Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/01/2022 às 23h29min - Atualizada em 21/01/2022 às 23h01min

Um passeio pela imaginação

Conheça lugares reais que inspiraram grandes pintores

Malu Figueiredo - Editada por Victória Silva
Fonte: Histórias da Arte

Quem nunca olhou aquele quadro de na casa da avó de um lugar bem bonito e pensou: “ah, se eu morasse aí...”? Pois bem, aqui vai uma novidade: é possível visitar alguns destes lugares incríveis! Conheça locais magníficos que inspiraram diversos pintores renomados em suas obras, e fazem o viajante se sentir dentro de uma verdadeira pintura!







Giverny, França

Local onde se encontrava a casa do pintor impressionista Claude Monet, Giverny é um vilarejo localizado na França. O lugar é bastante aconchegante e bastante florido. Não é a toa que inspirou a série “Nenúfares”, coleção de obras do artista.


Por lá, é possível realizar um passeio guiado pela casa de Monet, em que o guia conta detalhes sobre a vida do artista e suas obras. Na casa, monitores estão disponíveis para esclarecer dúvidas do viajante.

Também não se pode deixar de citar Vernon, ponto de embarque até a vila. Esta cidade também inspirou Monet, que retratou o local em sua obra “Vista da Igreja em Vernon”.

Auvers-sur-Oise, França


Este vilarejo calmo e com lindos jardins inspirou o grande Van-Gogh em seus últimos dias. Nos asfaltos da cidade, alguns símbolos com o nome “Vincent” indicam os lugares que fizeram história na vida do pintor.

Por lá, encontra-se o Quarto de Van-Gogh, onde o artista morreu. No vilarejo, também está localizado o Museu do Absinto e a tumba do pintor.

Auvers foi fonte de inspiração para Van-Gogh nas obras “Campo de trigo com corvos” e “A igreja de Auvers”. No primeiro, ele retratou os campos do vilarejo; no segundo, uma pequena igreja local.

A Casa de Willy Lott, Inglaterra


Esta casa aparece em várias pinturas de John Constable, especialmente na obra “A Carroça de Feno”. A residência pertencia a um senhor chamado Willy Lott, e está localizada no Condado de Suffolk.


O local pertence a aldeia de Flatford, um espaço rural onde é possível realizar uma trilha seguindo os passos de Constable. O lugar conta com um parque de estacionamento, casas de banho, salão de chá e várias lojinhas.

Assim como na obra, o lugar transmite uma calmaria sensacional para os amantes de uma vida campestre.

Veneza, Itália

Mais um lugar que inspirou Claude Monet! A cidade de Veneza é rica de atrações, e uma delas é um canal que dá acesso á igreja de Salute, retratada na série de obras “O Grande Canal”. Ambos os quadros capturavam o mesmo local, porém sob o efeito de diferentes luzes.


A Igreja de Salute foi construída no ano de 1631, como forma de celebração do fim da peste. O local possui uma planta octagonal e pequenas capelas compondo seus lados. Em seu interior, é possível apreciar pinturas de Tiziano e Tintoretto.

Maison Fournaise – Chatou, França

Na obra “Almoço da Festa de Barco”, amigos do pintor Auguste Renoir são retratados em uma confraternização no restaurante francês Maison Fournaise.


O ambiente é bastante aconchegante e agradável, e proporciona uma vista incrível enquanto o turista se delicia com a comida.

Referências

Harada, Ana Carolina. 13 pinturas famosas que foram inspiradas em lugares reais. Casa Abril, 2020. Disponível em: https://casa.abril.com.br/arte/13-pinturas-famosas-que-foram-inspiradas-em-lugares-reais/. Acesso em: 19 de janeiro de 2021.

Boshdemont, Anna. 8 lugares fascinantes que inspiraram pinturas famosas. Musement, 2019. Disponível em: https://blog.musement.com/pt/8-lugares-fascinantes-que-inspiraram-pinturas-famosas/. Acesso em: 19 de janeiro de 2021.

Cassemiro, Lila. 5 coisas para saber antes de visitar Giverny, na França. Fui ser viajante, 2021. Disponível em: https://www.fuiserviajante.com/franca/dicas-giverny/ 

Monteiro, Max Petterson. A cidade onde Van-Gogh morreu – Auvers-sur-Noise. Youtube, 2019. Disponível em: https://youtu.be/aMrt1Jn_GIc. Acesso em: 19 de janeiro de 2021.

Flatford. National Trust. Disponível em: https://www.nationaltrust.org.uk/flatford 

Santa Maria della Salute. Tudo sobre Veneza. Disponível em: https://www.tudosobreveneza.com/santa-maria-della-salute. Acesso em: 19 de janeiro de 2021.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »