, um pronunciamento de uma palavra agressiva. Vale lembrar que frases como: você é louca, exagerada, feia, ridícula, você é minha, também são consideradas violência e despertam sentimento de medo e incapacidade. Essas atitudes fazem com que a mulher acabe se colocando em uma posição de inferioridade e vulnerabilidade disfarçada de submissão, afetando seu psicológico e gerando sentimentos de culpa por toda essa situação. Sem perceber, aquelas atitudes que soam como “cuidado” acabam se tornando um trauma e podem acarretar problemas psicológicos. 

 

Foi pensando nessa temática que Irion Martins, estudante de jornalismo, poeta, cantor e artista independente compôs, em 2019, ‘florescer só depende de você’. Com o intuito de dar voz a essas mulheres que não conseguem ser ouvidas. Escrita no período anterior a pandemia do covid 19, o estudante não fazia ideia de que a letra se encaixaria tão bem e faria com que muitas mulheres se identificassem com a canção, mesmo que em um momento tão delicado para o país. Logo na primeira estrofe da música já é possível identificar sinais de um relacionamento abusivo: “Ele te chama de louca, critica sua roupa e você acredita e ainda acha que isso tudo é vida. Não larga tudo porque não confia mais em si e sua família diz pra persistir”. É possível enxergar uma mulher totalmente frágil e vulnerável, com medo e sentimentos de insegurança gerados pelo seu parceiro de relação. 

 

“Ele te priva de tudo, mas vive no mundo. Acha que pode tudo e você não toma uma atitude, porque acha que a maior fraqueza é desistir e vai ficar sozinha, infeliz”. Muitos julgamentos são levantados em críticas as mulheres, dizendo que se estão nessa situação é porque se permitiram entrar, em outras palavras, as mulheres são culpadas pelas situações que estão vivendo. Mas, Irion demonstra através da música totalmente o contrário, que se as mulheres ainda não tomaram a atitude de deixar o relacionamento é por fraqueza, insegurança e medo de ficar sozinha e infeliz, mas não conseguem perceber que já estão vivendo uma falsa felicidade. 

 

Ao longo da música é possível enxergar o poeta que há por trás do cantor. Irion usa suas palavras, poesia e música para mandar uma mensagem para essas mulheres: “Não tem motivo pra continuar com quem só te diminui. Melhor ter paciência pra encontrar em você mesmo uma luz. Você é mais que a aprovação de um cara” o cantor continua: “Não diminui pra caber, para de retroceder. Ele é quem tem que crescer”.

 

O artista encerra a última estrofe dizendo: “Seja mais pra você, uma sementinha que brotou na vida, e florescer só depende de você”

 

 

Irion confessa que no início teve um pouco de receio de como as pessoas reagiriam pois, se trata de um homem cantando, “geralmente os agressores são homens, então fico sempre com medo de como as pessoas vão enxergar isso”.

 

A música “florescer só depende de você”, foi uma das primeiras composições do cantor que teve a cantora Marília Mendonça como inspiração para iniciar sua jornada.
 

“Às vezes esqueço que "florescer só depende de você" está na internet, porque nunca gravei ela com qualidade melhor, mas foi a minha primeira de todas as músicas. Escrevi pensando em Marília Mendonça cantando, porque de certa forma foi ela quem me ensinou a compor. Não sabia nunca o que botar no papel e achava tudo sempre tão raso. Contudo, quando ouvia algumas de suas músicas, sempre sentia um tom de coisa genuína, e tentei me conectar com a vida da mesma forma que ela. É bem curiosa essa influência, porque sertanejo não é o gênero que  mais escuto e canto. Porém, aprendi a incorporá-la para reafirmar que ouço sempre de tudo e não quero nunca que minhas referências se restrinjam a uma bolha”


Redes sociais do cantor:

Instagram: https://www.instagram.com/irionmartins/

Twitter: https://twitter.com/lRI0N

Youtube: https://www.youtube.com/c/IrionMartinsCreator


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »