Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/02/2022 às 10h56min - Atualizada em 03/02/2022 às 09h55min

Uma viagem rumo ao desconhecido

Conheça alguns monumentos de origem indefinida

Malu Figueiredo - Editada por Victória Silva
Fonte: Escola Educação

Conhecer a história de um determinado local é a proposta feita em muitos passeios guiados por variadas cidades. No entanto, existem alguns lugares cuja origem ainda não foi totalmente descoberta. Estas regiões, geralmente, são alvo de muitas teorias acerca de seu surgimento (algumas, bem bizarras). Com isto, conheça alguns monumentos de origem desconhecida.






Stonehenge, Ingleterra

Muitos estudos e especulações cercam este monumento histórico. Diversos produtores cinematográficos aproveitaram o mistério por trás do Stonehenge para o enredo de seus filmes e séries. A famosa série Outlander é um exemplo de conteúdo midiático com inspiração neste assunto.


Formado por pedras sarsens no círculo externo e pedras azuis no círculo interno, acredita-se que o Stonehenge possa ter sido construído por sacerdotes celtas, conhecidos como druidas, para a utilização do local em cerimônias rituais. No entanto, há evidências de que as pedras sarsen já estavam localizadas por lá muito antes dos druidas, por volta de 3.000 a.c. Levando em conta a tecnologia da época, o tamanho das pedras e a precisão com a qual elas foram dispostas, não se sabe como o povo neolítico as colocaram ali.

 

Os Guerreiros de Terracota, China

Na China, há estátuas de terracota de guerreiros posicionados de forma bem organizada. Acredita-se, pela individualidade das feições, que eles eram subordinados reais do imperador Qin Shi Huang, e foram feitos para protegê-lo após sua morte, porém nada é confirmado.

 

Há estimativas de que mais de oito mil estátuas de guerreiros teriam sido espalhadas, e de que foram preciso mais de 700 mil artesãos para trabalharem durante 40 anos para construirem o exército.

 

As estátuas estão localizadas na cidade de Xi`na, na província de Shaanxi. 

 

A Grande Esfinge de Gizé, Egito

Assim como muitas outras construções egípcias, a Esfinge de Gizé é um monumento muito avançado para a época, intrigando muitos historiadores. Com cerca de 73 metros de comprimento, estima-se que a Grande Esfinge tenha sido construída há mais de 4.500 anos.

 

Outro mistério que permeia a esfinge, é a ausência do nariz. Alguns teorizam que ele foi arrancado durante uma das invasões napoleônicas; outros, que a perda se deu devido a erosão, ou por alguns povos inimigos.

 

Baalbek, Líbano

No Líbano, há ruínas espetaculares de um templo dedicado ao deus Baal, e é a maior estrutura romana conhecida pelos atuais pesquisadores. O mistério do monumento está contido na análise dos materiais utilizados na construção: tudo indica que ela foi feita numa data muito superior às outras construções romanas.

 

Algumas pedras que compõem a construção pesam mais de 100 toneladas, fazendo os historiadores se perguntarem qual foi a civilização que as transportou até o local. Há quem acredite que os romanos tiveram uma “ajudinha” alienígena.

Referências


Significados. O que é o Stonehenge. Disponível em: <https://www.significados.com.br/stonehenge/>  Acesso em: 2 de fevereiro de 2022.

 

Guerreiros de Terracota. Visto Chinês. Disponível em: https://www.vistochines.com.br/artigos/guerreiros-de-terracota/ Acesso em: 2 de fevereiro de 2022. 

 

Esfinge de Gizé. Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/esfinge-de-gize/ Acesso em: 2 de fevereiro de 2022.


Maakaroun, Betha. Ruínas da Acrópole de Baalbek contrastam com a paisagem da região. Correio Braziliense, 2017. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/turismo/2017/03/03/interna_turismo,577380/ruinas-da-acropole-de-baalbek-contrastam-com-a-paisagem-da-regiao.shtml Acesso em: 2 de fevereiro de 2022.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »