Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/01/2022 às 21h10min - Atualizada em 20/01/2022 às 20h53min

Intercâmbio voluntário: o que é? Como fazer?

Como realizar esse tipo de intercâmbio, quais os benefícios e possibilidades para quem apostar no voluntariado.

Larissa Pessoa - Editada por Victória Silva
Fonte: Eurodicas/ Reprodução: Google
Diante da crise no país, dificuldades de emprego, e de crescimento pessoal, os intercâmbios tem sido cada vez mais procurados por brasileiros que buscam agregar, conhecimento e novas experiencias para sua vida. Existem muitas formas de se aventurar por esse caminho, gratuitas, pagas, das mais baratas as mais caras, cada uma com sua exigência, seja de idade mínima, língua estrangeira, qualificação acadêmica ou profissional, seja o próprio investimento financeiro.

Uma dessas opções é o voluntariado que agrega um serviço seu ao país com a experiência de viver nele por determinado período, nessa modalidade o investimento é mais baixo e o retorno fica principalmente para a experiência.

Funciona assim, a moeda de troca principal é o seu trabalho em troca você recebe acomodação e em alguns casos alimentação, isso vai depender da sua comunicação com os anfitriões. Essa é uma modalidade de intercâmbio com custo baixíssimo e se não for por agência pode ser quase gratuito.

Como Fazer?

Existem algumas formas de realizar trabalhos em diversos lugares do mundo, você pode dar aulas de inglês, cuidar de animais, trabalhar com ONG's ambientais, ou até estagiar na sua área de atuação, isso vai depender muito de como você planeja.

Algumas ONGs, agências e sites fazem essa “ponte” entre o voluntário e o local de trabalho. Acompanhe algumas dicas:

Para quem procura agências existe uma infinidade de opções, nelas você pode encontrar pacotes com passagens inclusas e amparo quanto a comunicação entre as instituições e você. Aqui você pode conhecer pelo menos três dessas agencias que são algumas das mais procuradas:

AIESEC: Famosa pelo programa de voluntario global que oferece intercâmbios voluntários de baixo custo, inclusive destinados a algumas áreas profissionais.

CI Intercâmbio: A agência que oferece também outras modalidades de intercâmbio, tem o voluntariado mais voltado para ações ambientais e humanitárias.

Exchangedobem: Essa agência conta com mais de cinquenta opções de projetos e ainda destina parte do seu lucro para educação brasileira.

Algumas ONGs também oferecem oportunidades de auxiliar em necessidades presentes em diversos países, como é o caso da ONU e da WWF que são bastante conhecidas.

Nós já vimos um pouco sobre o voluntariado em agência e em algumas ONGs, mas existe uma maneira ainda mais acessível de realizar esse tipo de intercâmbio? Pois bem, alguns sites oferecem vagas de trabalhos não necessariamente ligados a projetos humanitários, nem ecológicos (embora também exista essa opção) mas oferecem uma ponte direta entre o voluntario e diversos lugares ao redor do mundo, sejam eles hostels, fazendas ou albergues, nesses espaços o intercambista pode negociar sua estadia no país e trocar o trabalho por hospedagem, no caso de quem opta por essa forma de vivenciar essa experiência, só paga mesmo a passagem, e dependendo do acordo a alimentação e claro, dependendo do país é necessário um visto.

Segue alguns dos principais sites que proporcionam esse tipo de voluntariado:

Worldpackers: Considerado um dos melhores sites, além de tudo é brasileiro.

Helpx: Apesar de não ter a quantidade de variedades do anterior, ainda possui muitas opções de trabalho.

WWOOF: O diferencial desse site é que a maioria de suas vagas são em fazendas orgânicas e pequenas propriedades.

Volunteer Latin America : Essa opção é focada especialmente na América Latina e Central, a inscrição no site é por assinatura, mas os quatro tipos de opções valem por até dois anos.

Diante de tantas opções de intercambio voluntário, a pergunta que fica é, o que pode fazer alguém optar por essa modalidade, acompanhe então alguns motivos:

- O valor

De maneira geral o voluntariado é uma das modalidades menos exigentes, tanto no que se refere a competências no currículo, quanto no que se refere ao valor. Diria que esse tipo de intercâmbio só perde para o Aupair, ou dependendo do caso pode sair mais barato.
 
- A experiência

Não é sobre só trabalhar em outro país, mas se conectar com pessoas de diferentes culturas, conhecer novos cenários e agregar vivências a sua bagagem de vida.
 
- A carreira

Sendo da sua área ou não o trabalho exercido agrega ao seu currículo, seja aperfeiçoando habilidades que você já tem ou adquirindo novas.
 
- A língua

A imersão é uma ótima forma de se familiarizar com a língua que você deseja aprender, e é bem mais divertido do que alguns cursos. E pra quem quer aprender inglês deixo aqui essa última dica:

Alguns países como Estados Unidos e Irlanda oferecem cursos de inglês gratuitos, instituições, como Universidades e Igrejas oferecem os chamados ESL e/ou ESOL que são cursos de inglês para estrangeiros, para se matricular basta estar no país, no caso dos EUA pode ser feito inclusive com o visto de turista, uma boa alternativa para quem se voluntaria em cidades onde existem esse tipo de oportunidade.

O voluntariado é uma oportunidade e tanto pra você que está procurando incrementar seu currículo e enxergar perspectivas diferentes em meio a crise que estamos vivendo, agora é só se preparar, aprontar as malas e se aventurar ao redor do mundo, sair da zona de conforto e descobrir as oportunidades que a vida pode oferecer.

Referências:

MARCOS. 5 modelos de intercâmbio voluntário: saiba como, onde e por que fazer. estudarfora.org.br. 2021.  Disponível em < https://www.estudarfora.org.br/intercambio-voluntario-volunturismo/> . Acesso em: 20/01/2022
 
Como Funciona e como Fazer Intercâmbio Voluntário em 7 passos. exchangedobem.com. 2021. Disponível em <https://exchangedobem.com/como-fazer-intercambio-voluntario/#:~:text=Interc%C3%A2mbio%20volunt%C3%A1rio%20%C3%A9%20uma%20viagem,al%C3%A9m%20de%20ajudar%20um%20projeto.> . Acesso em: 20/01/2022
 
ADRIANA. Viaje de graça: Trabalho oluntário no exterior em troca de acomodação. emalgumlugardomundo.com.br. 2021 < https://emalgumlugardomundo.com.br/trabalho-voluntario-no-exterior/ > . Acesso em: 20/01/2022
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »